Recuperação de dados criptografados é possível?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A criptografia de dados é uma faca de dois gumes. Ninguém vai negar que a criptografia é extremamente importante, especialmente para material sensível, como registros médicos ou documentos confidenciais.

No entanto, se você perder sua senha, os dados do seu HD ou SSD criptografado desaparecerão para sempre! Seja qual for a ferramenta que você usou, se não tiver a senha, não terá seus dados. Ponto final.

Ainda mais frustrante é quando você tem todas as suas credenciais de descriptografia necessárias, mas ao desbloqueiar sua unidade, nada aparece.

Ser bloqueado de seus dados por não lembrar da senha é difícil. Ficar bloqueado de seus dados mesmo quando você tem suas credenciais de criptografia porque de repente tudo o mais não funciona é enlouquecedor.

Talvez sua unidade não apareça ou dê um erro de inicialização. Talvez os dados estejam visíveis, mas você não pode abrir nenhum arquivo. Ou talvez sua unidade esteja fazendo ruídos incomuns e não mostre nada.

Felizmente para você, quando seu disco rígido criptografado falhou, os serviços de recuperação de disco rígido criptografados da E-Recovery podem ajudá-lo!

Quando você não puder resolver o problema sozinho e não puder recuperar nenhum dos dados criptografados com seu software de recuperação de dados, você poderá ligar para nós.

Para acessar dados de um dispositivo de armazenamento criptografado, há dois fatores que você precisa do seu lado: as credenciais de descriptografia e uma equipe de especialistas em recuperação de dados para reparar seu dispositivo de armazenamento e recuperar seus arquivos criptografados.

Nossa equipe de recuperação de dados pode lidar com a recuperação de dados do Mac , a recuperação de dados do Windows e muito mais. Mas em todos os casos, você deverá possui a chave de descriptografia.

Digamos que você tenha deixado cair o seu disco rígido Western Digital MyBook criptografado pelo Smartware no chão. Ele começou a clicar e você o enviou para a E-Recovery. Aqui está o que acontece a seguir.

Ainda precisamos abrir seu HD em nosso laboratório de recuperação de dados e fazer reparos, como qualquer outro caso de falha de disco rígido. E usar nossas ferramentas de imagem forenses para digitalizar e visualizar o conteúdo da unidade para análise posterior.

Mas a dificuldade surge na imagem (clone binário) da unidade. Não podemos descriptografar sua unidade até que ela seja visualizada. Também não podemos recuperar seus dados mais importantes imediatamente.

Dependendo da gravidade da falha do disco rígido, nem sempre é possível criar uma imagem perfeita de uma unidade com falha. E não podemos saber onde estão os pontos em branco até o decodificarmos.

A recuperação criptografada do disco rígido também consome mais tempo do que um serviço normal de recuperação de dados do HDD. Isso ocorre porque a imagem que criamos precisa ser descriptografada e clonada antes que possamos mostrar ao cliente os resultados de nossos esforços de recuperação.

Tipos comuns de criptografia de unidade total

A criptografia de unidade completa é um dos métodos de criptografia mais populares. Nossos serviços de recuperação de disco rígido criptografados tendem a envolver criptografia de unidade completa. Geralmente, a criptografia de unidade completa não criptografa todo o disco rígido, apesar de seu nome.

Algumas formas de criptografia de unidade completa, como o FileVault 2, criam uma pequena partição do sistema de 600 megabytes que permanece descriptografada. Outros deixarão o registro mestre de inicialização descriptografado.

Recuperação de Dados FileVault 2

O FileVault 2 é uma forma de criptografia de unidade completa para computadores Mac. O FileVault original era uma ferramenta de criptografia baseada em arquivo que protegia apenas por senha o conteúdo da pasta Início do usuário. O FileVault 2 criptografa todo o volume ativo no disco rígido do usuário.

Recuperação de Dados do BitLocker

O Bitlocker é uma forma de criptografia completa para PCs que vem embutida no Windows. As credenciais de criptografia do Bitlocker podem ser armazenadas em uma unidade flash USB. Ele pode ser usado para criptografar a unidade interna do PC do usuário e também quaisquer dispositivos externos de armazenamento de dados conectados a ele.

Recuperação de Dados TrueCrypt

TrueCrypt era uma ferramenta de criptografia full-drive freeware para sistemas operacionais Windows, Mac OSX e Linux. Embora tenha sido descontinuado em 2014 e não seja mais considerado seguro, nossos engenheiros ainda veem unidades criptografadas TrueCrypt em nosso laboratório.

Recuperação de Dados SmartWare

Unidades externas da WD compatíveis com SmartWare, como as unidades My Passport e My Book, ativam automaticamente a criptografia, mesmo que o usuário nunca configure uma senha. Com alguns discos rígidos, uma parte especial da placa de controle criptografa todos os dados gravados na unidade e descriptografa todos os dados lidos da unidade.

Criptografia Baseada em Arquivos

Outra forma de criptografia que nossos engenheiros veem é a criptografia em nível de arquivo. Recursos como o EFS, o Credant ou as opções de criptografia de arquivos embutidas da Microsoft permitem que arquivos e pastas inteiras sejam criptografados, mas não o volume inteiro.

Quando as unidades com criptografia no nível de arquivo falham, nossos engenheiros de recuperação de dados podem ler e analisar logicamente seus sistemas de arquivos como qualquer outra unidade. No entanto, devido à criptografia, é mais difícil testar arquivos críticos quanto à funcionalidade ou avaliar o nível de possível corrupção de arquivo ocorrido.

Lembre-se, apenas a sua senha pode descriptografar os dados no seu dispositivo!

Nós podemos restaurar arquivos deletados. Podemos recuperar dados de discos rígidos danificados. Mas uma coisa que ninguém pode fazer é acessar dados criptografados corretamente sem a senha. Se você esqueceu sua senha, infelizmente, essa é uma das poucas coisas que não poderemos recuperar.

Rolar para cima