Como identificar problemas no HD?

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Aprenda como diagnosticar e recuperar os casos mais comuns de problemas com o seu HD. Verifique os sintomas que sua unidade está apresentando, saiba o que causa estes problemas e como fazer para recuperar seus dados.

Estas informações não permitirão que você identifique problemas com 100% de certeza, e não garante que um procedimento de recuperação recomendado funcionará para o seu caso específico.

Mas ajudará você a entender o que causa os problema e os procedimentos e ferramentas mais comuns usados em um processo profissional de recuperação de dados. O HD é um dispositivo que apresenta uma série de sinais que algo não está correndo bem e ele está prestes a falhar.

Assim, normalmente você terá tempo de fazer backup dos seus dados antes que algum mais grave ocorra com o disco rígido. Neste artigo mostraremos 8 situações em que seu HD pode estar com a saúde comprometida por causa de problemas físicos.

8 DICAS PARA DESCOBRIR SE O SEU HD ESTÁ COM DEFEITO FÍSICO:

 BAD BLOCKS 

  • PROBLEMA: O HD é reconhecido pelo PC, mas os dados não podem ser acessados. Por exemplo, o computador congela ou dá um erro ao tentar acessar os dados. O acesso aos dados também pode estar lento, e o Windows poderá apresentar a “tela azul da morte”.
  • DIAGNÓSTICO: Existem áreas problemáticas no disco que não podem ser lidas ou contêm dados corrompidos  (bad blocks) 
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: Os dados podem ser recuperados usando ferramentas que fazem a clonagem ou extração de arquivos de HDs com setores defeituosos fabricados por empresa como Ace Laboratory,  DeepSpar ou Salvation Data.

CORRUPÇÃO DO SISTEMA DE ARQUIVOS DO HD

  • PROBLEMA:  HD em modo RAW, impedindo o acesso aos arquivos / pastas localizados no HD. Pode acontecer também dos arquivos e pastas sumirem misteriosamente. Isso ocorre quando eles estão gravados em setores problemáticos dos pratos do HD.
  • DIAGNÓSTICO: Uma ou mais partições do disco estão corrompidas, sendo necessário efetuar o reparo do sistema de arquivos do HD.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: A recuperação do sistema de arquivos pode ser realizada usando diversos softwares de recuperação de dados.

CABEÇAS DE LEITURA/GRAVAÇÃO RUINS OU DEGRADADAS

  • PROBLEMA: O HD faz ruídos ou clicks anormais. Os HDs tem em seu interior uma cabeça de leitura (também conhecido como “agulha” que faz a leitura e gravação do dados. Se você começar a escutar sons estranhos, é sinal que alguma coisa não vai bem com o seu disco rígido. Este problema é comum em HDs de notebook e discos externos, por causa deles serem móveis e estarem sujeitos à quedas ou movimentações bruscas.
  • DIAGNÓSTICO: Danos em um ou mais cabeçotes de leitura/gravação do disco.
  • PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO: Se o HD começar a clicar logo após ser ligado, você precisa identificar e desabilitar os cabeçotes defeituosos usando o PC-3000. Se apenas uma ou duas cabeças ruins forem identificadas, você pode desabilitar os cabeçotes ruins e criar uma imagem parcial do HD usando apenas as cabeças funcionais. Se muitos cabeçotes estiverem ruins,  uma troca de cabeçotes de uma unidade doadora é necessária.

CABEÇAS PRESAS AOS PRATOS DO HD

  • PROBLEMA: Você sente o HD começar a inicializar, mas o motor não liga e você não sente os pratos girando. O dispositivo pode apresentar uma pequena vibração, como se algo estivesse preso.
  • DIAGNÓSTICO: As cabeças podem grudar nos pratos do disco quando a unidade é desligada subitamente. Nestes csos, não há tempo suficiente para que elas voltem para a zona de estacionamento (parking area) antes que os pratos parem de girar.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: O problema é corrigido abrindo o disco em um ambiente de sala limpa e movendo manualmente o conjunto dos cabeçotes de volta para a zona de estacionamento. Em alguns casos, esse problema resulta em problemas de instabilidade de leitura, sendo necessário clonar o HD com o PC3000.

FIRMWARE CORROMPIDO

  • PROBLEMA: O HD não é reconhecido pelo PC, mas gira normalmente. Ou o disco pode ser identificado com modelo ou capacidade incorreta. 
  • DIAGNÓSTICO: Se alguns dos módulos de firmware críticos forem corrompidos, a unidade não pode inicializar corretamente, o que resulta em uma operação incorreta com acesso limitado aos dados ou na perda total do acesso aos dados.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: Usando a ferramenta PC3000 você poderá identificar módulos de firmware corrompidos. É possível reparar o conteúdo da ROM usando uma biblioteca de firmware para essa família de HDs. Como alguns módulos são exclusivos desse HD em particular, a corrupção de certos módulos pode levar a um caso irrecuperável.

PLACA LÓGICA (PCB) COM FALHA

  • PROBLEMA: O motor do HD não liga e o HD não acelera.
  • DIAGNÓSTICO: Esse problema pode ser causado por um diodo TVS em curto ou queima de um dos componentes da placa.
  • PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO: Localizar e substituir os componentes com falha. Se não resolver, encontrar uma placa compatível, mover o chip Flash ROM (ou copiar o conteúdo da ROM usando PC-3000) da placa original para a placa doadora e montar no HD com problemas. Você também pode realizar diagnósticos extras na placa, encontrando uma unidade de doador compatível (seguindo as regras de compatibilidade apropriadas) e trocando a placa do paciente por um doador para ver se o HD gira.

PRATOS MAGNÉTICOS RISCADOS

  • PROBLEMA: HD faz som metálico, como se estivesse sendo arranhado.
  • DIAGNÓSTICO:  Existem problemas físicos na superfície do HD, causando uma perda completa de acesso aos dados.
  • PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO: Na maioria dos casos, HDs com pratos danificados são irrecuperáveis, porque esses danos levam a uma falha quase imediata da montagem dos cabeçotes. Mesmo que uma troca de cabeçotes seja realizada, os cabeçotes transplantados falharão após a sua troca.

PROBLEMA NOS ROLAMENTOS OU NO EIXO DO MOTOR

  • PROBLEMA: Motor do HD não gira
  • DIAGNÓSTICO: O rolamento do motor está preso, o que evita que o fuso de acionamento gire ou uma falha nos enrolamentos do motor.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: Em alguns casos é possível destravar o mancal do motor. No entanto, na maioria dos casos, todo o conjunto do disco precisa ser trocado por uma unidade doadora compatível. Esta é geralmente a operação de sala limpa mais difícil. 

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