Como identificar problemas no HD?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Aprenda como diagnosticar e recuperar os casos mais comuns de problemas com o seu HD. Verifique os sintomas que sua unidade está apresentando, saiba o que causa estes problemas e como fazer para recuperar seus dados.

Estas informações não permitirão que você identifique problemas com 100% de certeza, e não garante que um procedimento de recuperação recomendado funcionará para o seu caso específico.

Mas ajudará você a entender o que causa os problema e os procedimentos e ferramentas mais comuns usados em um processo profissional de recuperação de dados. O HD é um dispositivo que apresenta uma série de sinais que algo não está correndo bem e ele está prestes a falhar.

Assim, normalmente você terá tempo de fazer backup dos seus dados antes que algum mais grave ocorra com o disco rígido. Neste artigo mostraremos 8 situações em que seu HD pode estar com a saúde comprometida por causa de problemas físicos.

VEJA 8 DICAS PARA DESCOBRIR SE O SEU HD ESTÁ COM DEFEITO FÍSICO:

BAD BLOCKS
 
  • PROBLEMA: O HD é reconhecido pelo PC, mas os dados não podem ser acessados. Por exemplo, o computador congela ou dá um erro ao tentar acessar os dados. O acesso aos dados também pode estar lento, e o Windows poderá apresentar a “tela azul da morte”.
  • DIAGNÓSTICO: Existem áreas problemáticas no disco que não podem ser lidas ou contêm dados corrompidos  (bad blocks) 
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: Os dados podem ser recuperados usando ferramentas que fazem a clonagem ou extração de arquivos de HDs com setores defeituosos fabricados por empresa como Ace Laboratory,  DeepSpar ou Salvation Data.

CORRUPÇÃO DO SISTEMA DE ARQUIVOS DO HD

  • PROBLEMA:  HD em modo RAW, impedindo o acesso aos arquivos / pastas localizados no HD. Pode acontecer também dos arquivos e pastas sumirem misteriosamente. Isso ocorre quando eles estão gravados em setores problemáticos dos pratos do HD.
  • DIAGNÓSTICO: Uma ou mais partições do disco estão corrompidas, sendo necessário efetuar o reparo do sistema de arquivos do HD.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: A recuperação do sistema de arquivos pode ser realizada usando diversos softwares de recuperação de dados.

CABEÇAS DE LEITURA/GRAVAÇÃO RUINS OU DEGRADADAS

  • PROBLEMA: O HD faz ruídos ou clicks anormais. Os HDs tem em seu interior uma cabeça de leitura (também conhecido como “agulha”) que faz a leitura e gravação do dados. Se você começar a escutar sons estranhos, é sinal que alguma coisa não vai bem com o seu disco rígido. Este problema é comum em HDs de notebook e discos externos, por causa deles serem móveis e estarem sujeitos à quedas ou movimentações bruscas.
  • DIAGNÓSTICO: Danos em um ou mais cabeçotes de leitura/gravação do disco.
  • PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO: Se o HD começar a clicar logo após ser ligado, você precisa identificar e desabilitar os cabeçotes defeituosos usando o PC-3000. Se apenas uma ou duas cabeças ruins forem identificadas, você pode desabilitar os cabeçotes ruins e criar uma imagem parcial do HD usando apenas as cabeças funcionais. Se muitos cabeçotes estiverem ruins,  uma troca de cabeçotes de uma unidade doadora é necessária.

CABEÇAS PRESAS AOS PRATOS DO HD

  • PROBLEMA: Você sente o HD começar a inicializar, mas o motor não liga e você não sente os pratos girando. O dispositivo pode apresentar uma pequena vibração, como se algo estivesse preso.
  • DIAGNÓSTICO: As cabeças podem grudar nos pratos do disco quando a unidade é desligada subitamente. Nestes csos, não há tempo suficiente para que elas voltem para a zona de estacionamento (parking area) antes que os pratos parem de girar.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: O problema é corrigido abrindo o disco em um ambiente de sala limpa e movendo manualmente o conjunto dos cabeçotes de volta para a zona de estacionamento. Em alguns casos, esse problema resulta em problemas de instabilidade de leitura, sendo necessário clonar o HD com o PC3000.

FIRMWARE CORROMPIDO

  • PROBLEMA: O HD não é reconhecido pelo PC, mas gira normalmente. Ou o disco pode ser identificado com modelo ou capacidade incorreta. 
  • DIAGNÓSTICO: Se alguns dos módulos de firmware críticos forem corrompidos, a unidade não pode inicializar corretamente, o que resulta em uma operação incorreta com acesso limitado aos dados ou na perda total do acesso aos dados.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: Usando a ferramenta PC3000 você poderá identificar módulos de firmware corrompidos. É possível reparar o conteúdo da ROM usando uma biblioteca de firmware para essa família de HDs. Como alguns módulos são exclusivos desse HD em particular, a corrupção de certos módulos pode levar a um caso irrecuperável.

PLACA LÓGICA (PCB) COM FALHA

  • PROBLEMA: O motor do HD não liga e o HD não acelera.
  • DIAGNÓSTICO: Esse problema pode ser causado por um diodo TVS em curto ou queima de um dos componentes da placa.
  • PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO: Localizar e substituir os componentes com falha. Se não resolver, encontrar uma placa compatível, mover o chip Flash ROM (ou copiar o conteúdo da ROM usando PC-3000) da placa original para a placa doadora e montar no HD com problemas. Você também pode realizar diagnósticos extras na placa, encontrando uma unidade de doador compatível (seguindo as regras de compatibilidade apropriadas) e trocando a placa do paciente por um doador para ver se o HD gira.

PRATOS MAGNÉTICOS RISCADOS

  • PROBLEMA: HD faz som metálico, como se estivesse sendo arranhado.
  • DIAGNÓSTICO:  Existem problemas físicos na superfície do HD, causando uma perda completa de acesso aos dados.
  • PROCEDIMENTOS DE RECUPERAÇÃO: Na maioria dos casos, HDs com pratos danificados são irrecuperáveis, porque esses danos levam a uma falha quase imediata da montagem dos cabeçotes. Mesmo que uma troca de cabeçotes seja realizada, os cabeçotes transplantados falharão após a sua troca.

PROBLEMA NOS ROLAMENTOS OU NO EIXO DO MOTOR

  • PROBLEMA: Motor do HD não gira
  • DIAGNÓSTICO: O rolamento do motor está preso, o que evita que o fuso de acionamento gire ou uma falha nos enrolamentos do motor.
  • PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO: Em alguns casos é possível destravar o mancal do motor. No entanto, na maioria dos casos, todo o conjunto do disco precisa ser trocado por uma unidade doadora compatível. Esta é geralmente a operação de sala limpa mais difícil. 

A E-RECOVERY é uma das melhores empresas de recuperação de dados do Brasil. Com mais de 15 anos no mercado, já atendemos mais de 7500 pessoas físicas e empresas em todo o país que precisaram dos nosso sserviços.

Com uma equipe técnica experiente e competente e um laboratório equipado com os mais avançados equipamentos de recuperação de dados, conseguimos alcançar altas taxas de sucesso na restauração de arquivos de vários tipos de dispositivos.

Quando você precisa de ajuda profissional para recuperar os dados do seu HD, conte conosco! Oferecemos avaliação gratuita e a garantia que você somente pagará o custo do serviço se os dados forem realmente recuperados. Sem dados, sem custos, simples assim.

Rolar para cima