fbpx

Como recuperar fotos apagadas do Windows?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Como recuperar fotos excluídas no Windows? Se você excluiu fotos de seu PC, Mac ou notebook, aqui você aprenderá algumas dicas para tentar recuperá-las.

Se você não é o tipo de pessoa que faz backups, você pode ter uma sensação horrível quando formatar o seu HD ou apagar acidentalmente todas as suas fotos do seu computador. Em ambas as situações, o processo de tentar recuperar os arquivos é o mesmo.

O sucesso ou não da recuperação dependerá do tipo de computador onde você excluiu as fotos e quanto tempo se passou desde que você as excluiu. Existem algumas medidas de segurança integradas ao Windows para que você possa recuperar fotos, vídeos e outros arquivos excluídos acidentalmente.

Na verdade, o processo é o mesmo que recuperar qualquer tipo de arquivo. Por padrão, se você selecionar algumas fotos e pressionar a tecla Delete, o Windows as colocará na Lixeira. Eles não são excluídos de forma definitiva, são apenas movidos para um local diferente.

Você pode verificar suas fotos apagadas na Lixeira. Para filtrar a listagem dos arquivos recuperáveis para mostrar apenas fotos, encontre a coluna “Tipo de ítem”, passe o mouse sobre ela e clique na seta voltada para baixo para abrir a lista de tipos de arquivo.

Percorra e selecione as extensões das fotos apagadas como JPG, JPEG, DNG, CR2, NEF ou RAW. Você pode clicar no próprio tipo de item para ordenar os resultados do mais recente para o mais antigo, ou do mais antigo para o mais recente.

Como recuperar fotos apagadas permanentemente

Se as fotos não estiverem na Lixeira e foram deletadas definitivamente, você ainda poderá tentar recuperá-las. Quando o Windows exclui arquivos, na verdade não os remove de fato.

Tudo o que faz é marcar o espaço onde estavam armazenados no disco rígido como “livre”, o que é essencialmente uma maneira de dizer ao sistema operacional que o espaço pode ser usado para novos arquivos. Isso é mais rápido do que apagar os próprios arquivos, significando que o software de recuperação pode escanear sua unidade e procurar as fotos que ainda possam estar lá.

A recuperação de fotos digitais excluídas normalmente é um processo bastante simples e, a menos que você tenha continuado a usar o dispositivo e sobrescrito os arquivos, suas fotos ainda devem estar no disco rígido e disponíveis para recuperação. O software de digitalização reconhecerá uma assinatura de 8 a 10 caracteres que identifica o tipo de arquivo. 

O programa continua a varredura e reconhecerá a assinatura do próximo arquivo, permitindo que o software identifique todos os dados mantidos entre essas duas assinaturas como pertencentes ao mesmo arquivo e, então, possa reconstruir o arquivo excluído.

É fundamental desligar computador completamente assim que você perceber que precisa das fotos de volta. Se você tiver um SSD, quanto mais tempo o dispositivo permanecer em execução, maior será a chance de os dados serem zerados (isso se deve à função TRIM) e você corre o risco de tornar a exclusão permanente. Se o seu dispositivo for baseado em HD, o uso contínuo do dispositivo irá eventualmente sobrescrever os arquivos excluídos, tornando a perda também permanente.

As fotos digitais podem vir em uma variedade de formatos, incluindo: JPG, GIF, PNG, BMP, TIF, NEF, CR2, etc.

Existem dezenas de aplicativos que podem recuperar fotos e você pode tentar qualquer um deles. Antes de baixar ou instalar um destes softwares, lembre-se de que isso pode sobrescrever algumas de suas fotos excluídas. Portanto, é recomendável usar um computador diferente para baixar e instalar o programa, remover o seu HD e conectá-lo neste outro equipamento para fazer o processo de recuperação. 

COMO RECUPERAR FOTOS APAGADAS COM O RECUVA?

Outra possibilidade é escolher um  programa que possa ser instalado em um pen drive para ser executado a partir dele. Neste caso, após baixar e criar o pen drive em outro computador, você pode conectá-lo ao computador onde houve a perda das fotos e rodar o softwares a partir dele.

É por isso que recomendamos a versão portátil do Recuva da Piriform, pois ele será executado a partir de um pen drive. O Recuva é fácil de usar, e tem um assistente que o orienta na escolha do tipo de arquivo que deseja recuperar, onde eles estão localizados (você pode escolher ‘Não tenho certeza’) e depois tenta encontrar as fotos perdidas.

Após a varredura, deve aparecer uma lista dos arquivos recuperáveis. Você pode marcar as caixas ao lado dos que deseja recuperar e escolher onde salvá-los. É importante escolher um HD externo ou um pen drive para salvar os dados recuperados, para que os arquivos originais não sejam sobrescritos e consequentemente, corrompidos.

Os nomes dos arquivos originais provavelmente desaparecerão e serão substituídos por coisas sem sentido, mas pelo menos você terá suas preciosas fotos de volta.

COMO RECUPERAR ARQUIVOS COM O EASY RECOVERY?

Ontrack EasyRecovery é uma excelente escolha de software para recuperar fotos apagadas ou de HDs formatados. É fácil de usar graças à sua interface simplificada, e o software permitirá que você recupere suas fotos em  3 etapas fáceis:

  1. Conecte o seu HD em outro PC e execute o Easy Recovery – Inicie o software de recuperação. Ao iniciá-lo, uma seleção de imagens será exibida: disco rígido, chave USB, CD, dispositivo móvel, RAID. Escolha a mídia aplicável à sua recuperação.
  2. Escolha o dispositivo de armazenamento – Escolha o dispositivo de armazenamento com os arquivos excluídos e inicie a pesquisa.
  3. Selecione as fotos a serem recuperadas.

O software exibirá todos os arquivos recuperáveis. Basta selecionar os dados que deseja restaurar e clicar em \”Recuperar\” para iniciar o processo. Depois que os dados forem recuperados, você deve adquirir o hábito de fazer backup de seus dados confidenciais.

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PODEM COMPLICAR A POSSÍVEL RECUPERAÇÃO

  • Tamanho do disco – Quanto maior o HD ou SSD, mais tempo levará para fazer o escaneamento. Em alguns casos, com unidades muito grandes, a verificação pode até levar alguns dias para ser executada em toda a unidade.
  • Arquivos criptografados – Sem uma chave, será impossível acessar os arquivos. Em alguns casos, a criptografia é incorporada diretamente no hardware e a chave não é acessível ao usuário.

Lembre-se, é sempre melhor ter uma cópia atualizada de seus arquivos para que não importa o que aconteça com suas fotos, você sempre terá um backup confiável de onde poderá restaurar as suas fotos sempre que for necessário.

Caso você precise de ajuda profissional para recuperar as suas fotos perdidas, conte com a E-RECOVERY. Somos uma empresa de recuperação de dados com mais de 15 anos de mercado, e aqui você terá as melhores chances de recuperar as fotos perdidas do seu HD ou SSD. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Rolar para cima