fbpx

Como evitar problemas com o cartão de memória

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O cartão de memória tornou-se muito popular hoje em dia, sendo usado em vários dispositivos modernos como smartphones, câmeras digitais, tablets, gravadores de voz, etc. A maioria dos usuários usa o cartão SD ou MicroSD em seus dispositivos para armazenar uma grande quantidade de dados nele. 

Eles são muito pequenos em tamanho, mas têm capacidade para armazenar uma grande quantidade de dados, incluindo fotos, vídeos e arquivos de áudio. No entanto, às vezes você pode obter problemas como erros no cartão de memória, cartão bloqueado ou não reconhecido.

Se o seu cartão de memória for corrompido ou danificado, é muito difícil recuperar todos os dados excluídos ou perdidos, como fotos, vídeos, áudios, etc. Mas se você já tiver um backup de todos os dados, então há uma chance de restaurar seus dados perdidos com segurança.

Portanto, se você deseja evitar erros ou corrupção do cartão de memória, a melhor estratégia é cuidar bem do cartão SD, evitando que ele seja danificado. 

DICA 1 – FORMATE O CARTÃO LOGO APÓS A COMPRA

Se você formatar o cartão de memória antes de armazenar seus dados nele, você poderá confirmar se seu cartão de memória está íntegro e se ele não é falsificado. Certifique-se de que a primeira formatação do cartão deve ser feita no próprio dispositivo onde ele será utilizado. Para ter certeza se o cartão realmente tem a capacidade estampada na etiqueta, encha-o com vários arquivos de vídeo até completar a sua capacidade. Assim que o cartão estiver lotado, agora copie estes mesmos vídeos para o seu computador e cheque se ele estão íntegros.

DICA 2 – DEIXE ESPAÇO LIVRE NO CARTÃO DE MEMÓRIA

O cartão de memória tem um espaço de armazenamento limitado, portanto, sempre deixe algum espaço extra nele. O armazenamento desnecessário de dados pode corromper os arquivos gravados, ou pode causar alguns problemas de erro no cartão de memória. Portanto, se você deseja proteger o seu cartão de danos, evite usar toda sua capacidade.

DICA 3 – DESLIGUE O DISPOSITIVO ANTES DE REMOVER O CARTÃO DE MEMÓRIA

Esta é uma das maneiras mais simples de evitar a corrupção ou erros no cartão de memória. Você deve sempre desligar o dispositivo antes de remover o cartão de memória, caso contrário, ele também pode causar problemas de corrupção. Além disso, apesar de difícil, pode acontecer de os dados salvos no cartão serem excluídos ou perdidos.

DICA 4 – NÃO UTILIZE CARTÕES COM SETORES DEFEITUOSOS

Se você não quiser nenhum tipo de problema de corrupção em seu cartão de memória, não utilize dispositivos que contenham setores defeituosos. Se o número de setores defeituosos aumentarem em seu cartão de memória, ele irá parar de funcionar. Os bad blocks podem aparecer por desgaste nas células de memória, e um dos primeiros sintomas é a lentidão na leitura ou gravação de dados no dispositivo.

DICA 5 – NUNCA USE O MESMO CARTÃO EM DISPOSITIVOS DIFERENTES

Caso você tenha um único cartão de memória e esteja usando-o em dispositivos diferentes, pare de fazer isso. Nestas situações, você pode precisar reformatar o cartão para o sistema de arquivos do outro dispositivo, ou ter de excluir seus dados importantes para criar mais espaço de armazenamento. 

DICA 6 – EM VEZ DE COMPRAR UM GRANDE, USE VÁRIOS CARTÕES DE PEQUENA CAPACIDADE

Sempre use vários cartões de menor capacidade para armazenar seus dados em vez de manter todos os dados em grande cartão. Se houver algum problema com seu cartão de memória de 512 GB, você poderá perder todos os arquivos gravados. Portanto, em vez de correr riscos, é melhor manter seus dados em vários cartões pequenos de digamos, 64 ou 128 GB.

DICA 7 – NUNCA ARMAZENE DADOS INFECTADOS POR VÍRUS EM SEU CARTÃO

Ao armazenar quaisquer dados em seu cartão de memória, primeiro verifique se os dados contêm malwares ou vírus. Para isso, você deve primeiro escanear seu dispositivo com qualquer ferramenta antivírus e remover o malware do dispositivo. Se você não fizer isso, existe a possibilidade de que o cartão de memória seja corrompido e perca todos os dados.

DICA 8 – REMOVA COM SEGURANÇA O CARTÃO DE QUALQUER COMPUTADOR

Sempre remova seu cartão de qualquer dispositivo aplicando \”Remover hardware com segurança\”. Se você remover o cartão diretamente sem fazer isso, seus milhares de dados podem ser corrompidos ou excluídos. Portanto, é recomendável remover o cartão de memória clicando na opção \”Remover hardware com segurança\” no Windows, ou \”Ejetar\” no Mac.

DICA 9 – EM VEZ DE EXCLUIR TODOS OS DADOS, FORMATE O CARTÃO

\”Formatar\” e \”excluir tudo\” são opções completamente diferentes uma da outra quando o objetivo é limpar o cartão de memória de quaisquer arquivos existentes. Se você escolher a opção \”formatar\”, todos os dados presentes no cartão  serão excluídos permanentemente. Mas se você selecionar \”excluir todos\” nada disso acontecerá, apenas o índice dos arquivos será apagado, mas os dados em si ainda estarão armazenados nos setores do cartão de memória.

DICA 10 – EVITE USAR O CARTÃO COM BATERIA FRACA NO DISPOSITIVO

Não use nenhum dispositivo quando a bateria estiver fraca, pois isso pode afetar os dados presentes no cartão de memória, causando problemas de corrupção. Quando a bateria do dispositivo está fraca, há uma chance maior de corrupção do cartão de memória.

DICA 11 – SEMPRE FORMATE SEU CARTÃO SD NO DISPOSITIVO

Esta é uma dica muito importante para lembrar, sempre formate seu cartão apenas no dispositivo original. Se você estiver usando o cartão em duas câmeras diferentes, se você formatar o dispositivo em um câmera e for usá-lo em outra, isso pode causar corrupção ou erros no cartão de memória.

DICA 12 – GUARDE SEU CARTÃO EM UM LOCAL SEGURO

Se você deseja evitar a corrupção do cartão de memória, sempre deve guardá-lo em local seguro. Por exemplo, se você deixar seu cartão no porta-luvas do carro, ele pode ser danificado pelo calor ou até mesmo ser roubado, e você poderá perder todos os dados gravados.

DICA 13 – SEMPRE REFORMATE O CARTÃO APÓS CADA USO

Você deve fazer pelo menos duas cópias de segurança de suas fotos e, em seguida, reformatar o cartão de memória após cada exportar os dados para o seu computador. Isso manterá seus dados seguros e também protegerá o cartão contra corrupção.

DICA 14 – PROTEJA SEU CARTÃO CONTRA DANOS FÍSICOS

Não dobre ou deixe cair o cartão de memória em qualquer lugar, eu não o guarde nos bolsos da calça. Pequenos arranhões ou outros objetos, como por exemplo uma chave, podem danificar o seu cartão e impedir o acesso aos dados do cartão de memória.

DICA 15 – REINICIE O DISPOSITIVO

Sempre que o seu cartão não estiver sendo reconhecido, reinicie imediatamente o seu dispositivo. Muitas vezes a reinicialização do dispositivo pode resolver todos os problemas relacionados ao não reconhecimento do cartão de memória. 

CONCLUSÃO

Aqui você aprendeu algumas dicas para evitar erros ou corrupção no cartão de memória. Mas independente dos cuidados, o cartão pode ser danificado devido a vários motivos. Portanto, se você não quiser perder seus dados preciosos ou evitar que seu cartão seja corrompido, tente usar as dicas acima quando estiver usando o seu dispositivo.

No caso de todos os dados presentes em seu cartão terem sido excluídos completamente devido a um problema de corrupção, ou ele ficar totalmente inacessível, você pode contar com a ajuda da E-RECOVERY para tentar recuperar suas fotos e vídeos.

Mesmo que seu cartão não seja mais reconhecido pelo computador, em muitos casos podemos recuperar os dados do seu cartão de memória. Consulte-nos para saber quando custará o serviço!

Rolar para cima