O que fazer quando o HD está corrompido?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Existem inúmeros motivos para a corrupção de dados de um HD, e é muito importante saber porque isso pode acontecer com o seu disco rígido e evitar que você passe por este tipo de problema.

Os dados podem ser corrompidos quando os arquivos ou o sistema de arquivos ficam danificados e ilegíveis para o sistema operacional. Isso causará a perda da integridade dos dados, e você começará a receber mensagens de erros ao tentar acessar um arquivo ou mesmo o HD inteiro.

A corrupção de dados de um HD pode ser comparada a arrancar as páginas de um livro de romance. Se você arrancar páginas suficientes, ou mesmo apenas uma página importante, você não entenderá o enredo e o livro deixa de fazer sentido. 

Alguns aplicativos como Word e Excel podem tentar reparar automaticamente os arquivos corrompidos, mas o sucesso dependerá do nível de corrupção existente.

1 - HD CORROMPIDO POR DANOS FÍSICOS

Geralmente é causado quando o hardware falha devido ao superaquecimento, falha do cabeçote de leitura/gravação ou setores defeituosos no HD. Eles podem aparecer por defeitos de fabricação ou porque ou por envelhecimento natural do dispositivo. Os discos rígidos têm uma certa vida útil, após o qual começam a falhar.

Um problema físico no HD normalmente é causado por defeito em seus componentes internos. Se o cabeçote de leitura/gravação falhar,  o HD começará a emitir clicks ou ruídos estranhos. O problema pode ser solucionado trocando-se os componentes defeituosos.

Um problema eletrônico no HD pode ser uma conexão SATA / USB quebrada, ou uma PCB (placa lógica) com componentes queimados. Em sistemas RAID, isso pode ser causado por uma placa controladora com falha. O sintoma mais comum desse tipo de corrupção é o silêncio absoluto quando o disco é ligado, como se ele estivesse morto. A solução é trocar os componentes queimados da PCB ou adquirir uma nova placa controladora RAID.

O firmware é o software interno do HD. Ele é gravado parcialmente em um chip EPROM na placa lógica, e a outra parte é armazenada nos pratos do HD. Ambos devem trabalham em conjunto para que o HD funcione corretamente. Se o HD não tiver acesso ao firmware, o disco não será reconhecido corretamente pelo computador. Ferramentas como o PC3000 podem tentar ler e reparar o firmware e recuperar os dados corrompidos.

2 - HD CORROMPIDO POR QUEDA DE ENERGIA

Desligamentos ou interrupções inesperadas na rede elétrica, causados por manutenção preventiva ou corretiva pela concessionária, podem ser o causador de um grande desastre se o seu computador não estiver conectado a um no-break.

Se você precisar desligar um computador, isso deve ser feito da maneira certa. Primeiro fechar todos os programas que estão sendo executado, e somente então desligar o equipamento através do próprio sistema operacional.

Quando um aplicativo é encerrado inesperadamente, é possível que alguns dos dados não sejam liberados para o disco com rapidez suficiente. E o resultado podem ser arquivos com dados incompletos. Quando a energia é restaurada, este problema pode aparecer na forma de um servidor que falha ao inicializar ou erros como “sistema operacional não encontrado”.

3 - HD COM SISTEMA DE ARQUIVOS CORROMPIDO

O sistema de arquivos de um sistema operacional gerencia e organiza os arquivos no disco. Em termos simples, é a porta pela qual os dados são acessados nas partições do disco rígido. Portanto, se o sistema de arquivos no HD for corrompido, o disco completo ficará inacessível.

Este é sem dúvida o cenário mais comum, e é causado por um problema de software, como por exemplo um índice no HD apontando para dados incorretos. Isso pode ser corrigido usando utilitários de software que examinam e reparam diretamente o sistema de arquivos.

O Windows possui uma ferramenta deste tipo embutida no sistema operacional. Ele é o CHKDSK que pode ajudar você nos casos mais simples. NOTA: Se os seus dados são muito importantes, recomendamos não usar o CHDKSK. Em HDs com muitos problemas, ele poderá piorar o cenário existente, e até mesmo impossibilitar a recuperação dos dados.

4 - HD CORROMPIDO POR BAD BLOCKS

Este problema ocorre quando não há ruídos ou cliques na unidade, mas o disco geralmente “trava” o sistema operacional ao tentar acessar os dados corrompidos. Geralmente, esse é o primeiro estágio antes do HD falhar completamente.

Vamos tomar como exemplo um HD com danos em seus discos magnéticos que armazenam os dados. Se partes do revestimento magnético forem danificadas, estes setores podem desaparecer para sempre. Os setores ruins podem aparecer por causa de idade avançada do disco, ou por quedas acidentais no caso de HDs externos. 

Os dados armazenados em setores defeituosos podem ser corrompidos na origem, e provavelmente não funcionarão completamente mesmo que sejam recuperados. Para este tipo de serviço será necessário usar equipamentos profissionais de recuperação de dados como o PC3000.

5 - HD CORROMPIDO POR VÍRUS OU RANSOMWARES

Um computador pode ser contaminado através de e-mails com anexos contaminado por malwares, ou através de phishing em páginas infectadas que são carregados assim que o usuário clicar em um link corrompido. 

Esse link permite que o vírus ou malware entre no sistema operacional do computador para danificar ou roubar arquivos. Atualmente, o tipo mais comum são os chamados ramsowares. Este tipo de malware criptografará todos os arquivos importantes. Em seguida, solicitará um resgate em bitcoins para liberar a chave para descriptografar os dados.

Proteja-se contra malware com software antivírus apropriado. Mantenha seus sistemas antivírus constantemente atualizados, e execute varreduras regularmente para detectar vírus antes que eles possam causar qualquer dano sério. Certifique-se de fazer backups regulares do sistema também. Frequentemente, os dados de backup são a única maneira de recuperar dados perdidos por causa de ransomwares.

Se você estiver tendo problemas em acessar seus arquivos porque o seu HD está corrompido, consulte a E-RECOVERY. Somos uma empresa especializada em recuperação de dados de HD. Com uma experiência superior a 15 anos, podemos ajudar você a recuperar seus arquivos de HD corrompido.

Com ferramentas de última geração e uma equipe técnica inigualável, aqui você terá as melhores chances de recuperar os seus dados perdidos. Garantimos uma das mais altas taxas de sucesso do setor e a garantia de somente pagar o serviço se os dados forem recuperados. Sem dados, sem custos, simples assim!

Quer contar com a nossa ajuda? Preencha o Formulário de Envio e inicia a recuperação do seu HD corrompido.

Rolar para cima