Muitas pessoas nos ligam perguntando sobre a possibilidade de consertar um HD defeituoso. Nossa empresa realiza apenas a recuperação dos dados de HD que esteja com defeito. Entretanto, não o consertamos para que ele volta a ser re-utilizado.
Quando é preciso recuperar os dados, é feito apenas um reparo temporário, para que seja possível extrair os arquivos existentes no disco rígido. Mesmo que fosse possível consertar um HD, o custo seria proibitivo. E com os preços atuais de discos rígidos, este tipo de trabalho não se justificaria.
Os fabricantes oferecem uma garantia limitada de 1 até 5 anos de garantia nos HDs. Se você der sorte, e ele estiver em garantia, acione o fabricante para que ele possa realizar a sua troca por um novo.
Aliás, você sabia que os próprios fabricantes não consertam os HDs? Ao receber um disco defeituoso, eles simplesmente fazem a troca por um modelo equivalente e descartam o HD enviado.
Embora existam modelos de HDs que dão menos problema que outros, fique consciente que em algum momento ele irá parar de funcionar. Um HD é feito de peças mecânicas e eletrônicas que se desgastam com o uso contínuo. A única certeza que você tem é que um dia o seu HD irá morrer!
Os principais defeitos são:
- Placa lógica (PCB) com componentes queimados causados por um surto de tensão na rede eletrica.
- Danos na mídia magnética, os chamados Bad Blocks, que aparecem com o desgaste da mídia magnética ou quando o HD sofre uma queda ou leva um choque violento.
- Problemas no motor do disco rígido, que impedem que os pratos magnéticos girem e que dados sejam lidos/gravados pelas cabeças de leitura.
- HD com ruídos causados por cabeças de leitura batendo, ou fazendo ruídos anormais.
- Firmware corrompido, são o programa de baixo nível gravado no próprio HD que fazem o controle de tudo que é lido e gravado pelo disco.
Agora que você já sabe que não é possível reparar um HD defeituoso, conte com a E-Recovery para recuperar os dados perdidos do seu disco rígido!