RECUPERAÇÃO DE DADOS & HDD REGENERATOR

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

HDD Regenerator é um programa que supostamente consegue recuperar dados de HD com bad blocks, com lentião no acesso aos dados ou que estejam em modo RAW. Existem vários vídeos no Youtube sobre ele, mas será verdade? Recuperar um HD corrompido com setores ruins pode ser um serviço caro. Por causa disso, muitas pessoas procuram na Internet soluções caseiras que supostamente funcionariam para recuperar os seus dados.

O Youtube possui muitos vídeos postados por amadores ensinando a recuperar dados de HD a custo zero. Infelizmente, o Youtube é uma plataforma aberta onde qualquer um pode publicar quase tudo o que quiser. Não existem moderadores para checar se as informações do vídeo são verdadeiras ou não.

Quase todo HD já vêm de fábrica com alguns bad sectors. Sabendo disso, os fabricantes reservam um certo número de setores para remapeamento. Quando um setor ruim é encontrado, ele é marcado como bad. Se for possível a leitura, mesmo que instável, as informações contidas nele são copiadas para um dos setores reserva. Se estiver ilegível, você perdeu os dados gravados naquele setor.

Quando todos os setores reserva são utilizados, os bad blocks começam a aparecer no HD. O que o HDD Regenerator tenta fazer é uma re-leitura dos setores ruins e marcá-los como se estivessem bons. Se não consegue, ele os marca como defeituosos e os remove do índice do disco. Com isso, a capacidade real do HD será levemente reduzida, pois eles serão subtraídos da capacidade total do disco.

Ele fará múltiplos acessos seqüenciais nos bad blocks tentando “regenerá-los”. É aqui que está o grande problema deste tipo de software. Se a mídia ou a cabeça de leitura estiverem instáveis, o programa poderá fazer dezenas ou talvez centenas de tentativas antes de tentar regenerar os setores. Após alguns tempo, simplesmente o HD poderá parar de responder!

Se sua intenção é recondicionar um HD antigo com poucos bad blocks para gravar arquivos poucos importantes, o HDD Regenerator poderá servir para esta função. O HDD Regenerator realmente não funciona para consertar setores. Ele apenas sobrescreve estes setores com algum tipo de informação. Este programa poderia ajudá-lo a reparar setores, mas destruirá o seu conteúdo.

Se você não precisa de dados e quer apenas tentar reparar a unidade, então você pode tentar usar o HDD Regenerator, mas somente se houver poucos setores defeituosos. Caso contrário, você apenas estressará as cabeças de leitura e as matará. Novos setores defeituosos podem aparecer de novo, e você apenas remediaria o problema temporariamente. Pelo preço atual dos HDs, se você tiver certeza que seu HD tem bad blocks, é aconselhável descartá-lo e comprar um novo disco.

POR QUE HDD REGENERATOR NÃO RECUPERA DADOS?

SpinRite, HDD Regenerator ou DRevitalize não podem restaurar ou recuperar informações de setores danificados. Eles “consertam” um disco reformatando seletivamente setores defeituosos ou estimulando o firmware a remapeá-los novamente. Esses setores defeituosos que fariam com que o firmware do disco retornasse um código de erro, agora estarão “restaurados”.

Não se engane! Os dados nesses setores reparados, reformatados ou re-mapeados não são os dados originais que estavam lá antes do(s) setor(es) ficarem danificados. Esses setores defeituosos podem aparecer por uma falha de energia ou defeito físico na mídia. Se isso ocorreu durante a gravação, os dados já estão perdidos para sempre. E esses programas zerarão esses setores para você.

Mas qualquer que seja o arquivo que estivesse gravados nesses setores, agora ele estará corrompido. E essa é o resultado da utilização desses programas. Para o usuário final, basta preencher os bad blocks com bits aleatórios ou zeros. E o HDD e o firmware estarão felizes novamente. O usuário poderá ler o HD sem erros de CRC, a unidade não “trava” mais e a vida continua!

A parte triste é que as pessoas acham que o arquivo que estava causando o problema agora está novamente íntegro. No caso de um grande arquivo como um vídeo, pode estar tudo bem um frame corrompido ou um pouco de áudio estático. No caso de uma planilha, fotos, arquivos compactados zip, documentos ou executáveis, esqueça. O arquivo pode ler o disco novamente, mas o conteúdo não é mais válido. Um bit fora do lugar, e estes arquivos poderão estar perdidos para sempre.

Programas como SpinRite (e HDD Regenerator e Drevitalize) foram relevantes anos atrás. Estamos falando de discos do início dos anos 80. Eles resolviam problemas reais relacionados ao alinhamento e às forças do campo magnético. Alterações súbitas na temperatura, trilhas não circulares e tudo que o moderno atuador de bobina é capaz de compensar, mas o atuador linear não.

O QUE FAZER QUANDO HDD REGENERATOR NÃO FUNCIONA?

Portanto, esses programas não se aplicam realmente aos HDs modernos. Exceto para re-formatar seletivamente ou re-mapear um único setor. E consertar uma falha lógica nesse ponto de reparo. Ou seja, certificando-se de que o checksum do setor confere com o seu conteúdo. 

O fato do Spinrite (e outros) ainda estarem no mercado significa que os autores ainda estão tentando vendê-los para obter lucros. E as pessoas, quando perdem seus dados, estão procurando uma solução mágica a baixo custo. Este tipo de programa ajuda na recuperação de dados corrompidos? Não, ele apenas “repara” ou “reformata” setores. Isso é verdade. 

Esses programas fazem com que um setor ruim possa muitas vezes ser lido novamente. Um arquivo que tem um setor defeituoso normalmente desliga o firmware, causando erros. Com um setor seletivamente re-formatado ou “zerado”, o arquivo agora pode ser lido novamente. Os dados foram recuperados! É legível novamente! Mas agora você tem um arquivo corrompido com alguns zeros ou outros dados arbitrariamente escolhidos inseridos.

Entretanto, se você precisa dos dados gravados, a melhor solução é procurar uma empresa de recuperação de dados. Para recuperar dados de setores defeituosos (bad blocks) você precisa de ferramentas como o PC3000 fabricado pela Ace Laboratory. Outras opções são equipamentos da Atola, Deepspar e Salvation Data. 

Estas ferramentas profissionais podem lidar com a recuperação de setores defeituosos de muitas maneiras diferentes (pulando setores defeituosos, ajustando o tempo de acesso, limitar o número de tentativas de leitura, ignorar ECC ou CRC, etc.).

Mesmo com essas ferramentas profissionais não é possível recuperar todos os setores defeituosos, mas com certeza será recuperado tudo que for possível. Se você precisa recuperar dados de HDs com bad blocks, consulte a E-RECOVERY e solicite um orçamento sem compromisso!