RAID por Hardware x RAID por Software

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O que é RAID de hardware?

O RAID via hardware é um sistema dedicado que pode ser implementado completamente em uma placa / gabinete RAID separado ou na placa-mãe. Com uma configuração RAID de hardware, seu disco rígido pode ser conectado a uma placa controladora RAID inserida em um slot PCle rápido na placa-mãe.

Os controladores RAID de hardware podem ajudar a melhorar o desempenho, já que o processamento é feito pela placa RAID em vez do servidor. A placa RAID via hardware pode funcionar com eficácia em servidores maiores e também em um computador desktop. Além disso, gravar backups e restaurar dados produzirá menos esforço ao usar a placa RAID de hardware.

Com base no sistema de hardware, o subsistema RAID pode ser gerenciado independentemente do host, e apenas um único disco é fornecido para o host por matriz RAID. Por exemplo, um dispositivo RAID de hardware pode se conectar a um controlador SAS e apresentar a matriz RAID como uma unidade SAS única.

O que é RAID por software?

Quando as unidades de armazenamento são conectadas diretamente à placa-mãe do servidor sem um controlador RAID, a configuração RAID é gerenciada pelo software utilitário no sistema operacional. Este processo é conhecido como configuração de RAID de software.

A configuração de RAID por software é uma escolha mais barata em comparação com um controlador RAID de hardware, mas é restrita aos níveis de RAID que o sistema operacional pode suportar. Em outras palavras, o RAID de software tem algumas limitações, especialmente opções de configuração.

O Windows possui um sistema de RAID por software, que permite criar volumes dinâmicos.

RAID de hardware x software

Em geral, quanto mais complexa for a configuração do RAID, maior será a probabilidade do desempenho ser afetado. Em comparação com os sistemas RAID baseados em hardware, os sistemas RAID baseados em software têm maior probabilidade de encontrar problemas de desempenho.

Os sistemas RAID baseados em software geralmente podem funcionar adequadamente para 3 níveis básicos de RAID: RAID 0, RAID 1 e RAID 10. No entanto, ao usar níveis RAID mais complexos, os programas RAID baseados em software podem afetar o desempenho do sistema RAID e do computador.

Com um controlador RAID baseado em software, um ou mais núcleos da CPU, bem como a RAM, podem impactar outros processos em execução no computador. A extensão do impacto do controlador RAID de software depende do nível de RAID em uso e do número de unidades que compõem a matriz RAID.

No entanto, ao usar um gabinete RAID baseado em hardware externo, não haverá impacto no processador ou na RAM do computador host.

Além disso, os sistemas RAID baseados em hardware serão mais rápidos do que os sistemas baseados em software ao reconstruir os dados RAID espelhados.

Se você precisar recuperar dados do seu sistema RAID, a E-RECOVERY pode ajudar você!

Rolar para cima