Pen Drive e Cartão de Memória MicroSD falsificados

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Recentemente recebemos uma consulta de uma pessoa que havia comprado um pen drive HP de 1 TB no Mercado Livre pelo qual havia pago apenas R$ 150,00. Na mesma época (Nov/2020), uma unidade HP autêntica de 64 GB custava aproximadamente o mesmo valor na Kabum. 

Ela usou o dispositivo normalmente, mas depois de alguns dias todos os arquivos começaram a corromper. Infelizmente, ela havia comprado um pen drive falsificado e sugeri que solicitasse um reembolso ao Mercado Livre. 

Aquele pen drive ou MicroSD de 2 TB comprado por um “ótimo preço” no Mercado Livre ou Ali Express, eBay ou Alibaba, pode ter apenas 8 GB reais de armazenamento! Isso está se tornando cada vez mais comum. 

Com este guia, você aprenderá como evitar falsos cartões de memória e pen drives e por que as pessoas ainda caem neste tipo de engodo.

O que é um MicroSD ou Pen Drive Fake?

Uma unidade flash falsa é aquela que é anunciada como tendo uma capacidade de armazenamento muito maior do que que realmente o dispositivo contém em seu interior.

Por exemplo, seu MicroSD ou pen drive de 1 TB pode ser capaz de armazenar apenas 2 GB de dados. Esses dispositivos geralmente vêm da China, mas você pode encontrá-los em todos os lugares e geralmente custam muito menos do que as versões reais! 

Muitas pessoas nem percebem, pois acabam de comprar um drive de grande capacidade devido à “mentalidade de quanto maior, melhor”.

Os dispositivos flash falsos podem ser classificados em dois tipos diferentes:

  • FAKE TIPO A – Um dispositivo Tipo A parecerá ter salvo todos os seus arquivos. Quando você verificar no Windows ou no smartphone, tudo parecerá estar OK. Quando a memória real de 2 GB ficar cheia, ele não notificará que falta espaço. Em vez disso, ele começará a reescrever em cima dos seus dados anteriores. Se você não gravar mais nada, os arquivos gravados até o ponto de 2 GB estarão funcionais, até que sejam sobrescritos ´por novos dados.
  • FAKE TIPO B – Um dispositivo Tipo B mostrará a falsa capacidade de armazenamento, mas você só poderá gravar a quantidade de dados igual ao tamanho real da memória do dispositivo, que no caso é 2 GB. Depois de passar desse ponto, toda os arquivos (inclusive os já gravados) começarão a se corromper.

Este tipo de golpe é possível gravando informações falsas no firmware (programa interno) do dispositivo. Seus chips podem armazenar apenas 2 GB de dados, mas ele pode ser “batizado” com uma capacidade irreal de 1 TB, por exemplo. 

Seria a mesma coisa que você pegar um livro com 1000 páginas, arrancar 980 páginas e deixar apenas 20 páginas. Quem for folhear o índice do livro encontrará lá todos os capítulos, mas ao procurar a página, ela não será encontrada.

Como Identificar um Pen Drive ou MicroSD Falsificados?

Imagine que você se depara com uma situação em que perdeu todos os dados salvos no seu cartão MicroSD ou pen drive recém-adquirido. Toda os dados foram embora! Você não gostaria de estar nessa posição, certo? É exatamente por isso que ao adquirir uma unidade flash, você deverá testá-lo antes de gravar qualquer arquivo importante nele.

Torna-se ainda mais difícil identificar um dispositivo fake, pois alguns cartões MicroSD ou pen drives falsos vêm com nomes conhecidos e confiáveis, como Samsung, Kingston ou SanDisk. Mas você não precisa se preocupar, vamos ajudá-lo a identificar um dispositivo falso!

Um cartão MicroSD ou pen drive falso é sempre fácil de identificar se você for cuidadoso o suficiente no processo de compra. Aqui estão alguns pontos-chave que ajudam a identificar os dispositivos fake pela aparência:

  • A etiqueta colada no dispositivo é de baixa qualidade.
  • O dispositivo não contém um número de série na parte traseira ou no conector USB.
  • Os chips de memória são cobertos por epóxi, impossibilitando a sua identificação.
  • Eles são de marcas conhecidas, mas que não produzem esse tipo de dispositivo.
  • Os conectores USB ou do cartão parecem inclinado ou frágeis.
  • Eles não vêm em uma embalagem blister plástica.
  • A impressão do cartão SD pode ser facilmente removida.
  • O logotipo da empresa não está certo.

Como Testar um Pen Drive ou MicroSD Falsificados?

Portanto, agora que você sabe o que são dispositivos de memória flash falsos, é hora de testá-los!

TESTE RÁPIDO – Um teste rápido que você pode fazer é copiar um arquivo grande (1 GB ou mais) para o dispositivo até que ele fique cheio e você não consiga mais acessá-lo. Em seguida, copie novamente este arquivos para o seu computador e verifique se eles estão abrindo normalmente. Selecione apenas os arquivos que não esteja corrompidos e veja seu tamanho. Este será aproximadamente a capacidade real do MicroSD ou pen drive falsificado.

FAKEFLASH TEST – É um software gratuito para verificar a capacidade real de cartões de memória MicroSD e pen drives. Ele grava blocos de dados com um tamanho correspondente à capacidade declarada da mídia, verificando assim a capacidade real do disco. É do desenvolvedor da ferramenta USB multiuso RMPrepUSB. O FakeFlash Test é uma versão estendida do componente do RMPrepUSB que realiza um teste rápido para verificar a capacidade real do drive. Esta ferramenta é simples e elegante e é usada para verificar o tamanho exato da memória pela qual se pagou. Inclui dois testes que são destrutivos, portanto, é necessário ter certeza de que há um backup dos arquivo gravados no dispositivo.

H2TESTW – Este é um dos melhores aplicativos através do qual se pode verificar a capacidade do dispositivo corretamente. Em unidades mais recentes de grande capacidade, a varredura com H2testw durará várias horas ou dias, especialmente se eles também tiverem velocidades de gravação lentas. Esta ferramenta grava arquivos grandes de 1 GB no dispositivo e os lê de volta. Se os dados lidos não estiverem da mesma maneira que os que foram gravados, há um problema com o dispositivo. 

Se você precisar recuperar dados de cartões de memória ou pen drives, traga seu dispositivo para a E-Recovery para uma avaliação sem compromisso!