fbpx

Saiba quais são os principais problemas em sistemas RAID

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os sistemas RAID são uma configuração em que várias unidades de disco se apresentam a um sistema operacional como um único meio de armazenamento de dados. A técnica foi inventada no final dos anos 1980, e continua a ser usada extensivamente ainda hoje.

Embora os arrays RAID sejam estáveis e confiáveis de gerenciar e acessar dados, como todos os dispositivos eletro-mecânicos, eles podem falhar de vez em quando. Quando isso acontece, as consequências podem ser desastrosas, fazendo com que você perca arquivos e informações valiosas, principalmente se o backup dos seus dados não tiver sido feito corretamente. 

Os usuários de RAID arrays podem ser enganados por uma falsa sensação de segurança em relação à perda de dados, uma vez que os sistemas RAID são mais confiáveis do que os sistemas de HD único. Infelizmente, até as configurações RAID mais seguras podem falhar um dia.

Se isso acontecer com você, há uma boa chance de que você possa recuperar seus dados com a ajuda de um especialista profissional em recuperação de dados, desde que você tome as medidas corretas para proteger seu computador e salvaguardar seus dados.

Vamos dar uma olhada nas cinco causas mais comuns de falha de RAID e descobrir o que você pode fazer para maximizar a chance de recuperação de seus dados..

  • CONTROLADORA RAID COM DEFEITO – O mau funcionamento da controladora RAID está entre os tipos mais comuns de perda de dados. Geralmente são causados por oscilações de energia, por isso é tão importante escolher um bom nobreak para proteger os equipamentos do datacenter.
  • ERROS NO REBUILD – Às vezes, o volume RAID não é reconstruído corretamente e pode ser motivo para problemas de acesso aos dados, podendo até mesmo causar uma pane completa do sistema. Isso pode acontecer se um dos HDs tiver danos na mídia, impossibilitando o acesso aos setores danificados que podem interromper o processo de reconstrução que não será concluído.
  • EXCLUSÃO DE DADOS – Embora você provavelmente não pretenda excluir seus dados, às vezes isso ocorre. Ou uma reformatação no volume pode excluir dados sem a sua intenção. Todos nós já ouvimos o ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar, portanto, faça backup dos dados antes de reformatar qualquer máquina.
  • FALHA DE MÚLTIPLOS DISCOS – Se vários discos rígidos falharem simultaneamente, isso pode causar uma falha total da matriz RAID. Configuração de software, incompatibilidade de hardware e oscilação de energia podem levar à perda de várias unidades simultaneamente. Se os discos forem fabricados em datas muito próximas, eles também poderão falhar em intervalos de tempo muito reduzidos.
  • FIRMWARE CORROMPIDO – Ao atualizar o firmware do seu NAS ou da controladora RAID, problemas podem ocorrer quando a energia é subitamente interrompida, ou se o equipamento travar por algum motivo. Nesses casos, a atualização não será completada e o firmware ficará corrompido, impedindo o acesso aos discos do RAID.
  • INVERSÃO DE DISCOS NO EQUIPAMENTO – Substituir ou inverter a ordem dos discos em uma matriz RAID pode ter resultados desastrosos. O array pode não ser reconhecido com os discos instalados nas posições incorretas, podendo fazer com que o equipamento não reconheça os HDs matriz e levando à criação de um novo arranjo RAID.
  • PARTIÇÃO CORROMPIDA – Você pode  particionar o volume em partições menores para reduzir a perda de velocidade em seu RAID. No entanto, um problema pode ocorrer quando o sistema não consegue encontrar a partição esperada. Isso pode acontecer se você modificou as partições recentemente, ou se a matriz RAID falhou e corrompeu o volume. Além disso, se o sistema não conseguir encontrar uma partição, mesmo que ela exista, pode ocorrer falha no RAID levando à perda de dados.
  • PROBLEMAS COM ENERGIA – Assim como uma oscilação de energia pode danificar um computador pessoal, ele também pode causar uma falha nas unidade de discos rígidos em uma matriz RAID, levando à perda de dados. Uma oscilação de energia também pode causar o mau funcionamento do controlador RAID.
  • VÍRUS E RASOMWARE – Seja devido a um vírus ou outro tipo de malware, todos os dados armazenados em uma matriz RAID podem ser perdidos. Proteja seus dados empregando software antivírus e firewalls robustos. Use backups redundantes para que o ransomware não cause a perda de dados valiosos.

Como evitar perda de dados RAID

Se você souber quais os tipos de falhas de RAID que podem ocorrer, provavelmente também entenderá os momentos em que essas falhas são mais prováveis de aparecer. Por exemplo, você pode experimentar uma falha após instalar um novo hardware ou fazer alterações na configuração do software, portanto, você pode verificar novamente a compatibilidade do hardware e as alterações de software antes de fazer quaisquer ajustes. 

Falhas devido a picos de energia podem ocorrer após uma tempestade ou outro evento elétrico. Esse risco pode ser minimizado usando um datacenter que tem nobreaks ou gerador de energia de nível empresarial. E como nenhuma unidade dura para sempre, pode ser mais comum que falhem após anos de operação contínua, ou durante períodos de estresse particularmente intenso ou alto temperatura.

Como você não pode saber exatamente quando ocorrerá a falha do RAID, você deve fazer backups regulares. Os backups redundantes oferecem ainda mais proteção, quer você use armazenamento físico no local, nuvem ou ambos. Você também pode considerar a substituição de unidades mais antigas antes que falhem. Você pode preferir comprar e instalar um novo disco para minimizar o risco de perda de dados e produtividade, o que pode ser mais caro do que comprar uma unidade em si.

É possível recuperar dados de RAID?

Mesmo tomando todas as precauções, ainda assim haverá momentos em que você pode precisar recuperar seus dados de um RAID inoperante. 

A falha do RAID 0 pode ocorrer quando um ou vários discos falharam ou quando há uma falha não relacionada aos discos. Esse layout não é redundante e não tem tolerância a falhas, portanto, você não pode recuperar dados sem um disco estiver ausente em uma matriz RAID-0.

As falhas do RAID 1 são mais fáceis de serem reparadas, bastando que você substitua o HD defeituoso para o equipamento copiar o conteúdo do HD remanescente para uma nova unidade, já que um disco é espelho do outro.

A falha do RAID 5 ocorre quando mais de um disco rígido ficarem inacessíveis na matriz, ou devido a falhas do operador ou do controlador RAID. Como o RAID 5 é redundante, você pode recuperar dados de um único disco com falha, mas não de vários discos com falha. 

Quando ocorrer uma falha na matriz RAID, é importante que você execute as etapas corretas para proteger seus dados. A primeira coisa que você deve fazer é desligar o equipamento imediatamente. Quanto mais você tempo ele continuar ligado, maiores serão as probabilidade de causar mais danos.

É muito importante não tentar fazer nenhum reparo nos HDs ou tentar recuperar o RAID por conta própria. Entre em contato com uma empresa especializada que tenha as ferramentas e instalações para recuperar os dados do RAID de forma adequada. Quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo seus dados poderão ser recuperados. A probabilidade de recuperar seus dados varia de acordo com a causa e a gravidade do problema, mas na maioria dos casos, os dados podem ser recuperados de falhas de matriz RAID com assistência profissional.

Se possível, anote os eventos que levaram à falha do array, incluindo ruídos incomuns, reduções na velocidade de processamento e quaisquer picos de energia ou outros eventos físicos que poderiam ter danificado o array. Qualquer informação que você puder fornecer ao seu técnico de recuperação de dados ajudará a melhorar e agilizar o processo de recuperação.

Tentar fazer você mesmo a recuperação pode levar à perda total dos dados, especialmente se você não conhecer os diversos layouts de RAID existentes, tornando o problema ainda pior. Você pode preferir remover os discos do equipamento, e fazer com que uma empresa especializada se concentre na recuperação dos dados do servidor, enquanto você se concentra na reconfiguração do equipamento com novos discos e colocar o sistema em funcionamento. Nesses casos, terceirizar suas necessidades de recuperação de dados costuma ser a melhor opção.

Se você precisa recuperar dados de uma matriz RAID, os serviços oferecidos pelo E-RECOVERY podem ajudá-lo nestes momentos críticos. Entre em contato conosco para mais informações se precisar recuperar dados de servidoresNAS ou storages configurados em RAID!

Rolar para cima