Vídeos sobre Recuperação de Dados

Com as plataformas digitais de upload de vídeos, qualquer pessoa pode colocar um vídeo sobre qualquer assunto. Com os vídeos sobre recuperação de dados do Youtube não é diferente. Não importa se a pessoa é um profissional da área, um professor competente ou apenas um adolescente que pensa que sabe sobre tudo. Este é o perigo das informações digitais, nem tudo que aparece na Internet é verdade.

Temos recebido inúmeros discos de clientes que poderiam ter seus dados recuperados, mas que agora são um caso sem solução. Todos seguiram recomendações de vídeos do Youtube que supostamente ensinariam como recuperar dados de HDs.

Os mais comuns são os vídeos que ajudariam a “destravar” a cabeça de leitura de um disco. Infelizmente, ao contrário do que é mostrado nos vídeos, esta não é uma tarefa simples. Pelo contrário, é o mais complexo, caro e difícil tarefa na recuperação de dados de HD, pois normalmente envolve a troca das cabeças de leitura/gravação.

Se o HD necessitar ser aberto, o procedimento deve ser feito numa sala limpa, com equipamentos adequados para que as micro partículas existentes no ar não contaminem a mídia magnética.

Dependendo da força que a pessoa exerce nos parafusos na sua tentativa de removê-los para ver o que tem dentro do disco, isto poderá fazer com que a carcaça fique amassada e perca a calibração de fábrica dos frágeis e delicados mecanismos internos.

Se você abrir o HD em casa, sinto dizer, mas você praticamente matou o seu disco. A chance de recuperação nestes casos é quase nula. Se eventualmente ainda for possível a recuperação, o custo será várias vezes superior do que se você não tivesse mexido no HD.

Se o motor do seu carro começar a fazer ruídos estranhos e você não entende nada de mecânica, de que adianta abrir o motor para dar uma olhadinha? Lembro uma vez que meu carro começou a apresentar um barulho metálico e perder força e achei mais prudente parar o carro. Vim a descobrir depois que houve um problema nos cilindros e o motor teria que ser retificado. Se tivesse continuado a andar com ele, o motor poderia ter ficado imprestável.

Se uma pessoa tem uma dor de cabeça e desmaia, você iria abrir a cabeça dela para ver o que tem dentro ou se tem alguma artéria obstruída? Pense bem, de que adianta você dar uma olhadinha se você não entende como tudo funciona? Somente um cardiologista tem o expertise necessário para estas operações.

Pois é, com HD é a mesma coisa. Eu não mexo no que não entendo, você mexe?

Profissionais de recuperação de dados estudaram muito e tem a experiência de vários anos trabalhando em centenas de casos diferentes. Possuem os equipamentos e o ambiente de trabalho necessários para este tipo de serviço.

Alguns procedimentos ensinados nos vídeos do Youtube sobre recuperação de dados não causam estragos. Um exemplo é remover a placa lógica com cuidado e limpar os contatos metálicos com uma borracha macia.

Outro exemplo, são tutoriais de softwares utilizados para recuperar discos formatados ou com arquivos apagados. A única ressalva é sempre instalar o HD interno ou externo em outro computador, não instalar o software no próprio HD formatado e NUNCA, JAMAIS gravar os dados recuperados no próprio disco. Se você fizer isto, os dados serão sobrescritos e ficarão corrompidos.

Se você seguir a sugestão de um amigo e assistir vídeos do Youtube sobre Recuperação de Dados, pense bem antes de abrir o hard disk.

Se você precisar de ajuda profissional para recuperar dados de HD, acesse www.e-recovery.com.br e solicite um orçamento gratuito para o seu caso.

Leave a Comment

WhatsApp chat