Como substituir uma controladora RAID sem perda de dados?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Controladoras dedicadas que fazem o gerenciamento de arrays RAID podem parar de funcionar, levando à impossibilidade de acessar os dados existentes.

Será que substituir a controladora RAID por um modelo idêntico permitiria importar os discos e os volumes configurados? A resposta honesta é, depende….

Este tipo de hardware tem uma vida útil muito alta, e dificilmente você terá problemas. Se a sua controladora RAID apresentar problemas, provavelmente não poderá ser facilmente reposta pela inexistência de um modelo compatível, pois o modelo já deve ter saído de produção há muito tempo atrás.

Mesmo que você encontre um modelo idêntico e com a mesma versão de firmware, não é garantido que a troca funcione em todas as situações. Se você optar por fazer este tipo de troca, faça primeiro um backup preventivo de todos os HDs.

Caso algo dê errado, você poderá enviar os discos para uma empresa de recuperação de dados que poderá remontar o volume RAID e recuperar seus arquivos.

Você provavelmente não terá sucesso com hardware dedicado como NAS (Network Attached Storage), onde a controladora dedicada está embutida na placa-mãe. A exceção são os modelos da Drobo, que permitem facilmente intercambiar discos de um equipamento para outro.

A maior parte das controladoras RAID fabricadas pela LSI (inclusive as HP Smart Array) e Adaptec permitem este tipo de procedimento de importar os discos, sem perda de dados, já que as informações de metadados estão gravados nos próprios HD’s. Consulte o fabricante do seu equipamento para confirmar isto.

As controladoras PERC da Dell costumam ter firmware muito customizado, o que fará que a troca simples provavelmente não surta efeitos, levando até mesmo à perda permanente de dados.

Na dúvida, e se você não tiver o suporte do fabricante e seus dados forem muito importantes, a melhor opção é cotar o serviço de recuperação de dados de RAID com uma empresa especializada.

Rolar para cima