O que é melhor, HD externo ou nuvem?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Adicione o texto do seu título aqui

Armazenamento em nuvem ou HD externo, qual é o melhor? Por anos, a regra de ouro era comprar uma unidade externa para fazer backup dos seus dados. No entanto, mais e mais pessoas optam pela tecnologia de nuvem com o barateamento do armazenamento em nuvem, como o Google Drive e OneDrive.

Você deve usar o armazenamento em nuvem ou um disco rígido externo em 2022? Neste artigo, vamos comparar os dois para ajudá-lo a descobrir qual é o melhor para você.

Quando acontecimentos importantes acontecem em nossas vidas, nosso primeiro instinto é registrar o momento com uma foto. Essas imagens de familiares e amigos queridos, são o que nos leva de volta ao momento e nos permite reviver os melhores momentos de nossas vidas. E como raramente imprimimos fotos atualmente, a maioria dessas imagens acaba no HD do seu computador.

Mas e se o disco rígido falhar? Você pode perder documentos financeiros e fiscais confidenciais, ou registros de saúde salvos em seu computador. Mas esses itens são geralmente substituíveis. O que não pode ser substituído são suas memórias digitais – fotos, vídeos e muito mais. Uma perda de dados dessa magnitude é a última coisa de que você precisa, especialmente quando há anos de imagens armazenadas.

Mas você pode se proteger. Fazer backup de seus dados evita que essas perdas se catastróficas. Existem várias maneiras de fazer backup de seus dados, sendo a mais popular em HDs externos ou armazenamento em nuvem.

Cada um desses métodos de backup oferece vantagens e desvantagens, e nenhuma das opções é superior. O mais importante a lembrar é que você precisa descobrir o que funciona melhor para você, com base em suas necessidades pessoais. Aqui estão mais informações sobre como fazer backup de seus dados em discos rígidos e armazenamento em nuvem.

usando HD EXTERNO P/ FAZER BACKUP DE SEUS DADOS

Os HDs externos estão mais baratos do que nunca e exigem apenas um investimento inicial, evitando pagar taxas mensais ou anuais de assinaturas típicas dos serviços de armazenamento em nuvem. Eles também oferecem alta capacidade de armazenamento, variando de 1 TB a 15 TB, e altas velocidades de transferência, o que é essencial se você costuma mover muitos arquivos grandes.

Entre os fabricantes de discos externos mais populares estão a Seagate e a Western Digital , que oferecem muitas capacidades e velocidades de transferência rápidas com seus dispositivos. Se pretende um dispositivo construído para durar, o LaCie Rugged Mini é uma excelente escolha graças à sua carcaça em borracha que o protege da água, do pó e de quedas de altura média. No entatnto, sua capacidade de armazenamento é limitada.

Outra boa opção é o Toshiba Canvio Basics, que é compacto, tem altas velocidades de transferência e funciona em baixa temperatura. Uma solução física pode parecer um retrocesso, especialmente quando o armazenamento em nuvem permite salvar dados online. 

No entanto, os discos rígidos externos são de grande valor, fáceis de usar e permitem que você armazene grandes quantidades de dados fora do seu dispositivo a um custo baixo. Além disso, uma unidade externa leva menos tempo para copiar arquivos grandes do que fazer o upload em um serviço online por meio de uma conexão com a Internet. Também é improvável que seus arquivos sejam hackeados.

O problema com os discos rígidos externos é que eles operam em um único disco, o que os deixa vulneráveis a muitos dos mesmos problemas que o disco rígido interno do seu computador. Além disso, eles são suscetíveis a roubo e incêndio, portanto, seus arquivos podem ser perdidos junto com seu computador.

1 – VOCÊ NÃO PRECISA DE ACESSO À INTERNET

Com um backup feito em HD externo, suas informações são facilmente acessíveis. Você pode fazer backup e restaurar seus dados rapidamente, esteja conectado à internet ou não. Quando você conecta seu computador ou smartphone para fazer backup de seus dados em um disco rígido externo, não há necessidade de estar online. 

Você pode fazer backup ou acessar seus dados a qualquer hora, em qualquer lugar, contanto que tenha bateria suficiente em seu dispositivo. Eliminar a necessidade de uma conexão com a Internet também acelera o processo de backup real. Fazer backup em um disco rígido leva uma fração do tempo do que você demoraria para fazer backup na nuvem. 

 2 – VOCÊ TEM UMA GRANDE CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

Se você gosta de armazenar suas séries e filmes prediletos que adora, precisa escolher a opção de disco rígido externo. A lei de direitos autorais exige que você armazene esse tipo de mídia digital em dispositivos sobre os quais você mantém o controle físico.

Independentemente disso, o upload de vários terabytes de dados em um backup baseado em nuvem pode se tornar um pouco complicado e caro. Mas você pode facilmente encontrar um disco rígido de 6 terabytes por cerca de R$ 900,00.

3 – SEUS DADOS ESTARÃO MAIS SEGUROS

Os dados armazenados na nuvem são mais vulneráveis a ataques cibernéticos e outras ameaças digitais do que os dados salvos em seu HD externo pessoal. Os especialista em nuvem fazem um bom trabalho criptografando dados e protegendo suas informações, mas sempre há uma chance de suas informações serem comprometidas. Mas a probabilidade é significativamente reduzida quando você tem seus back

RAZÕES PARA ESCOLHER O ARMAZENAMENTO EM NUVEM

Em vez de armazenar seus arquivos e documentos em um disco rígido externo, uma opção melhor poderia ser usar um serviço de armazenamento em nuvem, como Google Drive, Dropbox ou Microsoft OneDrive.

As soluções de armazenamento em nuvem fornecem tecnologia de sincronização que sincroniza automaticamente seu computador ou dispositivo móvel com sua conta online. Eles também são confiáveis porque você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar e em qualquer tipo de dispositivo.

Usando esses serviços em nuvem, seus arquivos são protegidos contra danos por desastres naturais, incêndios e até mesmo roubo, aos quais discos rígidos externos também estão susceptíveis.

Outro benefício do armazenamento em nuvem é que, se você usar um serviço confiável, ele garantirá a redundância, armazenando seus dados em vários servidores. Dessa forma, se um servidor falhar, você ainda poderá acessar seus arquivos sem interrupção. Com discos rígidos externos, você terá que levá-lo a um especialista em recuperação de dados, que ainda pode não ser capaz de recuperar seus arquivos.

A desvantagem de usar serviços em nuvem é que a maioria oferece apenas alguns gigabytes de armazenamento de graça, o que só funciona se você tiver um pequeno número de arquivos. Além disso, o provedor tem controle sobre como e onde seus dados são armazenados, assim que você subir os seus arquivos. É por isso que você deve ler seus termos e política de privacidade.

O armazenamento em nuvem também é vulnerável a hackers, embora mais aplicativos de armazenamento em nuvem estejam implantando padrões de criptografia avançados. Depois de carregados, os arquivos são criptografados e ilegíveis por qualquer pessoa que não seja o usuário. Isso garante que eles sejam mantidos em segurança.

Assim como acontece com os discos rígidos externos, há muita concorrência no mercado de armazenamento em nuvem, mas você pode comprar o negócio que fizer mais sentido para você. Recomendamos que você compare os serviços de armazenamento em nuvem de um provedor confiável, evitando que uma eventual falência do serviço leve seu dados juntos com a quebra da empresa.

1 – SEUS DADOS ESTÃO PROTEGIDOS CONTRA AMEAÇAS FÍSICAS

Sim, você leu corretamente. A segurança oferecida pela nuvem é um pouco diferente da segurança oferecida por um HD externo. Você já pensou no que aconteceria com seus dados se seu disco rígido fosse danificado por água, fogo ou até mesmo por uma queda acidental? Você teria sorte de ter seus dados intactos.

O armazenamento em nuvem é imune a esses riscos. Você não pode danificar permanentemente a nuvem, porque não há uma única peça de hardware que contenha todos os seus dados. O backup na nuvem garante que suas informações não sejam vítimas de ameaças físicas.

2 – VOCÊ PODE ACESSAR SEUS DADOS DE QUALQUER LUGAR

O backup em nuvem tem a vantagem adicional de estar disponível em todo lugar, não importa onde você esteja. Você pode fazer backup e restaurar suas informações de seu computador, telefone ou tablet. Você pode fazer isso de qualquer lugar do mundo, bastando estar conectado na Internet. 

Você pode estar sentado em seu home office ou visitando parentes em todo o país. Se você tiver um dispositivo conectado à Internet, terá acesso aos seus dados de backup. Com o armazenamento em nuvem, você também não precisa carregar um disco rígido volumoso. Seus dados podem ser acessados sem que o HD externo esteja em suas mãos.

3 – O ARMAZENAMENTO EM NUVEM É ACESSÍVEL

A maioria dos serviços de backup baseados em nuvem oferece armazenamento gratuito. O Google, por exemplo, dá aos titulares de uma conta do Gmail os primeiros 15 GB gratuitamente. Se você exceder o limite de armazenamento gratuito, a maioria dos sites tem a opção de comprar armazenamento adicional por uma taxa mensal ou anual.

As opções de armazenamento em nuvem, como o Backblaze, oferecem backup ilimitado de seu Mac ou PC por apenas US$ 6,00 por mês, e você pode até começar de graça. Um grande negócio quando a maioria dos discos rígidos de cinco terabytes custam cerca de vinte vezes esse preço, mas não podem se orgulhar da longevidade da nuvem.

VOCÊ ESCOLHERÁ UM hd externo OU ARMAZENAMENTO EM NUVEM?

É importante ter uma boa estratégia de armazenamento que garanta que suas fotos, vídeos e músicas estejam lá para uso futuro e que nenhum dos seus documentos desapareça. As unidades HD externas são fáceis de usar, rápidas e acessíveis, mas não são tão confiáveis.

O armazenamento em nuvem pode não ser tão rápido ou mais barato que as unidades externas, mas é mais confiável. A maioria dos serviços em nuvem tem aplicativos dedicados para os principais sistemas operacionais. Além disso, eles oferecem tecnologia de sincronização e segurança e atendem a questões de dados adicionais, como recuperação de arquivos.

O resultado final é que nem um disco rígido externo nem o armazenamento em nuvem é mais eficaz do que o outro. Depende do tipo de dados que você deseja armazenar, da capacidade de armazenamento de que você precisa e de como deseja acessar seus dados.

Neste ponto, você pode ter decidido se deseja usar um disco rígido externo ou armazenamento em nuvem para fazer backup de seus dados. Mas você precisa de mais uma informação. Na realidade, a melhor maneira de salvar suas informações é empregar esses dois métodos de backup!

Coisas ruins acontecem, então você precisa ter um backup para o seu backup. Escolha o método de backup mais adequado para você como principal e, em seguida, use o outro método para criar cópias de seu backup principal. Dessa forma, não importa o que aconteça, você sempre terá uma cópia confiável de suas memórias digitais.

Tanto os discos rígidos externos quanto os serviços de armazenamento em nuvem têm um bom desempenho em termos de armazenamento de dados. Recomendamos usá-los em combinação.

Se você perder dados do seu HD externo, conte com a E-RECOVERY para ajudá-lo nestes momentos. Com mais de 15 anos de mercado, somos uma das empresas mais capacitadas em recuperação de dados de HD do Brasil.

Rolar para cima