O que é RAID 50 e como funciona?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O que é RAID 50 ? É um nível de RAID que combina dois níveis de RAID diferentes, RAID 5 e RAID 0. O RAID 50 combina os recursos e vantagens desses dois níveis de RAID para oferecer aos usuários um desempenho aprimorado com seus dispositivos de armazenamento. O RAID 50 é um tipo de nível RAID aninhado, o que significa que é uma combinação de duas matrizes diferentes.

O RAID 50 (também conhecido como RAID 5 + 0) combina vários arranjos RAID 5 (striping com paridade) com RAID 0 (striping). A matriz RAID 0 é usada para garantir um melhor desempenho de leitura e gravação, como resultado da distribuição de dados em vários discos na matriz. 

A matriz RAID 5, por outro lado, é usada para aprimorar a tolerância a falhas e a redundância de dados inerentes ao RAID 5. Até um HD em cada sub-matriz RAID 5 pode falhar, sem que isso leva à perda de dados. 

O RAID 50 oferece melhor desempenho de gravação, maior proteção nos dados, e rebuilds mais rápidas do que um RAID 5 padrão porque uma falha de um HD afeta apenas um array. Uma desvantagem do RAID 50 é que ele precisa de um controlador sofisticado.

ESPAÇO EM DISCO

Em relação ao aproveitamento do espaço dos discos, o RAID 50 usa menos espaço em disco em comparação com outros níveis do RAID, incluindo o RAID 5. O espaço em disco pode ser um fator importante ao determinar qual matriz RAID usar. Por mais que o RAID 10 também seja um dos RAIDs de melhor desempenho, você descobrirá que o RAID 50 supera o RAID 10 quando se trata de aproveitamento da capacidade dos HDs no arranjo. 

A corrupção de dados é inevitável, mas pode ser evitada com manutenção preventiva e monitoramento constantes do discos, além de uma boa rotina de backups. Uma configuração RAID 50 requer pelo menos 6 discos, mas é recomendável usá-la com configurações de mais de 16 unidades. A capacidade utilizável do RAID 50 é de 67% -94%, dependendo do número de discos disponíveis. 

Deve-se observar que você pode ter mais de duas ramificações em um RAID 50. Por exemplo, com 24 unidades, você poderia ter um RAID 50 com duas matrizes RAID 5 de 12 unidades cada, ou um RAID 50 com duas matrizes de 8 unidades cada. 

No exemplo desses dois RAID-50, a primeira configuração com 2 RAID-5 de 12 HDs cada ofereceria maior capacidade, já que apenas duas unidades são perdidas para a paridade. Mas o segundo exemplo com 3 RAID-5 de 8 HDs cada teria maior desempenho e tempos de reconstrução muito mais rápidos, pois apenas os discos da sub-matriz com a unidade com falha estarão envolvidas no rebuild de toda a matriz.

VANTAGENS DO RAID-50

A primeira vantagem notável do RAID 50 é a otimização do espaço em disco, com maior aproveitamento da capacidade dos HDs. Embora precise de mais discos para ser implementado em relação ao RAID 5, arrays RAID 10 desperdiçam muito mais espaço nos HDs que o RAID 50. 

Outro benefício marcante que vale a pena mencionar é o desempenho aprimorado de leitura e gravação de dados do RAID 50, em relação a um único array RAID 5 com a mesma quantidade de discos. O RAID 50 também fornece proteção de dados no caso de unidades com falha em cada submatriz RAID-5. Isso é melhor do que o RAID 5, que protege seus dados apenas contra uma falha de disco, tornando o RAID 50 uma escolha melhor em relação ao RAID 5.

DESVANTAGENS DO RAID-50

O RAID 50 pode ser considerado caro, pois desperdiça um HD para cada conjunto RAID-5, precisando de mais discos do que uma matriz RAID 5.

Outra desvantagem é a necessidade de um hardware sofisticado na forma de uma controlador RAID dispendiosa que fará os complicados cálculos para a sincronização dos discos. 

A última desvantagem de um RAID 50 é a perda de unidades. Respondendo à pergunta, “Quantas unidades você pode perder em um RAID 50?”. A resposta simples para essa pergunta é que você pode perder uma unidade em cada sub-matriz RAID-5.

PERDA DE DADOS EM ARRAYS RAID-50

Embora a configuração RAID 50 possa fornecer proteção contra defeitos de hardware ou setores defeituosos nos HDs, ela não fornece nenhuma proteção contra perda de dados devido a falhas catastróficas (fogo, água), falhas de múltiplos discos, erro do usuário , mau funcionamento do software ou infecção por ransomware. 

Para dados valiosos, o RAID é apenas um dos elos na construção de um esquema maior de prevenção e recuperação de perda de dados, e ele não pode substituir um bom plano de backup.

RECUPERAÇÃO DE DADOS DE RAID-50

No entanto, deve-se observar que essa perda de unidades pode ser acompanhada por perda de dados. Quando isso acontecer, chame um especialista em recuperação de RAID imediatamente para evitar muitas dores de cabeça.

E-RECOVERY é especialista em armazenamento corporativo, tendo atendido centenas de casos envolvendo perda de dados se servidores, storages e equipamentos NAS. Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso!

Rolar para cima