Entendendo o BeyondRAID

Ao longo dos últimos anos, vários tipos de RAID foram lançados, com muitas mudanças e melhorias, aumentando a sua confiabilidade e desempenho.

Além dos arranjos RAID habituais, existem o RAID-0 e o JBOD que aproveitam a capacidade total dos discos. Mas, eles não oferecem nenhuma redundância e podem perder os dados se apenas um HD parar de funcionar.

Redundância, hot spare e paridade são termos comuns encontrados na tecnologia RAID e que fornecem a segurança nos dados desejada.

Criado para ambientes empresariais como uma solução segura para armazenamento de dados, também ganharam popularidade entre usuários domésticos e profissionais liberais.

No entanto, como este tipo de usuário não tem uma pessoa especializada para cuidar dos seus computadores, a configuração de RAID sempre foi uma tarefa desafiadora.

Escolher o tipo certo de RAID, equilibrando a capacidade de armazenamento com a segurança nos dados gravados era um dilema.

Então surgiu a Drobo com seu revolucionário BeyondRAID, que simplificou todo este complicado processo de escolher o melhor RAID para você.

Vantagens e características do BeyondRAID

Criar um sistema de armazenamento fácil de gerenciar e que não tivesse todas as barreiras de um arranjo RAID tradicional eram o foco na criação do BeyonRAID.

Com o lançamento do BeyonRAID, configurar um arranjo RAID em equipamentos Drobo passou a ser muito mais fácil.

Escolhendo a melhor opção para os discos instalados em um Drobo, conciliando tolerância a falhas junto com capacidade de armazenamento, o auto-gerenciamento é a principal características da tecnologia BeyonRAID.

A flexibilidade do BeyondRAID permite que ele mesmo escolha qual a melhor maneira de gravar dados nos HDs. Você não precisa escolher qual o nível de RAID a ser configurado no seu Drobo, ele faz isso para você.

O BeyondRAID cria uma tabela de alocação dos dados para manter um registro dos fragmentos de cada arquivo armazenado no Drobo.

Esta tabela contém informações sobre as propriedades do arquivo, localização física no arranjo e um mapa de cada setor. Esta tabela possui duas cópia para maior segurança. Se algum dos blocos de dados for corrompido, a tecnologia BeyondRAID o recuperará imediatamente.  

Quaisquer alterações em um arquivo são feitas com a criação de uma nova cópia e um link para o arquivo antigo. Como várias cópias do mesmo arquivo ainda podem existir no Drobo, a recuperação dos dados pode também ser facilitada.

O provisionamento thin (thin provisioning) usa todo o espaço de armazenamento para gravar dados. Isto elimina o desperdício de espaço e permite alocar apenas a quantidade necessária para armazenar os dados.

 Um volume BeyondRAID permite um máximo de 16 TB de espaço virtual de armazenamento. No entanto, as LUNs podem ter tamanho diferentes, independente da capacidade física dos discos. Criar uma nova unidade lógica não requer que o espaço esteja fisicamente alocado. 

O protocolo iSCSI configurado no Drobo pode ser facilmente configurado em servidores Windows ou Mac.

Diferenças entre o BeyondRAID e um RAID comum

DISCOS DE MESMA CAPACIDADE

Um arranjo RAID tradicional exige HDs de mesma capacidade e especificações técnicas. Se existirem discos de tamanhos diferentes, o tamanho do array será calculado sempre pelo menos deles. 

Por exemplo, se você tiver um array com 4 HDs de 4 TB e um 1 HD de 1 TB, o RAID tradicional irá configurar o arranjo como se todos os 5 HDs tivessem apenas 1 TB, desperdiçando a maior parte do espaço.

No BeyondRAID não há esse problema. O sistema utiliza e distribui os dados usando a capacidade total dos discos do seu Drobo.

CONFIGURAÇÃO ANTECIPADA DO TIPO DE RAID

 Você deve escolher o nível de RAID antes que o sistema seja configurado, tendo que escolher entre desempenho, segurança e capacidade de armazenamento. 

Após a configuração do tipo de arranjo, não é possível alterá-lo sem perder os dados.

O BeyonRAID deixa tudo isto para trás e simplifica o processo de configurar um Drobo, mesmo após a sua configuração inicial. A única coisa que você tem que fazer é escolher entre a redundância simples ou dupla.

A ORDEM DOS DISCOS NÃO PODE SER ALTERADA 

Depois de configurado, a ordem dos HDs dentro do equipamento não pode ser alterada num RAID normal. Se você trocar a ordem dos discos, o arranjo não será reconhecido e os dados serão perdidos.

Num Drobo você pode trocar os discos nas baias acidentalmente sem problemas. Cada HD é marcado com a sua posição lógica no BeyonRAID, então a sua localização física é irrelevante.

CAPACIDADE EXPANSÍVEL

Adicionar mais discos ou trocar os HDs por modelos de maior capacidade pode levar à perda de dados num RAID tradicional.

Você pode aumentar a quantidade de discos, ou trocar por HDs de maior capacidade, que o sistema BeyonRAID se auto-configura em um Drobo.

HOT SPARE

O hot spare (disco de reserva) fica inativo num RAID tradicional. Ele fica instalado no sistema de armazenamento sem utilidade, até que um falhe e ele seja finalmente utilizado.

O Drobo utilizada um disco de reserva virtual, que é destinado a substituir uma unidade com falha e está lá o tempo todo. Ele é configurado de maneira a proteger os dados, sem interrupções e tempos de inatividade. 

Drobo ainda pode perder dados

Apesar da segurança aprimorada, um equipamento Drobo ainda está sujeito à falhas que podem levar à perda dos dados. Se você está nesta situação, a E-RECOVERY é uma das poucas empresas brasileiras capazes de recuperar dados de Drobo.

As empresas de recuperação de dados possuem suas próprias técnicas de restaurar arquivos de sistemas BeyondRAID. Utilizando softwares personalizados podem recuperar dados importantes desse tipo de armazenamento RAID.

Em caso de perda de dados de um armazenamento BeyondRAID, entre em CONTATO com um especialista em Drobo da E-Recovery!

 

WhatsApp chat