fbpx

Tipos de perda de dados e processos de recuperação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

No mundo de hoje, a perda de dados é parte integrante de nossas vidas. Existem vários tipos diferentes de técnicas recuperação de dados que as empresas usam para recuperar arquivos perdidos. Antes de escolher o tipo de sistema de recuperação de dados apropriado para você, as empresas de recuperação de dados precisam determinar qual o mais adequado para sua organização.

O sucesso da recuperação de dados depende de muitos fatores e, em alguns casos, pode não funcionar conforme o esperado. Às vezes, é possível recuperar o arquivo completo com o caminho da pasta e as propriedades do arquivo. Em alguns casos, o caminho e as propriedades do arquivo são perdidos e, em alguns casos, o arquivo como tal é perdido.

Existem muitos tipos diferentes de dispositivos de armazenamento de dados e esses diferentes tipos de dados requerem serviços de recuperação diferentes . Portanto, quando se trata de reparo ou recuperação de dados, a ferramenta certa – especialmente o know-how – é extremamente importante.

Resumindo: você não pode consertar um disco rígido da mesma forma que conserta uma mídia óptica. Existem diferentes tipos de serviços de recuperação de dados com base no tipo de armazenamento / mídia com o qual você está trabalhando. E se você não sabe disso, corre o risco de danificar seu hardware permanentemente e perder seus dados.

 1 – DADOS OU ARQUIVOS CORROMPIDOS

A corrupção de dados é causada normalmente devido a falha do programa ou software. Uma simples falha de energia às vezes pode causar corrupção de dados. Outros fatores que contribuem para a corrupção de dados são bugs embutidos no software e ataque de hackers.  

Os especialistas em recuperação de dados corrompidos podem fazer esse trabalho melhor, pois, nesses casos, é sempre bom identificar a causa raiz da corrupção de dados. HDs padrão são mais propensos a falhas e danos no disco devido à natureza mecânica do ambiente. As unidades de estado sólido são mais confiáveis nesse aspecto.

A corrupção do arquivo também pode ser causada por falha do sistema operacional ou falha na tabela de alocação de arquivos. Na maioria dos casos de falha do sistema operacional, os arquivos do usuário permanecerão intactos. Portanto, acessar o HD em outro computador, sem passar pelo sistema operacional, pode ajudar a recuperar facilmente esses arquivos. A tabela de partição pode ser recuperada usando um bom software que faz o seu reparo.

2 – EXCLUSÃO ACIDENTAL DE ARQUIVOS

Não tenho certeza se você já sabia disso, mas qualquer arquivo que você excluiu permanentemente [Shift + Delete] não está sendo realmente excluído. Ele simplesmente permanece na unidade até ser substituído por outro arquivo. Obviamente, o arquivo excluído permanentemente perderá o endereço onde ele estava armazenado, mas ainda permanecerá na unidade. 

Os sistemas Windows NTFS tornam mais fácil a recuperação de arquivos, pois armazenam suas informações mesmo depois que o arquivo é excluído. Outros sistemas de arquivos, como FAT, EXT ou VMFS, excluirão todos os metadados relacionados aos arquivos, como a descrição do arquivo e as informações dos setores onde estão armazenados.

Se você for rápido para recuperar o arquivo deletado, terá uma chance maior de recuperá-lo intacto. O software de recuperação de dados usa algoritmos complexos para encontrar os bits e partes excluídas para reuni-los novamente para reconstruir o arquivo. A única preocupação é não usar o computador, pois isso pode sobrescrever esses bits e partes excluídas. 

Até mesmo navegar na Internet pode resultar na substituição dessas partes excluídas pelos novos cookies e cache que sua atividade de navegação está gerando. Se você já substituiu o arquivo com novos dados, nenhum software de recuperação de arquivo pode ajudar. Portanto, se você precisa urgentemente de recuperar os arquivos, pare de usar o HD imediatamente.

RECUPERAÇÃO DE HD

recuperação de dados de HD é provavelmente o tipo mais comum de recuperação de dados, simplesmente porque é meio mais comum de armazenamento usado em computadores. Desktops, laptops e DVRs usam discos rígidos. Portanto, quando seu disco rígido externo de dois Terabytes falhar, você terá muito a perder.

Fazer backup regularmente do HD é a melhor defesa contra uma falha do disco rígido. Com um backup, uma falha no disco rígido se torna menos preocupante. Se ocorrer uma falha no disco rígido e não tiver feito backup de suas informações, você ficará tentado a procurar uma solução na Internet. Existem muitos mitos perigosos sobre a recuperação do disco rígido, como o congelamento do HD, os quais você deve ignorar.

Em vez disso, procure um bom serviço de recuperação de dados de HD. Os melhores serviços de recuperação de dados têm as ferramentas e técnicas para recuperar seus dados com segurança. Portanto, deixe os profissionais fazerem o seu trabalho e não tente consertar um disco rígido sozinho!

RECUPERAÇÃO DE RAID

Os sistemas RAID são extremamente complexos e devido à grande capacidade de armazenamento e diferentes configurações, é necessário a ajuda de especialistas para recuperar seus dados. Quando o backup de um sistema RAID não é feito corretamente, pode levar até mesmo à quebra da empresa. 

Os sistemas RAID são a parte mais crítica de uma empresa, já que agora tudo é digital. Se o seu sistema RAID falhar, não toque nele nem tente consertá-lo sozinho. Chame um especialista em RAID ou as coisas podem ser perdidas para sempre.

RECUPERAÇÃO DE FITA

Você pode não saber que a fita ainda é usada como meio de armazenamento de backup. Para as empresas que são obrigadas por lei a manter grandes quantidades de dados por longos períodos, o armazenamento em nuvem simplesmente não é viável. Transportável e durável a longo prazo, a fita é o método mais barato e confiável para organizações como hospitais, escritórios de advocacia ou grupos de contabilidade que precisam armazenar registros que provavelmente nunca serão acessados.

Mas mesmo a fita não é à prova de falhas. Danos no hardware físico ou corrupção de dados são sempre uma possibilidade e quando a fita falha, há muito em jogo. Os profissionais de recuperação de dados têm tecnologia e ferramentas exclusivas especificamente para recuperação de fita. 

Provavelmente, os profissionais viram todo tipo de recuperação de fita e serão capazes de ajudar, desde que você não piore as coisas. Em vez de uma solução perigosa do tipo faça você mesmo, encontre a melhor empresa de recuperação de dados especializada em recuperação de fita e deixe que ela assuma o controle.

RECUPERAÇÃO ÓPTICA

Dispositivos como CDs e DVDs são considerados armazenamento óptico. Na maioria das vezes, a mídia ótica fica arranhada ou fisicamente alterada de alguma forma, impedindo que os dados sejam lidos.

Na época em que os CDs e DVDs eram de última geração, você provavelmente tentou alguns métodos caseiros para reviver discos arranhados ou danificados. Hoje em dia, se você tem CDs ou DVDs, eles provavelmente contêm fotos antigas e insubstituíveis, filmes caseiros ou talvez sua gravação de música ao vivo favorita dos anos 90.

Esses dados são preciosos, então você não deve lavar a mídia ótica danificada com água e sabão ou limpar com pasta de dente. Existe uma maneira melhor de recuperar essas memórias. O uso de serviços de recuperação de dados com foco no armazenamento óptico oferece a melhor chance de um resultado positivo. Sua experiência e ferramentas especializadas farão com que você ouça resgate suas memórias digitais em um piscar de olhos!

RECUPERAÇÃO DE REMOVÍVEIS

Qualquer forma de armazenamento que você possa levar com você, ou seja, não instalada em seu computador, smartphone ou outros dispositivos, é considerada removível. Isso inclui pen drivescartões de memória, disquetes e muito mais.

A recuperação de dados de dispositivos removíveis geralmente tem uma pequena capacidade de armazenamento devido ao seu tamanho, mas como sabemos de todos os filmes de espionagem, quanto menor o dispositivo de armazenamento, mais importantes são os dados. 

Essas minúsculas peças de hardware são suscetíveis a danos físicos, vírus e erros humanos, como a sobregravação acidental de dados. Se você tiver uma falha de disco removível, consulte um dos muitos serviços de recuperação de dados que lidam com recuperação removível para obter suas informações de volta.

Independente do tipo de mídia onde você perdeu os dados, conte com a E-RECOVERY para ajudá-lo neste momentos críticos. Com 15 anos de mercado e mais de 7500 casos resolvidos, você pode contar com nossa experiência, ferramentas e especialistas em recuperação de dados para que você tenha a melhor chance de recuperar seus dados.

Rolar para cima