fbpx

Como descartar um computador com segurança?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aquele computador antigo era a última tecnologia quando você o comprou, mas agora é lento e não consegue rodar o software mais recente. No entanto, livrar-se de computadores antigos não é como descartar a maioria dos outros itens. Você salvou inúmeras informações neste dispositivo, e ele pode conter tudo, desde o seu diário até os detalhes da sua conta bancária.

A primeira etapa é garantir que você exclua completamente todas as informações do computador antes de se livrar dele. Então você precisa descobrir o que vai fazer com o seu lixo eletrônico. Muitos brechós não aceitam doações de eletrônicos velhos e quebrados, e você também não pode simplesmente jogar o lixo eletrônico no lixo .

Aqueles que pensam que podem simplesmente embrulhar um computador em uma fronha e jogá-lo em uma lixeira devem pensar novamente. Fazer isso pode ser ilegal, portanto, você precisa descartá-lo de maneira correta e segura. Este guia explica o que você precisa fazer ao se livrar de um computador antigo de maneira adequada.

COMO DESCARTAR O LIXO ELETRÔNICO?

1 – FAÇA BACKUP DE SUAS INFORMAÇÕES – Antes de se livrar do computador antigo, pense nas informações importantes que tem no HD. Você tem fotos, vídeos ou documentos importantes que deseja salvar? Quanto espaço de armazenamento você precisa para salvar essas informações? Saber o que você deseja economizar e de quanto espaço precisa o ajudará a escolher a melhor solução. Aqui estão algumas opções para salvar ou fazer backup de suas informações.

Salve seus arquivos em um pen drive. Uma unidade flash USB é uma opção acessível que oferece uma quantidade moderada de armazenamento. Outra opção é um disco rígido externo. Pode custar um pouco mais do que uma unidade USB, mas pode fornecer mais capacidade de armazenamento e transferir dados com mais rapidez. 

Salve seus arquivos na nuvem. Existem muitos serviços de armazenamento em nuvem que permitem salvar arquivos e dados online. Você pode estar familiarizado com alguns, como Google Drive, OneDrive Dropbox ou iCloud, mas existem muitos outros por aí. Muitos desses serviços vêm com algum espaço de armazenamento gratuito, ou você pode pagar por mais armazenamento.

Quando você salva suas informações na nuvem, está confiando em outra pessoa para mantê-las seguras. Se você está pensando em usar o armazenamento em nuvem, descubra qual o nível de privacidade ou segurança que os diferentes serviços oferecem. Eles têm configurações de privacidade e segurança que você pode ajustar? Eles usam criptografia para proteger seus dados? (Criptografia é o processo de embaralhar as informações para ocultar o conteúdo do arquivo.) 

2 – APAGUE SEUS DISCO RÍGIDO – Depois de salvar suas informações pessoais, independentemente da forma como as salvou, saia de todas as suas contas online do computador do qual está se livrando e chegou a hora de limpar o HD com quaisquer dados pessoais. Excluir seus arquivos não os apaga completamente. Os arquivos continuam existindo no computador, mesmo se você abrir a lixeira e clicar em “esvaziar o lixo”. 

Considere o uso de um destruidor de arquivos digitais para se proteger do crime cibernético. Procure um programa ou função em seu computador que permita apagar todos os seus arquivos do disco rígido e redefini-lo para as configurações de fábrica. Se não tiver um, procure avaliações de especialistas online para ver quais programas existem e quais são compatíveis com o tipo de computador e disco rígido que você possui.

Exclua seu histórico de navegação. A maioria dos navegadores salva informações sobre seu histórico de navegação e, dependendo de suas configurações, pode até armazenar seus nomes de usuário e senhas de vários sites. Obviamente, você não quer que um estranho tenha acesso a essas informações. 

Para o Edge, você clica nos pontos triplos no canto superior direito para abrir o menu do navegador e, em seguida, em Configurações> Privacidade e segurança> Limpar dados de navegação. Certifique-se de que todas as caixas de seleção estejam selecionadas para que tudo seja removido. Repita isso para qualquer outro navegador em seu computador como Firefox, Safari ou Chrome. 

Desautorize seu computador. Alguns programas, como iTunes e Microsoft Office 365, só permitem que você instale o software em um número limitado de computadores, ou permitem que um número limitado de computadores acesse seus arquivos. Portanto, certifique-se de desautorizar seu computador antigo com suas contas antes de desinstalar seus programas.

3 – DESCARTE SEU COMPUTADOR COM SEGURANÇA – Você salvou suas informações pessoais e limpou seu disco rígido. Agora você está pronto para se livrar desse computador. A maioria dos computadores contém materiais perigosos, como metais pesados, que podem contaminar a terra e não devem ser colocados em aterros sanitários. Então quais são suas opções? 

  • DOAÇÃO – Algumas organizações de caridade aceitam computadores antigos em bom estado de funcionamento. Eles geralmente fornecem computadores para famílias carentes ou escolas com poucos recursos e, normalmente, só aceitam computadores que ainda tenham alguma vida útil. 
  • TROCA – Muitas empresas oferecem programas de troca. Eles pegam seu computador antigo ou outros aparelhos eletrônicos e lhe dão crédito para a compra de algo novo. Muitas marcas importantes, oferecem opções de troca, e você pode contatá-las diretamente para saber mais.
  • RECICLAGEM –  Os programas de reciclagem pegam seu computador antigo e o recondicionam para uso ou o desmontam para reciclagem. Você pode entrar em contato com uma empresa de eliminação de resíduos, e perguntar se eles oferecem um programa de reciclagem de lixo eletrônico, mas você pode ter que encontrar um reciclador terceirizado.\

RISCOS NO DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO

Não descartar computadores antigos e outros eletrônicos corretamente pode representar vários riscos. Certifique-se de proteger a si mesmo, suas informações pessoais, sua reputação e o planeta descartando seu computador antigo corretamente. Aqui estão os principais motivos pelos quais você precisa limpar o disco rígido e descartar o computador antigo com cuidado.

  • ROUBO DE IDENTIDADE – Alguém que rouba dados de seu computador antigo pode assumir o controle de sua identidade, acessar sua conta bancária ou abrir novas contas com suas informações.
  • DANO AMBIENTAL – Computadores antigos estão cheios de toxinas como mercúrio e chumbo, que podem entrar na água subterrânea se você não souber como descartar computadores antigos com cuidado.
  • MULTAS – O não descarte correto de computadores antigos e outros resíduos eletrônicos pode resultar em multas para indivíduos e empresas. 

A E-RECOVERY é uma das empresas mais capacitadas de recuperação de dados do Brasil e podemos ajudá-lo quando você ou a sua empresa sofrer uma perda de dados. Com mais de 15 anos de mercado, recuperamos dados de HDSSDRAID e outros dispositivos. Consulte-nos para um orçamento sem compromisso quando você perder seus arquivos e precisar recuperá-los!

Rolar para cima