Conforme explicado no início desta postagem, na maioria das vezes você só terá uma única chance de recuperar seus dados.
Portanto, experiência, avaliações, recomendações, garantias de não pagamento se não recuperar os dados, sem taxas ocultas, benefícios gratuitos para induzir clientes como a coleta gratuita via Correios, devem sempre serem consideradas antes do preço.
Algumas empresas de recuperação de dados gostam de seduzir os clientes em potencial com cotações de preços artificialmente baixos. Mas, assim que tiverem o dispositivo em mãos, exigirão mais dinheiro para o trabalho, e o manterão como refém até que o dinheiro seja pago.
Preste atenção também aos serviços executados em duas etapas. Depois de aprovar o orçamento, você deverá pagar antecipadamente metade do valor. Se os dados forem realmente recuperados, você deverá pagar o valor restante.
Repare que se o serviço não for bem-sucedido, você morrerá com o valor inicialmente pago. Procure empresas onde você somente será cobrado se os dados forem realmente recuperados.
Outra tática utilizada é oferecer o envio do HD ou SSD para o exterior, pagando uma taxa de envio de aproximadamente R$ 2.000,00. Se os dados forem recuperados nesta nova tentativa, você deverá ainda arcar com o custo do serviço. Caso a recuperação seja negativa, você terá desembolsado vários milhares de reais sem nenhum resultado.
Algumas outras empresas que cobram taxas muito baixas o fazem porque não têm experiência técnica. Enviar sua mídia para uma empresa como esta pode resultar em mais danos no dispositivo, e a chance de recuperação será reduzida drasticamente.