Como recuperar dados de HD Externo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O HD externo não está funcionando corretamente? Descubra as melhores ferramentas e métodos para recuperar seus preciosos arquivos e dados.

Os discos rígidos externos tornaram-se cada vez mais populares devido à sua velocidade, custo e conveniência. No entanto, assim como os HDs normais, eles estão sujeitos aos mesmos riscos de perda de dados, sejam mecânicos ou causados por problemas lógicos.

Felizmente, os dados geralmente podem ser recuperados se você não perder tempo e tomar as medidas corretas. Continue lendo para descobrir os vários métodos de recuperação de dados de HD externo da HGST, Hitachi, Samsung, Seagate, Toshiba ou WD (Western Digital).

TIPOS DE FALHAS EM DISCO RÍGIDO EXTERNO

Antes de passar para os vários métodos de reparo de disco rígido externo, é importante saber o motivo da falha do disco rígido externo. Isso ajudará a determinar a melhor ação a ser tomada para recuperar os dados perdidos.

Por exemplo, um HD externo pode não ser detectado; pode fazer ruídos de arranhões; ele responde muito lentamente ou pode nem responder. Em todas essas situações, é impossível dizer com certeza que ele está morto, mas que pode parar de funcionar em futuro próximo, pode-se afirmar quase com certeza. 

FALHA MECÂNICA – Como os HDs externos são montados com algumas partes móveis, eles naturalmente apresentam desgaste com o tempo. Discos rígidos mais antigos são particularmente frágeis devido ao tempo de uso. As peças mais comumente danificadas incluem o eixo, as cabeças de leitura / gravação e os braços do atuador.

Um sinal que indica falha mecânica ou física do HD externo é um ruído de rangido e clique vindo do disco rígido. Além disso, os arquivos armazenados em sua unidade podem ficar corrompidos ou invisíveis, e o disco rígido pode emitir um som de bipe constante. Um som de bipe geralmente significa um problema com o cabeçote de leitura / gravação do HD.

Não há muito que você possa fazer para evitar a falha mecânica do HD externo devido ao desgaste normal por tempo de uso. No entanto, é sempre uma boa ideia manusear o disco rígido com cuidado, evitando quedas ou choques violentos para não piorar a situação. Não tente recuperar os arquivos por conta própria. Envie a unidade para um serviço de recuperação de dados.

FALHA LÓGICA OU ELETRÔNICA – Além de falhas físicas, seu HD externo pode apresentar um problema a nível de software. Isso pode ser uma falha de firmware e, nesse caso, o disco rígido externo terá problemas de comunicação com o computador. Seu computador pode não detectar a unidade completamente ou ser detectado incorretamente.

As infecções por malware também podem resultar em falha de software. Na verdade, muitos malwares são projetados para bloquear seus dados, a menos que você pague aos hackers. Este tipo de malware é chamado de ransomware. Pior ainda, um vírus pode apagar completamente os dados do seu HDD externo. Os arquivos e pastas também podem se recusar a abrir ou desaparecer aleatoriamente e, em seguida, reaparecer quando você conectar o HD externo novamente.

Em geral, as falhas de software podem ser evitadas. Alguns bons hábitos a serem seguidos incluem investir em um bom pacote de antivírus e evitar desconectar o HD externo de modo não-seguro. Antes de desconectar fisicamente a unidade, é sempre uma boa ideia ejetar o disco rígido usando a opção na bandeja do sistema.

 

FORMAS DE RECUPERAR DADOS DE UM HD EXTERNO

Na maioria dos casos, os dados do disco rígido externo podem ser recuperados. Além disso, é provável que a unidade esteja apenas enfrentando um mau funcionamento temporário ou um erro lógico que pode ser corrigido reinstalando os drivers e executando utilitários como o CHKDSK.

Então, este deve ser o seu primeiro passo se o disco rígido não tiver sido danificado fisicamente.

EXECUTE O UTILITÁRIO CHKDSK

O utilitário CHKDSK é um utilitário de verificação de disco embutido do Windows que verifica e repara seu disco rígido, mesmo se for um HD externo. Ele pode ser executado usando o Prompt de Comando (CMD):

  • Na barra de pesquisa do menu Iniciar, digite CMD
  • Selecione PROMPT DE COMANDO.
  • Clique com o botão direito para executar como administrador .
  • No console CMD, digite “chkdsk X: / f” onde X é a letra atribuída ao seu HDD externo. 
  • Aguarde a conclusão da verificação do CHKDSK
Outra maneira de rodar o CHKDISK em modo gráfico é clicar em cima de ESTE COMPUTADOR. Escolha a unidade problemática e clique com o botão direito em cima dele. Selecione a aba FERRAMENTAS e escolha a opção VERIFICAÇÃO DE ERROS e clique em VERIFICAR > VERIFICAR UNIDADE. Ele fará a mesma coisa que no prompt de comando.

Pode demorar um pouco dependendo do tamanho do disco rígido externo. Após a verificação ser concluída, feche o CMD e reinicie o computador para verificar se a unidade está funcionando novamente.

REINSTALE O DRIVER

Todos os componentes do seu computador se comunicam com o sistema operacional usando drivers. Portanto, se o driver do seu HD externo ou do controlador USB  não foi instalado corretamente, isso poderia resultar em uma falha. 

Felizmente, você pode reinstalar facilmente o driver usando o utilitário Gerenciador de Dispositivos no Windows. Veja como desinstalar um driver usando o Gerenciador de Dispositivos:

  • Pressione a tecla Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. 
  • Digite devmgmt.msc e pressione Enter para abrir o Gerenciador de Dispositivos.
  • Expanda a seção Unidades de disco e procure o HDD externo. 
  • Se você não conseguir localizá-lo, procure-o na seção Dispositivos portáteis .
  • Clique com o botão direito sobre o HD externo e escolha Desinstalar dispositivo.

Repita as operações para desinstalar o driver USB se um dos itens dos CONTROLADORES USB (BARRAMENTO SERIAL UNIVERSAL) estiver com um ponto de exclamação.

Depois que o driver for desinstalado, feche o Gerenciador de dispositivos e reinicie o computador. O Windows irá reinstalar automaticamente o driver e se tudo der certo, o seu HD externo será reconhecido novamente.

PROBLEMAS DE MAU-CONTATO

Outros problemas que fazem com que uma unidade externa não seja reconhecida geralmente são causados por cabo USB defeituoso ou porta USB danificada.

A primeira coisa a fazer é testar o HD externo em outra porta USB se houver uma disponível. Se você não tiver uma outra porta USB no seu notebook e quer eliminar a possibilidade de que o problema seja nela, conecte seu HD externo em outro computador. 

Também pode ser que o cabo esteja ruim. Experimente trocar o cabo USB por um novo. Isso talvez possa resolver seu problema de conectividade do HD externo com o computador.

E finalmente, se o seu HD não for do tipo USB nativo, existe uma pequena placa adaptadora dentro do case plástico que transforma o HD interno SATA em uma unidae USB. Se este for o caso, remova o HD interno e o conecte diretamente em uma porta SATA de outro computador e verifique se o problema é resolvido.

NÃO HÁ UMA LETRA ATRIBUIDA À UNIDADE

O HD externo precisa ter uma letra de unidade exclusivo para o Windows reconhecê-lo. Se a unidade não tiver uma letra atribuída, ou estiver tentando usar o mesmo nome de outra unidade, será necessário usar o Gerenciamento de disco para resolver o problema. Assim que o conflito de nomenclatura for resolvido, tente acessar a unidade novamente. Você deve ter sucesso desta vez. Veja como fazer:

  • Abra o gerenciamento de disco do Windows.
  • Localize a unidade cujo nome você deseja alterar.
  • Clique com o botão direito no HD e selecione Alterar letra da unidade e caminho.
  • Escolha Alterar e selecione uma letra para a unidade na caixa suspensa.
  • Clique em OK e em Sim quando for avisado de que alguns programas podem não funcionar corretamente com a unidade renomeada.

Como recuperar arquivos excluídos de um HD externo

  • Os HDs externos oferecem uma ótima maneira de aumentar a capacidade de armazenamento do seu computador ou compartilhar dados com outros usuários. Eles estão sujeitos à perda de dados como qualquer outro tipo de dispositivo de armazenamento. 

Mesmo tomando todas as precauções, provavelmente chegará o momento em que você precisará executar a recuperação de dados de um disco rígido externo. Para tais situações, o software de recuperação oferece uma maneira fácil de restaurá-los.

O software de recuperação de dados é uma alternativa econômica em vez de enviar seu HD externo para um serviço profissional de recuperação de dados. É a única maneira de recuperar arquivos após eles terem sido deletado, ou após um disco rígido externo ser formatado acidentalmente.

Fazer backup do dados do computador fornece proteção contra perda acidental de arquivos. Porém, muitas vezes, ocorre um cenário de perda de dados antes que o backup dos arquivos tenha sido feito. Nesses casos, o software de recuperação de dados oferece a única esperança de restaurar as informações perdidas.

Este tipo de software faz a varredura avançada no HD externo para recuperar arquivos excluídos ou de discos que foram formatados. Eles podem restaurar fotos, vídeos, músicas e documentos perdidos e excluídos em diversos formatos diferentes, possuindo uma interface intuitiva e amigável. Com alguns cliques simples você está no caminho para a recuperação de dados do seu HD externo.

Existes inúmeros softwares de recuperação de dados no mercado:

  • ADRC Data Recovery Tool
  • Advanced Disk Recovery
  • AnyRecover
  • Disk Dril 
  • Easeus Data Recovery Wizard
  • FreeUndelete
  • GetDataBack
  • Glarysoft File Recovery Free
  • iBoysoft Data Recovery Free
  • iCare Data Recovery Free
  • MiniTool Power Data Recovery
  • Ontrack Easy Recovery
  • Orion File Recovery Software
  • PhotoRec
  • Puran File Recovery
  • Recovery My Files
  • Reclaime File Recovery
  • Recuva
  • Restoration
  • R-Studio 
  • SoftPerfect File Recovery
  • Stellar Data Recovery
  • TestDisk
  • Undelete 360
  • UndeleteMyFiles Pro
  • Windows File Recovery
  • Wise Data Recovery
  • Wondershare Recoverit
  • ZAR-X

Para recuperar arquivos de um disco rígido externo, as etapas não mudam muito de um programa para outro:

  1. Baixe e instale o programa em sua máquina Windows. 
  2. Como você perdeu os dados no HD externo, instale o programa no HD principal do seu computador.
  3. Conecte o disco rígido externo à sua máquina e inicie o programa.
  4. Selecione a unidade externa na lista de discos disponíveis do aplicativo.
  5. Clique no botão Pesquisar dados perdidos para iniciar a varredura do dispositivo.
  6. Selecione os arquivos que deseja restaurar.
  7. Salve os dados no HD do computador (nunca salve os dados no próprio HD externo).

NOTA IMPORTANTE: Nunca… em nenhuma hipótese… jamais salve os dados encontrados pelo software no próprio HD onde os arquivos foram perdidos. Se você fizer isso, irá corromper os arquivos e provavelmente eles serão perdidos definitivamente!

Depois de todas estas dicas, provavelmente você conseguirá resolver o seu problema de perda de dados no HD externo, exceto se ele apresentar danos físicos. Se este for o caso, ou você não se sente confortável tentando estes procedimentos do tipo “faça-você-mesmo”, procure uma empresa especializada em recuperação de dados de HD.

E-RECOVERY é especialista em recuperação de dados de discos rígidos de todas as marcas e modelos, e oferecemos atendimento excepcional e um preço muito razoável para recuperar os dados do seu HD. A avaliação é gratuita e você terá as melhores chances de recuperar seus dados perdidos!

 

Rolar para cima