fbpx

5 dicas para armazenar cartões de memória com segurança

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como armazenar cartões de memória?

Imagine perder um cartão de memória por falta de organização no seu armazenamento com as melhores fotos e vídeos de um casamento para o qual você foi contratado. Nessas horas, você saberá que chegou a hora de se organizar para que isso não aconteça novamente. 

Perder imagens assim pode ser muito doloroso, além das implicações financeiras e o risco de danos na sua imagem. Se você tomar todas as medidas recomendadas para armazenar e proteger seus cartões de memória, poderá evitar a perda do seu valioso trabalho. 

1 – USE UM ESTOJO PARA CARTÕES DE MEMÓRIA

Mantenha seus cartões de memória organizados e armazene-os adequadamente em bolsas adequadas. Existem muitos suportes de cartão de memória diferentes, sendo a marca Pelican uma das mais conceituadas. Seus estojos são resistentes à água e bem protegidos contra impactos ocasionais. 

Se você tem armazenado seus cartões de memória nos bolsos da bolsa da câmera ou da calça, recomendo enfaticamente comprar um desses. Armazenar os cartões de memória nos bolsos da calça / jaqueta, ou nos bolsos da bolsa da câmera não é uma boa ideia, uma vez que sujeira, umidade e outros elementos podem danificá-los, ou pior, você poderá perdê-los sem que perceba.

Se você tiver apenas um ou dois cartões de memória e não quiser comprar um estojo para cartão, pelo menos guarde-os nos estojos plásticos que acompanham os dispositivos. Quando você estiver em casa e terminar de usar os cartões de memória, guarde-os em um local seco e fresco em temperatura ambiente.

2 – IDENTIQUE SEUS CARTÕES DE MEMÓRIA

Coloque uma etiqueta em seus cartões de memória e escreva suas informações de contato em algum espaço disponível no adesivo do cartão de memória. Se o seu cartão de memória não tiver espaço para escrever, apenas coloque uma fita branca nele (certifique-se de usar uma fita fina e não prenda sobre os contatos) e escreva seu número de telefone. Se alguém encontrar seu cartão de memória, pelo menos terá suas informações para contato.

3 – MARQUE OS CARTÕES USADOS

Se você não etiquetar os seus cartões de memória após usá-los, poderá formatar acidentalmente os dispositivos com as fotos e vídeos do seu último trabalho. Embora você possa recuperar fotos de cartões formatados em modo rápido, se acontecer de você gravar algo no cartão, os arquivos que você tinha antes não serão recuperáveis, especialmente se você preencher o cartão com novas imagens ou vídeos.

Se você usar uma bolsa para cartões de memória, poderá simplesmente virar os cartões de memória depois que eles ficarem cheios. Assim, você saberá que não deve tocar nesses cartões até chegar em casa.

4 – CÂMERAS FOTÓGRAFICAS COM DUAL SLOTS

O backup de seus dados em campo pode ser feito de várias maneiras diferentes. Se sua câmera estiver equipada com slots de cartão de memória duplos, você pode configurá-la para gravar em ambos os cartões simultaneamente. Embora isso signifique desperdiçar um cartão, é uma boa ideia porque dois cartões conterão as mesmas imagens. 

Se os dados estiverem corrompidos em um cartão, ou um dos cartões for perdido, você ainda terá um backup no segundo cartão. Os cartões de memória são baratos, então se você não precisa da velocidade para vídeo ou fotografia de ação rápida, obtenha vários cartões mais lentos que você pode usar em paralelo.

Se sua câmera não estiver equipada com slots de cartão de memória duplos ou se você ainda quiser fazer backup de seus dados em um local diferente, considere fazer o backup em um laptop ou dispositivo de armazenamento externo. Fazer backup de suas fotos em outro dispositivo de armazenamento é sempre uma boa ideia. E se você perdesse sua câmera, ou a deixasse cair em algum lugar de onde não possa recuperá-la?

5 – FAÇA BACKUP DOS DADOS DO CARTÃO DE MEMÓRIA

É fundamental não apenas fazer backup de seus dados existentes, mas também dos novos dados que ainda não foram transferidos para o seu armazenamento permanente. Você pode levar seu notebook e fazer backup das fotos dos cartões de memória imediatamente. Quando falamos em “backup”, não queremos dizer fazer backup das fotos e excluí-las dos cartões de memória. 

Você nunca deve manter os dados em um único local, porque qualquer dispositivo de armazenamento pode falhar e é apenas uma questão de tempo. Portanto, quando for fazer backup das suas fotos, mantenha as originais nos cartões de memória, até voltar em segurança para casa. Só depois de copiar todas as imagens para o HD externo ou NAS e fazer o backup, formate os cartões de memória para seu próximo trabalho fotográfico.

POR QUE VOCÊ DEVE CUIDAR ADEQUADAMENTE SEUS CARTÕES DE MEMÓRIA?

O papel dos cartões de memória em um trabalho de fotografia não deve ser subestimado. Um cartão com defeito pode levar a muitos problemas e frustrações. Nada é pior do que contar a um casal recém-casado que todo o seu casamento foi perdido devido a um cartão de memória com defeito. Embora uma sessão de fotos comercial possa ser refeita, mesmo com um alto custo, é quase impossível refazer um casamento inteiro.

Portanto, é importante entender que um cartão de memória não é apenas um simples acessório de armazenamento. Seu papel como uma ferramenta confiável de mídia de armazenamento nunca deve ser esquecido. Infelizmente, há muitas informações conflitantes na Internet em relação a como se deve usar e tratar os cartões de memória, o que infelizmente leva a mal-entendidos e mau uso dos cartões de memória em campo. 

Aqui você aprendeu algumas dicas de como armazenar seus cartões de memória de modo seguro. Mas independente dos cuidados, o cartão pode ser danificado devido a vários motivos. Portanto, se você não quiser perder seus dados preciosos ou evitar que seu cartão seja corrompido, tente usar as dicas acima quando estiver usando o seu dispositivo.

No caso de todos os dados presentes em seu cartão terem sido excluídos completamente devido a um problema de corrupção, ou ele ficar totalmente inacessível, você pode contar com a ajuda da E-RECOVERY para tentar recuperar suas fotos e vídeos.

Mesmo que seu cartão não seja mais reconhecido pelo computador, em muitos casos podemos recuperar os dados do seu cartão de memória. Consulte-nos para saber quando custará o serviço!

Rolar para cima