HD batendo cabeça ou fazendo ruídos

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Quando o seu HD começa a apresentar ruídos estranhos (batendo cabeça), muitos procuram o YouTube em busca de soluções mágicas para ter seus dados de volta.

Vamos aprender como funciona um HD moderno e porque abrir o disco, pode acabar com as suas chances de recuperar os arquivos e serem perdidos para sempre.

HD E SEUS COMPONENTES

Os arquivos de um HD são gravados em discos magnéticos, também chamados de platters.

Os discos magnéticos de um HD são confeccionados em duas camadas:

  • SUBSTRATO – É um disco em formato circular feito de material metálico ou de vidro.
  • CAMADA MAGNÉTICA – Feita de material magnético, possui apenas alguns mícrons de espessura, e é recoberta por uma fina camada protetora para proteger contra pequenos impactos.

Os discos giram a grandes velocidades (4200, 5400, 7200, 10000 ou 15000 rpm) e as cabeças de leitura trabalham muito próximas da superfície magnética, mas sem realmente tocá-las.

No caso de discos rígidos com vários platters, são usados espaçadores plásticos para separá-los. Os platters são então montados ao redor de um eixo central, que deve ser resistente para evitar vibrações, mesmo a altas velocidades.

O motor voice coil é responsável por manter a rotação constante necessária para o HD funcionar. Antigamente nos tempos dos motores de passo, este era um dos maiores responsáveis pela quebra de um HD. Mas nos HDs modernos, dificilmente ele apresentará problemas.

Para acessar os dados gravados no discos, são usadas uma ou mais cabeças de leitura e gravação. Os cabeçotes são montados em um braço móvel (arm) fabricado em liga de alumínio leve e resistente.

Para que a cabeça de leitura saiba exatamente onde se posicionar para ler determinado arquivo, existem sinais de feedback que orientam o posicionamento dos cabeçotes. Estes sinais magnéticos especiais são gravado durante a fabricação do disco, e ficam inacessíveis ao usuário por causa de instruções de bloqueio gravadas no firmware do HD.

As cabeças de leitura acessam os discos magnéticos, mas não chegam a tocar na camada magnética. Quando os pratos giram à alta rotação, forma-se um colchão de ar, repelindo os cabeçotes. 

Isso faz com que eles sempre fiquem a alguns nanômetros (equivalente à bilionésima parte de um metro) de distância dos platters. A distância é tão pequena que você tem a impressão de que a cabeça está raspando o disco, embora isto não seja verdade.

Quando um HD está desligado, existe uma área de descanso (parking area) onde as cabeças de leitura ficarão protegidas. Ao ser ligado, elas saem desta posição para acessar os dados. 

Quando a energia é interrompida subitamente, os pratos param de girar e o colchão de ar desaparece, fazendo com que os cabeçotes possam vir a tocar a camada magnética, surgindo setores defeituosos.

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ABRE UM HD?

Agora que você sabe como funciona um HD moderno, entenderá que se o HD for aberto fora de uma sala limpa, acabará sendo contaminado por partículas microscópicas de poeira. Essas partículas podem causar bad blocks ou riscos na camada magnética.

Outro problema são os parafusos utilizados para fechar a tampa de alguns HDs que utilizam parafusos diferentes (Torx ou Security Torx). Se você tentar usar uma chave de fenda normal ou Philips, não conseguirá tirar os parafusos. Isto pode fazer com que os parafusos espanem, impossibilitando a sua remoção.

Uma força excessiva aplicada na chave de fenda também pode fazer com que a tampa metálica (principalmente de HDs de notebook) fique amassada, impedindo a correta vedação do interior do HD.

“Destravar as cabeças” como ensinam os vídeos do YouTube sobre o assunto costumam causar riscos na mídia magnética durante sua movimentação. Ou podem acabar com o alinhamento de fábrica das cabeças de leitura.

Normalmente, quando um HD começa a apresentar ruídos estranhos (tec, tec) a causa mais comum são cabeças de leitura danificadas. Somente com a sua troca por um modelo equivalente, será possível recuperar os dados.

COMO RECUPERAR DADOS DE UM HD FAZENDO RUÍDOS?

A recuperação de dados de HD fazendo ruídos (batendo cabeça) é um dos mais difíceis e complexos. Infelizmente o índice de sucesso não é das melhores, mesmo que o HD não tenha sido violado. Cerca de 50% dos casos recebidos tem solução.

Primeiro, é preciso encontrar um HD doador com as mesmas especificações do HD com problemas. Em seguida, é feita a troca das cabeças de leitura em ambiente controlado por técnico especializados.

Mesmo trocando a cabeça, se a mídia magnética estiver com bad blocks, ainda será necessário usar ferramentas especiais como o PC3000 para clonar o HD problemático.

Quando você não quiser arriscar, consulte a E-Recovery para recuperar dados de HD batendo cabeça!