O que acontece ao formatar um HD?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O que a formatação de um disco rígido faz? Quando uma unidade é formatada, o passado é apagado. Todos os dados são removidos, e é criado espaço para novos dados e sistemas de arquivos. Existem vários motivos diferentes para formatar um disco. 

Você pode estar preocupado com a sua segurança, precisa instalar um novo sistema de arquivos ou deseja resolver alguns problemas com o seu computador. O sistema de arquivos mais popular é o NTFS para Windows é o NTFS. Para Linux temos o EXT e para Mac, APFS e HFS+.

No Windows, a formatação de uma partição geralmente é feita na ferramenta Gerenciamento de Disco. Você também pode formatar uma unidade usando o comando “format” através do Prompt de Comando, ou através de ferramentas de terceiros como Paragon Hard Disk Manager, Acronis Disk DirectorManager ou Easeus Partition Master.

Uma partição geralmente abrange a capacidade total do HD, ou seja um HD de 1 TB terá uma única partição de 1TB. É por isso que costumamos dizer “formatar uma unidade” quando, na realidade, você está formatando uma partição na unidade. E uma unidade pode ter uma ou mais partições configuradas, caso você ache mais conveniente.

A formatação geralmente não pode ser feita por acidente, então você não deve se preocupar em excluir todos os seus arquivos por engano. No entanto, você deve ter cuidado ao formatar o HD e ter certeza absoluta de que sabe o que está fazendo.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE FORMATAÇÃO DE HD

A formatação da unidade C, ou qualquer outra letra que identifique a partição em que o Windows está instalado, deve ser feita de fora do Windows porque você não pode apagar arquivos bloqueados (os arquivos que está usando atualmente). Fazer isso de fora do sistema operacional significa que os arquivos não estão sendo utilizados e bloqueados e podem ser excluídos.

Se você deseja formatar um disco rígido para alterar o sistema de arquivos de, digamos, FAT32 para NTFS, uma maneira de fazer isso preservando seus dados é primeiro fazer um backup dos arquivos da unidade em outra mídia, pois a partição ficará vazia após a formatação.

Existem dois tipos de formatação, a rápida e a completa. A formatação rápida apenas elimina os ponteiros onde estavam gravados as pastas e os arquivos no HD, mas não chega a limpar os setores em que eles estavam armazenados. A formatação completa, por outro lado, escreve “zeros” em todos os setores do disco, eliminando quaisquer tentativas de recuperar os arquivos que existiam.

O QUE A FORMATAÇÃO FAZ COM O SEU HD?

A formatação de um HD protege sua privacidade excluindo suas informações privadas ou pode causar perda de dados? Na verdade, as coisas não são tão simples quanto parecem. Se você tem alguns benefícios com a operação de formatação, quais são? Pelo contrário, se te faz mal, qual é o resultado?

Aqui estão algumas coisas que você precisa saber sobre a formatação de um disco rígido. Existem dois efeitos mais diretos na formatação de um disco rígido. O primeiro é que você pode remover todos os dados do seu disco rígido, enquanto o segundo é que você pode alterar o sistema de arquivos para NTFS / exFAT / EXT / APFS / HFS+.

Além disso, existem alguns outros efeitos da formatação do seu HD. Vamos analisar seus efeitos um por um.

REMOVE TODOS OS DADOS DO DISCO RÍGIDO

Um dos efeitos mais diretos da formatação de uma unidade é que todos os dados da unidade serão removidos. Como resultado, você pode perder seus dados importantes se optar pela formatação completa do seu HD. Portanto, é crucial fazer backup de seus dados antes de formatar a unidade.

ALTERAR SISTEMA DE ARQUIVOS

Você deve ter notado que pode selecionar o sistema de arquivos ao formatar um disco rígido. Isso significa que você pode alterar o sistema de arquivos formatando a unidade. Quando precisar alterar o sistema de arquivos da unidade de NTFS para EXT2 / 3/4, você pode formatá-lo.

Se você tentar fazer isso no Gerenciamento de disco do Windows, não poderá concluir esta operação, pois ele oferece apenas as opções de formatar em NTFS, REFS ou exFAT. Aí vem a necessidade de um software de terceiros para fazer isso que permitem formatar uma unidade para Linux ou Mac OS facilmente.

MELHORE O DESEMPENHO DO SEU COMPUTADOR

A formatação de um HD pode melhorar o desempenho do computador. Na verdade, a melhoria do desempenho do computador ocorre principalmente por meio da limpeza do espaço em disco, da limpeza do arquivo do sistema e da exclusão de programas prejudiciais.

Quando o disco rígido do computador é formatado ou reformatado, todos os dados do disco são totalmente apagados e uma nova cópia do sistema operacional é reinstalada. Mesmo que todos os arquivos do sistema operacional sejam copiados para o disco rígido formatado, você ainda pode notar que há espaço disponível relativamente grande nele.

O espaço extra resulta da eliminação de arquivos de sistema ou programas desnecessário durante o processo de formatação. O computador funciona mais rápido quando há mais espaço disponível e o Windows não está tão carregados de programas sem utilidade. 

ELIMINAÇÃO DE VÍRUS, SPYWARES E RANSOMWARES

A formatação de um disco rígido pode limpar os resquícios deixados por vírus de computador. Nem sempre é possível perceber que um vírus de computador ou outros softwares mal-intencionados estão trabalhando em segundo plano no seu computador e danificando alguns arquivos importantes.

Spyware e vírus são prejudiciais ao desempenho de todo o computador. Embora os programas antivurus possam ajudá-lo a excluir esses projetos maliciosos, eles nem sempre são bem-sucedidos e o Windows pode ficar instável.

A reformatação da unidade de disco rígido excluirá todos os arquivos do computador, incluindo estes arquivos prejudiciais, para restaurar o sistema para um desempenho ideal e livre de vírus.

É POSSÍVEL RECUPERAR ARQUIVOS APÓS FORMATAR O HD?

Você formatou o HD do seu computador e descobriu que seus dados foram perdidos? Boas notícias, essa informação pode não ter sido perdida definitivamente. O problema é que você provavelmente não tem ideia de como encontrar seus dados que foram apagados.

Nunca é demais enfatizar a importância do backup de suas informações. Digamos que você tenha um HD perfeitamente íntegro e queira instalar em uma nova máquina. Antes de fazer qualquer coisa com seu disco rígido, e isso significa qualquer coisa, você deve fazer backup de seus dados.

E isso porque coisas ruins simplesmente acontecem conforme a Lei de Murphy. Não há como prever o que pode dar errado! Talvez você deixe cair o disco rígido ao passar de uma máquina para outra. Talvez a unidade fique danificada durante a remoção e reinstalação. Talvez nada de ruim aconteça obviamente, mas você pode perde suas informações quando o HD é formatado. Quem sabe?

A questão é que estas coisas podem acontecer e você deve estar preparado para o pior. Se você fizer backup do seu disco rígido, poderá instalar e formatar com segurança, sem se preocupar em perder dados no processo.

Já que fazer backup de um disco rígido não é uma tarefa difícil, não há desculpa! Você pode optar por usar um sistema baseado em nuvem, como Google Drive ou OneDrive. Ou usar um HD externo ou outro dispositivo para manter seus dados protegidos. Mais uma vez, como você faz o backp não importa, apenas faça!

DOIS TIPOS DE FORMATAÇÃO, DOIS RESULTADOS DIFERENTES

Se você não fez backup de seus dados e perdeu informações importantes depois de formatar seu HD, toda esperança não está perdida. Seus dados ainda podem ser recuperados, dependendo de como você formatou sua unidade.

Quando você formata um hard disk é solicitado a selecionar uma destas duas opções de formatação: formatação completa ou rápida.

FORMATAÇÃO COMPLETA

Quando a formatação completa é selecionada, a unidade é verificada quanto a setores defeituosos. Esta é uma etapa importante se você está recebendo erros com o seu HD. Uma verificação em todos os setores do disco pode facilmente eliminar quaisquer áreas problemáticas. 

Uma formatação completa também é benéfica se você estiver vendendo ou doando o seu computador antigo. Limpar uma unidade completamente através da formatação completa impede quaisquer tentativas de recuperar os dados que estavam armazenados no disco rígido.

Mas, é claro, também tem suas desvantagens. Ao gravar “zeros” em todos os setores do disco, ele apagará tudo que estava gravado, tornando impossível restaurar os dados do HD. Portanto, se você fez uma formatação completa em seu disco rígido e perdeu os dados, infelizmente não há como fazer a recuperação dos seus arquivos.

FORMATAÇÃO RÁPIDA

A formatação rápida é simplesmente … rápida! Você pode querer escolher esta opção, porque a “formatação rápida” parece rápida e fácil. Mas existem algumas armadilhas.

Quando você executa uma formatação rápida, a unidade não é verificada quanto a setores defeituosos. Portanto, se você estiver formatando a unidade para eliminar quaisquer erros, a formatação rápida não o ajudará.

O que a formatação rápida faz é ocultar os dados salvos na unidade sem excluí-los completamente. Basicamente, tudo ainda está lá, mas seu HD não tem mais como localizar os dados. Este tipo de fomatação é realmente uma boa opção se você cometer um erro e precisar recuperar arquivos de um disco rígido formatado. Com a formatação rápida, a recuperação de dados quase sempre é possível.

Recuperar dados de um disco rígido formatado de modo rápido geralmente é fácil, mas não pense que é tão fácil que você mesmo deva tentar fazer a recuperação. A única maneira de saber com certeza se seus dados podem ser recuperados é consultar um especialista em recuperação de dados. Eles determinarão se seus dados ainda estão lá e a melhor forma de restaurá-los.

E AGORA, O QUE FAZER?

Se você precisar recuperar um HD formatado, não continue usando a unidade para salvar qualquer informação adicional. Quando uma unidade é formatada rapidamente, os novos dados salvos substituem os antigos. Portanto, se uma unidade foi usada desde a formatação, os dados antigos podem ter sumido de verdade. E se isso acontecer, a recuperação provavelmente será quase impossível.

Depois de fazer algumas pesquisas sobre como recuperar arquivos após a formatação de um HD, você pode ficar tentado a recorrer a um dos muitos programas de recuperação que afirmam ser capazes de recuperar suas informações com apenas alguns cliques de um botão. Quando algo parece bom demais para ser verdade, desconfie.

Não caia na armadilha de usar um programa pirateado de recuperação de dados que custa R$ 10,00 que promete demais e tem baixo desempenho, além da possibilidade de conter vírus maliciosos. A melhor maneira de recuperar arquivos após a formatação é entrar em contato com um serviço de recuperação de dados com conhecimento e ferramentas para recuperar seus dados formatados de modo rápido e seguro.

Quando você formatar seu HD acidentalmente, conte com a ajuda profissional da E-RECOVERY. Aqui, você terá as melhores chances de ter seus arquivos de volta e a um preço muito razoável que não vai doer no seu bolso. A E-Recovery já atendeu milhares de casos de perda de dados em mais de 15 anos de mercado. Se você precisa recuperar dados de HD rapidamente, e não quer se arriscar, entre em contato conosco! 

Rolar para cima