Como recuperar arquivos corrompidos?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você já tentou abrir uma foto digital ou um arquivo dentro de um aplicativo, apenas para ser avisado de que não foi possível abri-lo porque ele está corrompido? Você não está sozinho. A corrupção de dados é muito mais comum do que se possa imaginar, e tem sido um problema desde o início da era do computador. A corrupção de dados, em termos simples, é usada para descrever quando os dados dentro de um arquivo foram alterados de seu estado original.

Se você trabalha em uma empresa que pode ter milhares de arquivos inutilizados, isso certamente pode ser considerado um problema crítico para os negócios. Portanto, é muito importante determinar as razões que causaram a corrupção e resolver o problema o mais rápido possível para evitar maiores danos.

POR QUE OS ARQUIVOS FICAM CORROMPIDOS?

Existem várias causas para a corrupção de dados ou arquivos e, em muitos casos; os arquivos podem ser corrompidos quando os dispositivos de armazenamento começam a falhar. Vários estudos sobre a vida útil dos HDs tradicionais mostram que as taxas de falha de discos nos últimos dois anos aumentaram bastante . 

Usar um dispositivo nessas condições pode fazer com que os dados armazenados sejam alterados de sua forma original. Os arquivos são corrompidos e não podem mais ser usados. Se isso acontecer com as imagens, o resultado geralmente pode ser parecido com a imagem acima!

Um motivo comum é que o setor do disco rígido onde o arquivo está armazenado apresentou danos físicos (bad blocks). Um setor com danos físicos é conhecido como setor defeituoso.

Em outros casos, vários arquivos são alocados para o mesmo espaço na memória, disparando um erro de arquivo corrompido. Os arquivos são armazenados na memória em um cluster. Às vezes, um bug no sistema operacional ou uma falha do computador pode fazer com que dois arquivos sejam atribuídos ao mesmo cluster.

Outra causa possível para a corrupção pode ser uma oscilação ou queda repentina na energia elétrica. Quando os arquivos estão sendo salvos no HD e ocorre uma queda de energia inesperada, apenas partes do arquivo podem ser transferidas corretamente, deixando todo o restante do arquivo corrompido.

Isso também acontece com SSDs. Quando a controladora de memória de um SSD para de funcionar, ou não está se comunicando com os chips de armazenamento corretamente, o resultado é o mesmo como se a energia caísse e qualquer arquivo sendo transferido pode ser corrompido. Mesmo que a corrupção não seja tão grave e o arquivo ainda possa ser aberto, isso não significa que todo o conteúdo ainda esteja íntegro. 

É possível reparar dados corrompidos?

Pense em dois tipos comuns de arquivos que podem estar corrompidos: um arquivo Word (.docx) e um arquivo de imagem como um arquivo .jpg ou .png. Em ambos os casos, ao tentar abri-lo, você poderá receber um aviso de que o arquivo está corrompido e não pode ser lido. Mas o que você deve fazer agora?

Erros de arquivo corrompido podem ser imprevisíveis e podem ocorrer quando menos se espera. Um arquivo corrompido pode ser reparado em cerca de metade das vezes. Tente essas correções para ver se você consegue reparar o seu arquivo corrompido.

Para simplificar, existem duas maneiras diferentes de recuperar dados corrompidos: usando uma ferramenta de software de recuperação de dados ou obtendo ajuda de um provedor de serviços de recuperação de dados profissional .

Em alguns casos, o dano não é tão grave e o software de recuperação de dados pode encontrar com êxito partes fragmentadas do arquivo em outros setores do disco e reconstruí-lo.

Faça uma cópia do arquivo  corrompido. Faça o reparo apenas na cópia do arquivo e nunca no original! Deixe o arquivo original seguro, caso as coisas não corram bem durante as suas tentativas de recuperar os dados. Ele pode ser usado posteriormente por especialistas em recuperação de dados, se necessário.

Depois de recuperar com êxito seus dados corrompidos, você pode usar uma ferramenta de reparo de arquivo confiável. Existem muitos produtos disponíveis no mercado, portanto, certifique-se de escolher um produto conhecido e de qualidade para seu caso de uso específico. 

Esses tipos de ferramentas funcionam melhor para documentos de escritório, no entanto, ainda existem algumas ferramentas disponíveis para bancos de dados, vídeos ou fotos que podem ajudar. Existem ferramentas gratuitas e pagas, como Hetman , Repair Toolbox ou FileRepair . Experimente o Digital Video Repair para arquivos de vídeo corrompidos, o Zip Repair para arquivos ZIP corrompidos ou o OfficeFIX para reparar arquivos do Microsoft Office.

Não use as ferramentas de reparo de volume do sistema operacional integradas para consertar o disco (como CHKDSK ou FSCK). O uso de ferramentas integradas geralmente causa mais danos e evita que os dados sejam recuperados.

Especialistas em reparo de arquivos corrompidos

 

Esteja avisado que a recuperação de dados do tipo “Faça Você Mesmo” é sempre um negócio arriscado. Usar software de recuperação de dados pode ser desastroso quando usado incorretamente. Como regra, essas ferramentas não devem ser usadas no arquivo original. Em vez disso, devem ser usadas com uma cópia do arquivo. 

Ao fazer isso, ainda há uma chance para os especialistas em recuperação de dados tentarem uma restauração bem-sucedida se as suas tentativas falharem. Além do mais, ele evita mais danos ao arquivo original e elimina a chance de destruir os arquivos para sempre. Os arquivos recuperados com ferramentas de software também não devem ser gravados de volta no volume original até que tenham sido totalmente testados e verificados.

Em muitos casos, os especialistas em recuperação de dados são capazes de recuperar dados usando ferramentas altamente especializadas, que superam em muito qualquer método amador. Eles podem fazer muito mais do que o melhor software pode realizar. Se houver um problema de hardware, eles geralmente podem reparar o dispositivo e recuperar os dados existentes. Ou podem reparar o arquivo a ponto de preencher os dados ausentes ou corrompidos. 

Também é possível que especialistas usem dados de blocos sobressalentes ou paridade para corrigir outros tipos de danos lógicos e reconstruir arquivos corrompidos. Todas essas medidas não são possíveis para um usuário médio devido à experiência, conhecimento e ferramentas especializadas necessárias para determinar se um arquivo corrompido é recuperável ou não.

Se seus dados são importantes, vale a pena confiar neles, em vez de tentar a recuperação por conta própria. Em caso de dúvida, entre em contato com uma empresa de recuperação de dados confiável, como a E-RECOVERY, onde você poderá ter as melhores chances de recuperar os seus dados corrompidos.

Rolar para cima