HDD Regenerator é um programa que supostamente consegue recuperar dados de HDs com bad blocks. Existem vários vídeos no Youtube sobre ele, mas será verdade?

Recuperar um HD com problemas pode ser um serviço caro na maior parte dos casos. Por causa disso, muitas pessoas procuram na Internet soluções caseiras que supostamente funcionaram para recuperar os seus dados.

O Youtube possui muitos vídeos postados por amadores ensinando a recuperar dados de HD a custo zero. Infelizmente, o Youtube é uma plataforma aberta onde qualquer um pode publicar quase tudo o que quiser. Não existem moderadores para checar se as informações do vídeo são verdadeiras ou não.

Nesta série, vamos conhecer alguns dos tópicos mais populares e explicar porque eles não funcionam.

Quase todo HD já vêm de fábrica com alguns bad sectors. Sabendo disso, os fabricantes reservam um certo número de setores para remapeamento. Quando um setor ruim é encontrado, ele é marcado como bad. Se for possível a leitura, mesmo que instável, as informações contidas nele são copiadas para um dos setores reserva. Se estiver ilegível, você perdeu os dados gravados naquele setor.

Quando todos os setores reserva são utilizados, os bad blocks começam a aparecer no HD. O que o HDD Regenerator tenta fazer uma re-leitura dos setores ruins e marcá-los como se estivessem bons. Se não consegue, ele os marca como defeituosos e os remove do índice do disco. Com isso, a capacidade real do HD será levemente reduzida também, pois eles serão subtraídos da capacidade total do disco.

Ele fará múltiplos acessos seqüencialmente nos bad blocks tentando “regenerá-los”. É aqui que está o grande problema deste tipo de software. Se a mídia ou a cabeça de leitura estiverem instáveis, o programa poderá fazer dezenas ou talvez centenas de tentativas antes de tentar regenerar os setores. Com isso, após alguns tempo, simplesmente o HD poderá parar de responder!

Se sua intenção é recondicionar um HD antigo com poucos bad blocks para gravar arquivos poucos importantes, o HDD Regenerator poderá servir para esta função. Entretanto, se você precisa dos dados gravados, a melhor solução é procurar uma empresa de recuperação de dados.

Soluções baseadas em software não funcionam neste casos, e é necessário a utilização de hardware dedicado.

Existem no mundo menos de meia dúzia de fabricantes estrangeiros especializados em equipamentos de recuperação de dados que conseguem clonar ou extrair informações de HD com bad blocks de uma maneira segura e profissional Existem no Brasil inúmeras empresas de recuperação de dados que possuem a tecnologia necessária para estes casos.

Se você precisa recuperar dados de HDs com bad blocks, acesse www.e-recovery.com.br e solicite um orçamento gratuito para o seu caso.