fbpx

Você sabe o que é recuperação remota de dados?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A perda de dados é uma situação avassaladora. Em um minuto, tudo está funcionando perfeitamente e no próximo, tudo foi embora e você perdeu todos os seus arquivos. Por que isso aconteceu? Como isso aconteceu? O que você vai fazer?

A boa notícia é que os dados perdidos podem ser recuperados na maior parte das vezes. Depois que os usuários entendem que nem tudo está perdido, eles querem saber com que rapidez podem recuperar seus dados e retomar as operações normais da empresa.

Existem várias opções de recuperação, incluindo restauração de um backup, envio da mídia para um laboratório especializado em recuperação de dados ou softwares do tipo faça você mesmo. Outra opção que não é usada com frequência é a recuperação remota.

A recuperação remota de dados é realizada por meio de uma conexão à Internet por especialistas que usam ferramentas tecnológicas para obter os mesmos resultados como se o HD tivesse sido enviado para um laboratório, mas de maneira mais conveniente para o cliente. Estes são alguns casos em que a recuperação remota é possivel:

  • Dados excluídos de HDSSD ou RAID
  • Dispositivos formatados
  • Arquivos de máquinas virtuais corrompidos
  • Sistemas RAID com queima da controladora
  • Sistemas infectados por vírus
  • Outras falha não físicas

Supondo que o disco rígido ainda esteja funcionando, a recuperação remota pode ser realizada para um único arquivo ou para grandes volumes de dados. No entanto, muitos usuários não consideram a recuperação remota tão confiável quanto o envio do dispositivo para um laboratório. 

Eles acreditam que a recuperação só pode ser alcançada por especialistas com ferramentas altamente especializadas em salas limpas de última geração. Os usuários também estão preocupados com a segurança de ter seus sistemas de computador conectados a um sistema de terceiros e qualquer vulnerabilidade que isso possa criar.

Dependendo do cenário, a recuperação remota oferece as mesmas vantagens do serviço em laboratório, com o benefício adicional de tempos de recuperação mais rápidos, geralmente de apenas algumas horas. O objetivo inicial é tornar o volume original montável para que o sistema operacional possa ler os dados dessa unidade.

Se isso não for possível, o engenheiro copia os dados para um local diferente no sistema do cliente, como um HD externo. Isso tudo sem a necessidade de desmontar e enviar o HD para manutenção e muitas preocupações sobre uma recuperação tradicional são eliminadas. 

A segurança não é um problema, pois cada recuperação é realizada por meio de uma conexão protegida com protocolos de comunicação proprietários e pacotes criptografados. A recuperação remota pode resolver muitos problemas de perda de dados porque funciona para todos os tipos de equipamentos, incluindo servidores, desktops e laptops e em uma ampla variedade de mídias, plataformas e sistemas operacionais. 

Além disso, a estrutura de preços é semelhante ao trabalho tradicional em laboratório, acrescido de uma taxa fixa pelo serviço remoto. Com a recuperação remota, você não está pagando mais, e está potencialmente recuperando seus dados com mais rapidez.

O QUE É PRECISO PARA UMA RECUPERAÇÃO REMOTA DE DADOS?

O principal requisito do serviço remoto é que o hardware esteja funcionando para que os dados perdidos sejam recuperados. Nos casos onde há danos físicos, e o disco rígido precisa ir para um laboratório especializado para que o serviço possa ser realizados em uma limpa e/ou com o uso de equipamentos de recuperação de dados, a recuperação remota não será possível.

O serviço remoto requer alguma assistência da parte do cliente, ou do seu setor de TI, para que o especialista em recuperação de dados possa se conectar ao seu sistema. Esse processo pode ser muito intimidante para o usuário com menos conhecimento técnico, pois muitas pessoas têm medo até de tocar em seus computadores após uma situação de perda de dados por medo de que eles possam causar mais danos.

Outro requisito é a necessidade de pessoal disponível para trabalhar com os especialistas de recuperação remota. Se um funcionário da empresa não puder acompanhar o serviço no local por todo o tempo que serviço irá demorar o serviço, enviar a unidade para um laboratório de recuperação de dados confiável pode ser uma opção melhor.

O serviço remoto requer uma conexão estável e de alta velocidade com a Internet, o que pode ser um desafio em um ambiente de alta segurança. Muitas organizações têm políticas restritas de servidor proxy ou firewall, e podem não ser capazes de se conectar a sistemas externos. 

Trabalhar com grandes quantidades de dados também pode ser um problema. Embora a recuperação remota seja capaz de recuperar grandes volumes de dados, às vezes o cliente não tem espaço disponível para os dados copiados. Por exemplo, trabalhar com sistemas de armazenamento como NAS ou Storages pode demandar dezenas de terabytes de espaço adicional disponível.

Para sistemas RAID configurados com múltiplos discos, a recuperação não pode ser feita no próprio equipamento. Os HDs deverão ser conectados diretamente na placa-mãe, ou através de uma controladora HBA (Host Bus Adapter), de modo individual em um computado rodando Windows. 

Isto pode ser um empecilho para arrays com muitos HDs. De modo realista, normalmente um RAID configurado com até 6 discos é o máximo que a maioria das empresas pode conectar diretamente em seus computadores Windows. Isso sem falar que quase ninguém tem à disposição uma placa HBA para a conexão de muitos discos de modo individual. 

Para máquinas virtuais, o processo de recuperação também não pode ser feito diretamente no datastore em produção, sendo necessário copiar a VM corrompida e, em alguns casos, fazer um clone de todo o volume. Tendo em vista estas barreiras técnicas, normalmente a recuperação remota de VMs pode ser feita apenas quando o disco virtual corrompido pode ser copiado para uma outra mídia. 

Finalmente, a natureza única do serviço pode ser um obstáculo na recuperação remota de dados. Por ser uma tecnologia relativamente nova, muitos usuários acham que a recuperação remota é boa demais para ser verdade, e não acreditam que ela possa cumprir as promessas que faz. No entanto, a recuperação remota de dados é uma opção que toda pessoa ou empresa que perdeu dados deve sempre considerar, economizando tempo, dinheiro e restaurando seus dados perdidos o mais rápido possível.

Se você gostou da idéia da recuperação remota, conte com a E-RECOVERY para ajudá-los a recuperar os dados perdidos de HD, SSD, Máquinas Virtuais e Sistemas RAID com problemas lógicos. Consulte-nos para fazer uma cotação sem compromisso!

Rolar para cima