O que é recuperação de dados?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Serviços de recuperação de dados são procedimentos especializados para recuperar arquivos perdidos que foram apagados por acidente, ou ficaram indisponíveis por falha no dispositivo de armazenamento.

Se os seus dados forem corrompidos, perdidos ou excluídos, uma empresa de recuperação de dados pode ajudá-lo a recuperar parcial ou totalmente os seus arquivos perdidos. As empresas de data recovery podem recuperar seus arquivos usando diferentes softwares e kits de ferramentas para leitura ou reparo físico de dispositivos danificados.

Você pode perder dados devido a erros humanos, como exclusão acidental, corrupção ou desastres naturais como inundações. A perda de dados importantes pode ser devastadora, mas muitas vezes isso pode ser revertido. A primeira coisa a se fazer quando você perde dados é manter a calma.

Quando você precisa de seus dados de volta, pode ser tentado a recuperá-los por conta própria assistindo tutoriais do YouTube. No entanto, isso pode ser um erro. Você não sabe se o autor do vídeo é um especialista, ou apenas alguém em busca de mais visualizações. 

Se você não tiver cuidado, poderá sobrescrever acidentalmente seus arquivos e torná-los completamente irrecuperáveis. Portanto, tome cuidado. Mas o maior problema são vídeos que supostamente ensinam a “destravar a cabeça do HD”. A abertura de um HD deve ser feita por especialistas treinados, em ambiente controlado (sala limpa) e jamais nas situações expostas nesses vídeos.

Existem diferentes maneiras de recuperar seus dados, dependendo da dificuldade em acessar as informações. A recuperação de dados pode incluir:  

  • Recuperação de dados de servidores / RAID array
  • Recuperação de dados de máquinas virtuais
  • Recuperação de dados de HD ou SSD
  • Recuperação de dados de Mac
  • Recuperação de dados de CD, DVD, pen drive, cartão de memória

Trabalhos maiores e mais complicados podem exigir a intervenção de empresas especializadas em recuperação de dados. Nesse caso, o melhor a fazer é procurar um especialista. Os especialistas em recuperação de dados têm os recursos e a experiência necessárias para identificar a origem de sua perda de dados e revertê-la.

Neste ponto, você pode estar se perguntando como funciona a recuperação de dados. Bem, a maneira mais fácil de explicar como funciona o processo de recuperação de dados é conhecer os cenários mais comuns de perda de dados.

Motivos comuns para perda de dados

ARQUIVO OU PASTA DELETADOS ACIDENTALMENTE

Diferentes sistemas operacionais lidam com a exclusão de arquivos de maneira diferente. No entanto, o princípio geral é o mesmo. Mesmo depois que um arquivo / pasta é excluído, ele ainda pode estar no lugar onde originalmente estava gravado. O espaço que estava alocado é simplesmente marcado para ser sobrescrito quando novos arquivos / pastas são criados.

Por esse motivo, quase sempre é possível recuperar arquivos / pastas excluídos acidentalmente usando softwares de recuperação. O software procura esses arquivos que ainda permanecem após a exclusão do usuário, e oferece a opção de salvá-los em um local de sua escolha, caso sejam encontrados. Nunca, jamais instale este tipo de programas no próprio HD onde houve a perda dos dados. E também não salve os arquivos encontrados no próprio disco, pois isso irá corromper os arquivos.

SSDs trabalham de modo diferente quando um arquivo é marcado para ser deletado. Para otimizar o seu desempenho e aumentar a sua vida útil, eles realmente zeram todos os setores se o comando TRIM estiver ativado. Então, na maior parte dos casos, ao apagar um arquivo no SSD provavelmente ele não será recuperável.

FORMATAÇÃO DO HD / SSD

Quando um dispositivo de armazenamento de dados é formatado, você não poderá acessar os arquivos que estavam presentes antes da formatação. No entanto, isso não significa que esses arquivos não sejam recuperáveis. A formatação apaga os ponteiros que instruem seu sistema operacional sobre onde encontrar seus arquivos.

Desde que seu dispositivo de armazenamento de dados não sobrescreva novos dados nesses setores, pode ser possível recuperar arquivos após a formatação. O software de recuperação de dados pode restaurar os ponteiros do sistema de arquivos, permitindo que você recupere o acesso aos seus arquivos.

Infelizmente, o espaço que foi utilizado pela nova reinstalação do Windows ou (restauração do sistema para o modo de fábrica) foi sobrescritos com novos dados. Este espaço será perdido, e os arquivos que eventualmente estavam gravados nesses setores foram perdidos definitivamente, e não há nada que se possa fazer a respeito.

DANO LÓGICO NO SISTEMA DE ARQUIVOS DO HD / SSD

Um sistema de arquivos pode ser danificado como resultado de uma queda de energia, uma falha de software ou pela ação de algum vírus ou malware. Esse tipo de dano fará com que os usuários não consigam acessar seus arquivos, pois o HD aparecerá em modo RAW.

Muitas ferramentas de software de recuperação de dados são capazes de reparar esse dano lógico, dando aos usuários acesso aos seus dados novamente. Se o Windows ainda estiver funcionando, ele pode executar automaticamente a ferramenta de reparo do Window na tentativa de reparar este tipo de erros. Lembramos que nos casos de grave corrupção no sistema de arquivos, rodar o CHKDSK pode piorar a situação, em vez de corrigir o problema.

FALHA DE HARDWARE (DANOS FÍSICOS)

Infelizmente, se o HD falhar fisicamente, você precisará levá-lo a uma empresa profissional de recuperação de dados para tentar recuperar seus dados. Eles têm as ferramentas necessárias para tentar resolver esse tipo de problema, que pode ser muito complexo e não há como você mesmo fazer o reparo.

A recuperação dos dados pode ser feita através da leitura forçada de HDs com setores defeituosos em ferramentas especializadas como o PC3000. Ou através da troca de componentes danificados como cabeças de leitura quando o HD está fazendo ruídos anormais ou a placa lógica está queimada.

OUTRAS CAUSAS PARA PERDA DE DADOS

Outros cenários incluem vírus que excluem ou corrompem arquivos, fazendo com que os arquivos fiquem indisponíveis. Varrendo o seu HD com um bom programa anti-vírus que consiga remover os malwares, normalmente possibilita que você tenha acesso aos seus arquivos novamente.

Outro problema comum atualmente são ataques de ransomware. Muito comum em servidores Windows Server, onde os arquivos da empresa são criptografados, e em seguida é exigido um resgate para liberar a chave para descriptografar os arquivos. Em quase todos os casos, a criptografia utilizada é impossível de ser quebrada por causa da sua complexidade. Lembramos que mesmo pagando o hacker, não há nenhuma garantia que ele realmente irá liberar a chave.

Finalmente, lembre-se de que se os arquivos foram excluídos de alguma forma, você poderá recuperá-los. Isso também é verdadeiro no caso de sistemas de arquivos danificados. No entanto, se a unidade estiver fisicamente comprometida, o software de recuperação de dados não ajudará. Nesse caso, você precisará procurar um serviço profissional de recuperação de dados. Eles têm as ferramentas para consertar dispositivos de armazenamento defeituosos.

COMO É FEITA A RECUPERAÇÃO DE DADOS?

A perda de dados pode acontecer para qualquer um que trabalhe com um computador. Bugs, falha na fonte de alimentação, falhas de software ou hardware são um pesadelo tecnológico para qualquer empresário. E pode resultar em perda parcial ou total de dados. No entanto, os serviços de recuperação de dados podem ajudá-lo na maioria das situações. Portanto, não entre em pânico!

Quando você conta com a ajuda de especialistas em recuperação de dados, eles podem avaliar a extensão do problema, e tomar as medidas adequadas para recuperar seus arquivos. 

A recuperação de dados pode ser simples ou complexa, dependendo da situação de cada caso. Se você perdeu dados confidenciais, como informações de clientes, é melhor chamar um profissional. O especialista em recuperação de dados geralmente pode obter muitos dados de volta, mas alguns arquivos podem ser irrecuperáveis se o HD estiver muito danificado.

Como é o processo de recuperação de dados? A recuperação de dados pode ser dividida em três etapas gerais:

1 – REPARO TEMPORÁRIO DO DISPOSITIVO DANIFICADO

Um especialista em recuperação de dados determinará a extensão dos problemas existentes. Em seguida, eles repararão qualquer dano existente no dispositivo mediante a troca dos componentes danificados, ou através da leitura forçada em equipamentos como o PC3000. 

Às vezes, reparos complexos podem exigir instalações especializadas como salas limpas, onde o ar estará estéril e impedirá a contaminação da mídia com micro-organismos ou partículas de poeiras. Depois que tudo estiver consertado, softwares especiais poderão reparar o sistema de arquivos e os dados poderão ser recuperados.

2 – RECUPERAÇÃO DOS DADOS

O especialista acessará o dispositivo usando vários softwares especializados para fazer a varredura no disco na tentativa de encontrar seus arquivos. Os dados corrompidos precisam ser remontados, e os dados excluídos acidentalmente precisarão ser restaurados. 

No entanto, é importante salientar que os dados sobrescritos são considerados irrecuperáveis, bem como arquivos deletados de uma unidade de estado sólido (SSD) se o TRIM estiver ativado.

3 – TRANSFERÊNCIA DOS DADOS

Depois que seus arquivos estiverem acessíveis novamente, eles serão copiados para um novo disco. Um especialista em recuperação de dados pode fazer isso de várias maneiras, geralmente clonando o disco para manter as configurações originais intactas.

Esse HD conterá todos os seus arquivos recuperados. Para sua segurança e privacidade, as melhores empresas de recuperação de dados limparão todos os vestígios de seus dados, assim que o cliente confirmar que fez um backup dos dados recuperados.

PREVENINDO A PERDA DE DADOS

Estar preparado para casos de emergência é essencial. Com desastres naturais como furacões ou inundações, a preparação (ou a falta dela) pode significar a diferença entre manter ou perder seus dados.

A melhor maneira de evitar a perda de dados é fazer e atualizar o backup de todos os seus arquivos rotineiramente. Existem duas maneiras de fazer isso: localmente em um disco rígido ou remotamente em um servidor baseado em nuvem. De vez em quando, tente restaurar o backup para verificar se eles estão funcionais. A pior coisa seria descobrir que o seu backup foi corrompido quando você precisar dele!

Um backup local envolve o uso de um HD externo, ou outra unidade na rede, para copiar todos os seus arquivos. Essa opção pode ser uma solução conveniente, mas se você perder ou danificar o disco rígido externo, perderá imediatamente a segurança que tinha ao fazer o backup de seus arquivos.

Os backups remotos, por outro lado, colocam seus dados em um local seguro e distante. Você pode acessar seus dados ou arquivos a qualquer momento na nuvem, e pode até mesmo fazer backup de servidores inteiros, se necessário. Com um backup remoto, você pode acessar seus dados de qualquer dispositivo, não importa onde você esteja, desde que possa acessar o site ou a plataforma do serviço.

Uma coisa importante a notar é que um backup remoto não é o mesmo que serviços como o Dropbox . Embora o Dropbox seja um aplicativo de armazenamento em nuvem, ele é mais adequado para armazenar arquivos, documentos e outras mídias. Um serviço de backup remoto pode fazer backup de todo o seu sistema e de suas configurações e muitos oferecem um terabyte ou mais para seus backups.

  • 3 cópias dos seus arquivos precisam ser feitas para diminuir a chance de acidentes.
  • 2 tipos de mídias diferentes devem ser usados para backups, e não podem ser do mesmo tipo.
  • 1 dos backup deve estar armazenado em um local diferente daquele onde estão os dados originais.
Este método garante que existam várias cópias de seus dados prioritários, caso o pior aconteça e você precise de seus dados de volta imediatamente. Ter várias cópias diferentes de seus dados ajudará a proteger seus arquivos de modo seguro. Esteja sempre preparado e faça backup de seus arquivos. Você ficará feliz por ter feito isso quando acontecer algum acidente!

E-RECOVERY é uma empresa experiente, com mais de 15 anos de experiência e milhares de casos já resolvidos. Somos líderes em recuperação de dados corporativos, e estamos prontos para ajudar você, seja uma empresa ou pessoa física. Entre em contato conosco e solicite uma cotação para saber quanto custará a recuperação de dados do seu HD ou de outro dispositivo!
Rolar para cima