COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE RECUPERAÇÃO DE DADOS?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O que devo observar ao escolher uma empresa de recuperação de dados?

Se você está  em uma situação em que precisa de recuperação de dados, a empresa que você escolher para fazer o trabalho precisa ser experiente e confiável. Na maioria dos casos, você só terá uma única chance de recuperar os dados.

Colocar seu dispositivo com arquivos importantes nas mãos de uma empresa inexperiente, baseado apenas nos seus baixos preços, pode resultar na perda de seus dados para sempre.

Abaixo, listamos algumas recomendações do que você deve considerar na hora de decidir qual empresa de recuperação de dados escolher.

NÃO SE ENGANE COM LOGOS DE EMPRESAS FAMOSAS

Algumas empresas de data recovery afirmam ter trabalhado com vários clientes grandes e conhecidos. Para algumas dessas empresas, isso pode ser verdade. 

Mas pense desta forma, você realmente acha que um grande banco quer que as pessoas saibam que perdeu grandes quantidades dos seus dados? Provavelmente não! 

A maioria das grandes empresas não quer de forma alguma que suas experiências com perda de dados sejam transmitidas ao público. 

Portanto, desconfie das dezenas ou centenas de logos famosos que você vê no site de uma empresa de recuperação de dados. Use o seu bom-senso.

A E-Recovery somente publica logos ou depoimentos que são aprovados por escrito pelos nossos clientes. 

FAÇA SUA PESQUISA

Quando você estiver restringindo sua pesquisa para poucas empresas, certifique-se de verificar os sites de reclamações como Reclame Aqui e avaliações no Google. 

Ambas as plataformas permitirão que você saiba antecipadamente a experiência de outros clientes com a empresa de recuperação de dados que você está considerando. 

Você tem que lembrar que é impossível agradar a todos, então algumas das melhores empresas de recuperação de dados podem sim, ter uma ou duas avaliações ruins. 

Veja nos comentários do Google se os perfis das pessoas apresentam fotos ou nomes reais. Um outro indicativo que estes comentários são verdadeiros é a quantidade de avaliações já feita. 

Não precisa ser um Local Guide, mas desconfie de usuários que tem uma única avaliação, exatamente para a empresa que você está considerando.

Se a maioria dessas avaliações for positiva, então você sabe que provavelmente estará em boas mãos!

VOCÊ RECEBE O QUE VOCÊ PAGA!

Conforme explicado no início desta postagem, na maioria das vezes você só terá uma única chance de recuperar seus dados.

Portanto, experiência, avaliações, recomendações, garantias de não pagamento se não recuperar os dados, sem taxas ocultas, benefícios gratuitos para induzir clientes como a coleta gratuita via Correios, devem sempre serem consideradas antes do preço.

Algumas empresas de recuperação de dados gostam de seduzir os clientes em potencial com cotações de preços artificialmente baixos. Mas, assim que tiverem o dispositivo em mãos, exigirão mais dinheiro para o trabalho, e o manterão como refém até que o dinheiro seja pago.

Preste atenção também aos serviços executados em duas etapas. Depois de aprovar o orçamento, você deverá pagar antecipadamente metade do valor. Se os dados forem realmente recuperados, você deverá pagar o valor restante. 

Repare que se o serviço não for bem-sucedido, você morrerá com o valor inicialmente pago. Procure empresas onde você somente será cobrado se os dados forem realmente recuperados.

Outra tática utilizada é oferecer o envio do HD ou SSD para o exterior, pagando uma taxa de envio de aproximadamente R$ 2.000,00. Se os dados forem recuperados nesta nova tentativa, você deverá ainda arcar com o custo do serviço. Caso a recuperação seja negativa, você terá desembolsado vários milhares de reais sem nenhum resultado.

Algumas outras empresas que cobram taxas muito baixas o fazem porque não têm experiência técnica. Enviar sua mídia para uma empresa como esta pode resultar em mais danos no dispositivo, e a chance de recuperação será reduzida drasticamente.

QUANTIDADE DE FILIAIS PODE NÃO SER REAL

Muitas empresas utilizam escritórios virtuais para aparentarem ter múltiplos endereço para receber o seu dispositivo, alguns até mesmo em outros países. 

Você será recepcionado num prédio elegante, com várias recepcionistas. Talvez até ofereçam um cafezinho, mas não se deixe enganar pelas aparências.

Lá você não encontrará nenhum laboratório ou pessoal técnico. As recepcionistas pertencem à empresas como Regus e outras, que alugam escritórios virtuais apenas para que seja possível divulgar os endereços no website.

Provavelmente o seu HD ou SSD nem será enviado para o laboratório real da empresa que fica em outros estados. Ele ficará guardado, e somente se o orçamento for aprovado eles enviarão o dispositivo para sua sede.

Uma maneira fácil de você não cair neste tipo de engodo, é prestar atenção no endereço divulgado. Se for um andar inteiro, e não uma sala específica, tenha certeza que é um endereço compartilhado. 

Pense comigo, você acredita que essa empresa realmente aluga um andar inteiro de centenas de m2 de um prédio caro?

EXPERIÊNCIA É TUDO!

Abaixo estão algumas questões importantes que você deve considerar ao escolher uma empresa de recuperação de dados:

  • A empresa tem referências de serviços executados anteriormente?
  • Há quanto tempo a empresa que você está considerando está no negócio de recuperação de dados?
  • Quantos casos de perda de dados a empresa já recuperou com sucesso?
  • A empresa pode recuperar dados de sistemas de armazenamento complexos?
  • Eles possuem uma infraestrutura suficiente para realizar o serviço com segurança?

DICAS ADICIONAIS:

  • Uma empresa experiente em recuperação de dados não cobrará antecipadamente.
  • Muitos oferecem uma avaliação gratuita, ou de baixo custo, antes de executar o serviço.
  • Quanto mais complexo for o trabalho, mais dinheiro custará devido ao tempo necessário para ser gasto na recuperação. 
Se você precisar recuperar dados de qualquer tipo de dispositivo, conte sempre com a ajuda da E-Recovery!