Vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Nesta postagem, discutimos os prós e os contras do armazenamento em nuvem. Armazenamento em ‘nuvem’ refere-se aos dados que residem em um dispositivo de armazenamento remoto e são acessados por meio de um computador, smartphone ou tablet. O armazenamento de dados em nuvem é classificado como ‘infraestrutura como serviço’. 

A computação em nuvem (cloud computing) tem ganhado a preferência de muitas empresas e profissionais de TI nos últimos anos. No entanto, toda nova tecnologia tem vantagens e desvantagens. A taxa de adoção da nuvem entre as empresas está aumentando a uma taxa exponencial. Como resultado, torna-se importante investigar os pontos positivos e negativos associados à nuvem. 

Quando você pensa em “o que é armazenamento em nuvem?”, Você pensa em números e caracteres fluindo em uma nuvem? Não! O armazenamento em nuvem é um modelo de serviço usado para manutenção, gerenciamento e backup de dados remotamente. O provedor de serviços dá aos usuários a opção de armazenar seus arquivos online com a facilidade de acessá-los de qualquer lugar!

Os usuários não enfrentam nenhuma restrição de tempo ou local para acessar seus arquivos armazenados na nuvem através da internet. Existem três tipos diferentes de serviços de armazenamento em nuvem: público, privado e híbrido. 

O armazenamento em nuvem pública segue uma arquitetura multi-locatária e é ideal para dados não estruturados. Os exemplos de armazenamento em nuvem em nuvem pública incluem Amazon Simple Storage Service (S3) e Microsoft Azure .

A nuvem privada envolve um ambiente dedicado com o firewall da organização como proteção. O armazenamento em nuvem privada é executado em uma configuração local e oferece melhores oportunidades de personalização e controle sobre os dados. 

O armazenamento em nuvem híbrida envolve uma combinação de plataformas de armazenamento em nuvem pública e privada. O interessante no armazenamento em nuvem híbrida é a facilidade de sincronização entre as duas plataformas para um gerenciamento eficaz.

Com diferentes tipos de opções de armazenamento em nuvem, a adoção do armazenamento em nuvem não é um fenômeno incomum. A adoção da nuvem foi consideravelmente lenta até 2012 e, desde então, a adoção da nuvem passou por um crescimento exponencial. 

As tendências atuais do setor refletem os inúmeros benefícios do armazenamento em nuvem. Quase 78% das empresas no mundo estão planejando ou implementando sua estratégia de armazenamento em nuvem. Na discussão a seguir, teremos uma visão detalhada das vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem!

O IDC (International Data Corporation) acredita que 49 por cento do 175 zetabytes existentes em 2025, ou quase 86 zetabytes desses dados, residirão em soluções de backup em nuvem. Essas estatísticas mostram que as soluções de backup baseadas em nuvem vieram para ficar. Então, se você ainda não começou a usar o backup em nuvem, agora pode ser a hora.

Mas não tome sua decisão sem alguma pesquisa. Sim, as soluções de backup em nuvem são o caminho do futuro, mas existem muitas vantagens e desvantagens de armazenamento em nuvem que todo usuário deve conhecer. Aqui estão os prós e os contras do backup em nuvem .

11 Vantagens do Cloud Storage

Agora que você tem informações suficientes sobre os serviços e soluções de armazenamento em nuvem, é importante saber se o armazenamento em nuvem é a opção certa para você. Deixe-nos mostrar algumas das vantagens do armazenamento em nuvem em detalhes!

CONVENIÊNCIA

Um dos motivos pelos quais o backup de armazenamento em nuvem é tão atraente para os usuários é a capacidade de acessar suas informações de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Com o armazenamento em nuvem, esquecer documentos e perder materiais importantes é coisa do passado. Usando a nuvem, você pode acessar suas informações digitais aonde quer que vá. 

Pense nas aplicações práticas deste nível de acessibilidade. Você é um estudante na faculdade. Você percebe que está atrasado para a aula e sai rapidamente, esquecendo-se de pegar o livro e/ou anotações que seu professor exige que você tenha para cada aula. Mas você não está preocupado, porque suas anotações são armazenadas no Google Docs e seu livro é salvo no Kindle, ambos os quais você pode acessar facilmente em seu telefone assim que chegar à aula. Incrível, certo?

Existe outro lado da conveniência da nuvem. Já se foi o tempo em que os membros da equipe estavam atrapalhados em cinco versões diferentes do mesmo projeto, tentado descobrir qual delas era a mais atualizada. Os documentos armazenados em serviços de backup em nuvem estão sempre atualizados, quase sempre podem ser recuperados, rastreiam as alterações de usuários individuais e não geram versões diferentes para cada usuário.

ESPAÇO (QUASE) ILIMITADO

O backup em nuvem é o mais ilimitado possível. Chamar qualquer coisa de ilimitado é um pouco arriscado, porque tudo na computação tem um limite. 

Na nuvem, dependendo do serviço e plano que você adquiriu, você não precisa se preocupar com o tamanho dos arquivos, quantidade de dados ou quanto armazenamento você precise. Quando comparadas aos discos rígidos tradicionais, as soluções de armazenamento baseadas em nuvem estão bem à frente no quesito tamanho.

FÁCIL INTEGRAÇÃO

Se sua empresa possui aplicativos para integrar, não se preocupe. O backup online na nuvem se integra automaticamente. Serviços como Mega, Dropbox e Google Drive se conectam a milhares de aplicativos, permitindo que você importe ou vincule seus arquivos facilmente, sem ter necessidade de ter nenhum programa instalado em seu computador.

Você também tem a opção de personalizar as opções de integração para que possa fazer backup do que quiser, como quiser.

CUSTO ACESSÍVEL

Quando você pensa em armazenamento em termos de preço por gigabyte, o backup de armazenamento em nuvem é de longe a melhor compra. Por exemplo, o Google oferece aos usuários 15 GB de espaço de armazenamento gratuito. Se um usuário exceder 15 GB, ele pode adquirir acesso a 100 GB de armazenamento em nuvem por pouco mais de US$ 10 por ano. 

E dois terabytes, uma quantidade de armazenamento um tanto impensável apenas alguns anos atrás? Apenas US$ 60,00 por ano. Outras opções de backup, especialmente aquelas que possuem recursos de equipe avançados, podem ser mais caras.

O armazenamento em nuvem também evita a necessidade de investir em uma infraestrutura de servidor cara como discos rígidos, placas RAID para redundância de dados, gabinetes de disco rígido, eletricidade e serviços de garantia de hardware, uma vez que a empresa de nuvem fornece isso para você. 

Você elimina a necessidade de contratar um profissional de armazenamento dedicado internamente, já que está terceirizando isso para a empresa de armazenamento em nuvem. Ao contrário dos funcionários internos, você não precisa pagar auxílio-doença ou férias à empresa de armazenamento em nuvem.

O armazenamento em nuvem facilita opções de monitoramento simples e também simplifica a necessidade de um amplo planejamento da capacidade de armazenamento necessária, pois mais espaço pode ser adquirido à medida que for necessário. Como resultado, os administradores podem se concentrar nas principais tarefas de negócios em vez de se preocupar com o armazenamento de dados.

REDUÇÃO DE CUSTOS

É um princípio financeiro básico que o lucro vem de ganhar mais dinheiro do que você gasta. Você sabe o que não sai barato? Quase tudo relacionado a computadores. Bons servidores custam milhares de dólares apenas pelo hardware. Depois, há a manutenção contínua de software e hardware.

Você também precisa de uma sala segura para configurá-los. Se você ainda não tiver um, precisará construí-lo no local. Os servidores também precisam de resfriamento constante para funcionar corretamente, portanto, prepare-se para alguns custos brutais com ar-condicionado.

O provedor de nuvem assume todas as dificuldades associadas à infraestrutura, manutenção e gerenciamento de utilitários para os servidores. Os aplicativos baseados em nuvem geralmente custam uma fração do custo do software instalado localmente. Você também tem a vantagem de pagar apenas pelo tempo ou espaço do servidor que usar.

REDUNDÂNCIA E REPLICAÇÃO DE DADOS

As empresas de armazenamento em nuvem normalmente oferecem uma segurança de dados muito melhor do que aquela disponível para pequenas empresas por meio de seus próprios esforços. As empresas de armazenamento em nuvem oferecem armazenamento de dados protegido por senha. Os dados são então enviados pela Internet usando tecnologia de criptografia. Isso garante que os mais altos padrões de segurança sejam mantidos.

Elas possuem várias cópias dos dados para oferecer maior segurança. Como resultado, você pode evitar quaisquer preocupações de perda de dados no armazenamento em nuvem. O mais importante de tudo é que os usuários também podem aproveitar ao máximo as opções de replicação geográfica.

As opções de replicação geográfica ajudam a manter várias cópias dos dados em diferentes regiões do mundo. Os serviços de replicação também estão disponíveis com facilidades para migração de dados entre data centers. A redundância e a replicação de dados são formidáveis no armazenamento em nuvem por causa da proteção de dados que oferecem.

ESCALABIDADE

A escalabilidade é outra das vantagens importantes do armazenamento em nuvem. Os usuários têm que pagar apenas pela quantidade de armazenamento que realmente usam. O fornecedor da nuvem pode se adaptar facilmente de acordo com o crescimento do seu negócio. Se sua empresa crescer, você sempre pode pedir ao seu fornecedor de nuvem para acomodar suas novas necessidades de armazenamento.

Tudo o que você precisa fazer é aumentar o pagamento pelo armazenamento extra em nuvem, e terá todo o espaço de armazenamento necessário para suas necessidades de negócios. Caso o seu negócio encolha, você também pode reduzir o espaço de armazenamento pagando menos. 

CONFORMIDADE REGULATÓRIA

O armazenamento de backups de dados na mesma região da origem dos dados garante a conformidade regulatória adequada. Vários fornecedores de nuvem fornecem alternativas de datacenter em todo o mundo. Por exemplo, os fornecedores de nuvem armazenariam dados de clientes gerados nos Estados Unidos em um datacenter nos Estados Unidos. 

Mais importante de tudo, a conformidade regulatória também melhora o desempenho, pois quando mais perto o seu datacenter estiver, melhor será o desempenho do cloud computing. Portanto, mesmo que você possa negligenciar o aspecto de conformidade regulatória em certas regiões, o aspecto de desempenho é uma vantagem notável.

VELOCIDADE

A velocidade também é uma das vantagens notáveis do armazenamento em nuvem. A nuvem tem o suporte de tecnologias corporativas adequadas que podem superar o armazenamento de dados no local. Uma empresa poderia usar um canal disponível de 1 Gbit para usar 15 servidores simultaneamente para fazer backup de cerca de 75 TB de dados. 

RECUPERAÇÃO DE DESASTRES

Quando você usa o armazenamento em nuvem, os dados correm um risco reduzido de falha do sistema, pois todos os dados são armazenados e submetidos a backup em um dispositivo externo, muitas vezes a milhares de quilômetros de sua localização. Isso significa que você evita a recuperação de dados dispendiosa caso haja um mau funcionamento do disco rígido do seu equipamento local. 

Os provedores de nuvem automatizam o processo de backup para você. Portanto, não há necessidade de fazer backup de seus dados em um dispositivo externo. Como resultado, você economiza tempo e estresse.

SEGURANÇA

Apesar de algumas violações de dados em nuvem, existem vários argumentos para explicar por que a computação em nuvem é mais segura do que a computação interna.

Os dados mantidos na nuvem estão menos sujeitos a roubo por funcionários. É mais fácil roubar informações quando você tem acesso físico à máquina em que elas estão armazenadas. A computação em nuvem coloca alguma distância entre seus dados e quaisquer funcionários potencialmente insatisfeitos.

O argumento mais óbvio é que os provedores de nuvem farão questão de manter os protocolos de segurança e software atualizados porque seus negócios dependem disso. As chances são boas de que a maioria dos provedores de nuvem tenha membros da equipe em tempo integral que se especializam em segurança digital e de rede. Quantas pequenas e médias empresas podem dizer o mesmo?

7 Desvantagens do Cloud Storage

Agora que refletimos sobre os vários prós do armazenamento em nuvem, vamos avançar para os contratempos. Aqui estão algumas das desvantagens notáveis do armazenamento em nuvem.

DIFÍCIL DE MIGRAR PRA OUTRO FORNECEDOR NA NUVEM

Depois de se inscrever e começar a usar um provedor de armazenamento em nuvem específico, é difícil migrar dados para outro provedor de nuvem posteriormente. O aprisionamento do fornecedor é particularmente um problema para empresas de médio a grande porte que armazenam grandes quantidades de dados com um provedor de nuvem. 

Essas empresas geralmente armazenam grandes volumes de dados com um fornecedor de nuvem específico. Se você tiver problemas com esse provedor, pode ser problemático mudar para outro provedor devido ao tamanho dos dados e às complexidades relacionadas de fazer uma mudança.

FALTA DE CONTROLE TOTAL

Como os dados são mantidos externamente por uma empresa que você não controla, você não tem a capacidade de controlar e personalizar sua configuração de armazenamento de dados. Isso provavelmente será um problema para empresas maiores que têm necessidades complexas de armazenamento. Isso normalmente requer um nível de personalização que as empresas de armazenamento de dados em nuvem infelizmente não conseguem acomodar.

PROBLEMAS DE SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Não coloque informações confidenciais na nuvem. Isso inclui documentos legais, informações financeiras, segredos comerciais, informações pessoais ou imagens e muito mais.

Quando dados confidenciais são armazenados na nuvem, a empresa de backup na nuvem pode ver e acessar suas informações. Mesmo se você estiver trabalhando com uma solução de armazenamento confiável baseada em nuvem, a Internet ainda é o equivalente moderno do oeste selvagem. 

As principais violações de segurança causadas por hackers e outras ameaças digitais acontecem todos os dias. Sempre existe a possibilidade de que os dados dos quais você fez backup na nuvem estejam em risco. Se você não quer que outra pessoa veja seus arquivos, não os armazene na nuvem.

Armazenamento em nuvem significa entregar o controle das informações confidenciais a uma empresa terceirizada. Antes de transferir dados para um provedor de armazenamento em nuvem, você deve ter fé absoluta de que a empresa é capaz de manter seus dados protegidos. No passado, sabia-se que as coisas davam errado com as empresas de armazenamento em nuvem. 

Por exemplo, durante 2014, o Dropbox vazou dados confidenciais de seus clientes devido a uma falha de segurança em seus sistemas. Os dados vazados incluíram declarações de impostos e aplicações de hipotecas. Nos EUA, a National Security Agency, uma organização governamental de inteligência, é conhecida por bisbilhotar dados mantidos por empresas de armazenamento em nuvem. 

Em 2014, a Codespace, uma grande empresa de armazenamento de dados em nuvem, fechou completamente suas portas depois que um hacker excluiu todos os dados de seus clientes.

TEMPO DE INATIVIDADE

O tempo de inatividade é talvez a maior desvantagem da computação em nuvem. Não estamos falando sobre o tempo de inatividade do servidor, mas sim de seu acesso à Internet caindo. Enquanto não houver acesso à Internet, você não poderá fazer nada com a nuvem.

Planos de dados móveis robustos podem ajudar a compensar temporariamente esse problema. O serviço de celular geralmente permanece viável quando o acesso à Internet e até mesmo a energia elétrica é interrompida. Obviamente, os planos de dados são limitados e os dispositivos móveis têm uma vida útil limitada da bateria. Se houver falta de energia, você provavelmente terá maiores preocupações ao acessar seus serviços em nuvem.

FALÊNCIA DO PROVEDOR DE SERVIÇOS NAS NUVENS

Em uma mercado maduro, você geralmente lida com um entre um punhado de empresas conhecidas que oferecem serviços confiáveis e testados pelo tempo. A computação em nuvem é uma indústria jovem com muitas empresas competindo pelo negócio. Existe a possibilidade de seu provedor de nuvem ficar sem dinheiro e fechar as portas para sempre.

Quanto mais importante for a nuvem para o seu negócio, mais devastador será o desligamento repentino de um provedor. Esse problema é ampliado pela questão do aprisionamento do fornecedor de nuvem , em que migrar de um fornecedor de nuvem para outro é difícil e caro.

Pense nisso como alugar um depósito e enchê-lo de mercadorias. Depois de ter todas essas mercadorias armazenadas lá, é um pesadelo logístico movê-las. Agora imagine como as coisas ficariam difíceis se você perdesse o acesso ao armazém quando o proprietário do armazém falisse. Seria assim se seu provedor de nuvem fechasse amanhã sem aviso.

REQUER INTERNET

Se sua conexão com a Internet falhar, o mesmo acontecerá com seu acesso aos dados armazenados remotamente. A falha na Internet, portanto, leva a um tempo de inatividade caro quando sua empresa depende muito do armazenamento em nuvem. 

Além disso, se sua conexão com a Internet for lenta, você precisará esperar muito para acessar seus dados armazenados remotamente. A título de exemplo, em 2014, ‘Dropbox’, um grande provedor de armazenamento em nuvem sofreu uma paralisação que durou dois dias. Isso causou muitos transtornos para muitos dos clientes do Dropbox.

PROBLEMAS INEVITÁVEIS

Apesar das alegações ambiciosas de total segurança no hardware, as vantagens do armazenamento em nuvem são limitadas. Assim, temos outro contratempo no armazenamento em nuvem que é uma preocupação obrigatória. Os fornecedores de nuvem usam data centers para armazenamento de dados, e os datacenters exigem eletricidade e internet para funcionar.

Falhas de energia ou conexões de internet instáveis podem resultar em inatividade da sua empresa. Pode não ser possível para nós controlar desastres naturais que resultaram em falhas de energia para datacenters. Os usuários também podem enfrentar dificuldades para acessar seus dados armazenados na nuvem no caso de conexões de internet mais lentas. 

Por que o Cloud Storage não é tão perfeito quanto parece

Em uma comparação, podemos supor que o armazenamento em nuvem possui muitas vantagens. Por outro lado, os contratempos também influenciam as vantagens do armazenamento em nuvem. 

Ao pesar as vantagens e desvantagens da computação em nuvem, é importante manter as fontes desses prós e contras em mente. Os provedores de serviços em nuvem são responsáveis por quase todas as vantagens. O mesmo não acontece com as desvantagens.

Por exemplo, a redundância de dados no armazenamento em nuvem pode ser defeituosa em certos casos de falhas de hardware em seus datacenters. Como em um caso recente de interrupção da AWS em 31 de agosto de 2019, os clientes perderam dados importantes além da recuperação.

Os provedores de nuvem não podem controlar quando o seu acesso à Internet cai. Eles podem exercer um controle limitado sobre seus hábitos pessoais de segurança digital. Quanto ao fechamento de fornecedores, é sempre melhor escolher empresas que tenham um histórico estabelecido.

Mais de 18% dos uploads que as empresas fazem para seus sistemas de armazenamento em nuvem é classificado como confidencial. Isso significa que eles estão colocando informações financeiras, registros pessoais, senhas, informações de pagamento, registros de saúde e muito mais na nuvem.

Os dados confidenciais precisam ser tratados com o máximo cuidado, e as soluções de armazenamento em nuvem podem não estar à altura da tarefa. A tecnologia em nuvem, apesar das muitas vantagens, pode ser arriscada. 

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o armazenamento e computação em nuvem são fáceis de instalar e manter. Eles estão errados. Sim, se você está simplesmente salvando alguns itens pessoais aqui e ali na nuvem, não precisa da orientação de um profissional de armazenamento em nuvem . 

Mas, se você estiver usando a nuvem no nível corporativo e precisar integrar uma grande quantidade de dados na nuvem, ao mesmo tempo em que otimiza os serviços de nuvem para trabalhar sinergicamente com seus sistemas atuais, você precisará de ajuda.

E essa ajuda provavelmente não virá do seu profissional de TI. A conversão e a execução adequadas em sistemas baseados em nuvem exigem muito planejamento e especialização. Um profissional de armazenamento em nuvem pode ajudar a configurar seu sistema corretamente. O problema é que a maioria das empresas nem mesmo considera a contratação de tal pessoa.

Um profissional de armazenamento em nuvem projeta, implementa e mantém um sistema em nuvem, considerando toda a tecnologia existente, gama de uso e objetivos dos usuários finais. Mas, como a maioria das organizações não contrata esse profissional, seus sistemas de computação e armazenamento em nuvem “simples” acabam se tornando uma bagunça lenta e emaranhada.

Muitas pessoas se perguntam, o armazenamento em nuvem é seguro ? Com todas as informações importantes contidas na nuvem, questionar a segurança do armazenamento em nuvem é justo. 

A triste verdade é que o armazenamento em nuvem tem alguns problemas no departamento de segurança. Nem todos os provedores de serviços baseados em nuvem seguem as melhores práticas de criptografia de dados. E com a maioria das empresas enfrentando milhares de ameaças relacionadas à nuvem todos os meses , a criptografia é obrigatória.

As empresas também precisam regular cuidadosamente quem tem acesso e controle dos sistemas em nuvem. A redução do número de pessoas com acesso ao lado administrativo das contas reduz o potencial para violações de informações. Infelizmente, muitas empresas têm uma política relaxada para proteger seus dados em nuvem, e erros tão simples como uma chave de criptografia perdida ou uma conta de administração vazada podem levar à catástrofe.

Uma atitude descontraída sobre os riscos de segurança da computação em nuvem pode levar ao desastre de outras maneiras também. Para certos setores, especialmente médico e jurídico, a lei federal rege a maneira como os dados devem ser tratados. O não cumprimento das regulamentações relacionadas ao armazenamento e uso de dados na nuvem pode colocar você ou sua empresa em perigo legal.

Se você perder dados no seu provedor nas nuvens, e precisar recuperá-los, conte com a E-RECOVERY. Em muitos casos, podemos ajudar você a restaurar os seus arquivos perdidos.

Rolar para cima