fbpx

O que fazer quando meu HD parar de funcionar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O componente mais importante do seu computador é o HD (disco rígido). Este dispositivo de armazenamento de dados funciona como a memória permanente do seu sistema. 

Quando você carrega o seu sistema operacional Windows, edita uma foto no Photoshop ou está apenas jogando um game, o HD armazena e acessa todas as informações de que você precisa para que seu computador possa executar corretamente esses programas.

Infelizmente, como os discos rígidos são fabricados com peças móveis que se desgastam com o uso, toda vez que você ligar o seu computador, estará reduzindo a vida útil do HD. O fato não é “se” o disco rígido irá falhar um dia, é “quando” ele irá parar de funcionar. Quando isso acontecer, o HD não poderá mais ser acessado e levará à perda dos dados gravados.

Milhares de HDs falham todos os dias no Brasil, deixando os usuários de computador lutando para recuperar seus dados confidenciais como documentos ou sentimentais como fotos e vídeos. Embora uma rotina de backup de dados possa ajudá-lo a evitar este tipo de problema, às vezes você simplesmente não tem tempo para tomar medidas preventivas. O disco rígido simplesmente morre e ponto final.

Se você é um dos milhares de pessoas que está com um HD que não funciona de repente, não entre em pânico! Reunimos neste guia algumas dicas úteis  para ajudá-lo a recuperar os dados perdidos. Se você tiver dados insubstituíveis, e não se sentir confortável em recuperá-los sozinho, considere um serviço profissional de recuperação de dados.

É UM PROBLEMA DE HARDWARE OU DE SOFTWARE?

As falhas do disco rígido se enquadram em duas categorias, físicas ou lógicas. Falhas físicas são causadas por danos físicos aos componentes eletro-mecânicos do HD. As causas prováveis podem ser quedas acidentais, super-aquecimento, picos de energia ou desgaste natural da mídia. 

Por outro lado, uma falha lógica refere-se a problemas com o sistema operacional ou aos programas utilizados que impedem o computador de acessar o disco rígido. Isso pode ser causado por um vírus, um sistema operacional corrompido, um desligamento incorreto ou a exclusão de uma pasta importante. 

Embora as falhas físicas exijam equipamento e conhecimento especializado para serem reparadas, uma falha lógica geralmente pode ser resolvida com um procedimento mais simples. Para determinar qual problema você está enfrentando, existem algumas etapas que você pode tentar para solucionar o problema.

ETAPAS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O HD

1 – VERIFIQUE AS CONEXÕES – Se você conseguir abrir o gabinete do computador, sempre vale a pena verificar se há alguma conexão solta. Desconecte todos os cabos de energia e SATA do seu disco rígido e conecte-os novamente para garantir uma conexão sólida. Se for um HD externo, conecte o disco em uma porta USB diferente ou experimente comprar um novo cabo.

2 – CONFIRME O STATUS DO HD – Se o seu disco rígido travou sem aviso, um cabo solto provavelmente não é o problema. Nesse caso, a próxima etapa deve ser acessar o BIOS do computador para testar se ele consegue detectar o HD. Dependendo da marca e do modelo do seu computador, geralmente você pode acessar o menu BIOS pressionando uma tecla de como DEL ou F10 logo após inicializar o sistema. 

Quando chegar ao menu, encontre a seção da BIOS onde estão listadas as unidades conectadas e veja se o seu HD aparece. Se a unidade aparecer na lista, mas seu sistema ainda não conseguir lê-la, então você pode estar enfrentando um problema de software. Se nada aparecer, é provável que você esteja lidando com um disco rígido com problemas físicos.

3 – EXECUTE UMA VERIFICAÇÃO DE VÍRUS

Para problemas de software, a primeira etapa deve ser verificar se há vírus ou malwares no HD. Se o seu computador estava muito lento ou demorava a responder aos seus comandos, você pode estar lidando com dados corrompidos aleatoriamente. Você não deve baixar nenhum programa adicional em seu disco rígido, pois isso apenas tornará o eventual processo de recuperação mais difícil.

Sua melhor opção é gravar o software antivírus em um pen drive e inicializar o seu computador a partir dele. Existem várias ferramentas gratuitas que oferecem esse recurso. Você pode então executar uma verificação completa de vírus de fora do ambiente Windows do seu computador.

4 – EXECUTE O CHKDSK

Você pode querer verificar se há setores defeituosos no disco rígido com a ferramenta CHKDSK do Windows. Este aplicativo é usado para identificar e resolver quaisquer erros de sistema de arquivos em seu disco rígido. Esses erros podem ser causados por danos físicos (bad blocks) ou problemas lógicos. A ferramenta geralmente tentará reparar setores defeituosos e marcar estes setores defeituosos para evitar que o Windows o utilize no futuro.

Ao fazer a varredura no disco rígido com CHKDSK o sistema de arquivos será reparado, embora uma varredura completa possa levar algum tempo para ser concluída, ela pode evitar mais perdas de dados a longo prazo. Aqui está o que você precisa fazer para executar o CHKDSK:

  • Clique com o botão direito na unidade que deseja verificar
  • Clique em Propriedades
  • Mude para a guia Ferramentas
  • Clique no botão Verificar ou Verificar Agora

Em PCs com Windows 8 e Windows 10, você pode receber uma mensagem informando que não há erros no disco rígido. Clique no botão Verificar Unidade para analisar sua unidade manualmente. Em computadores com Windows 7, você obtém algumas opções para a verificação. Você pode escolher simplesmente escanear e recuperar arquivos de setores defeituosos, ou pode pedir ao Windows para corrigir automaticamente os erros do sistema de arquivos. Se você escolher as duas opções, poderá ter que esperar algumas horas antes de usar o computador novamente.

5 – VERIFIQUE O HD COM HD TUNE 

Se a varredura com CHDKSK demorar muitas horas, talvez seja interessante interromper o processo. Algumas vezes, ao tentar encerrar o CHKDKS seu computador poderá travar ou não responder mais aos seus comandos. Estes são dois fortes sintomas de que seu HD possa estar com bad blocks físicos na mídia magnética.

Bad blocks são setores do HD que ficaram inacessíveis, seja por envelhecimento natural da mídia magnética ou quando um HD externo sofrer um impacto muito forte. Para testar se o HD apresenta setores defeituosos físicos, instale o programa HD TUNE que possui uma versão gratuita de avaliação.

Utilize a opção ERROR SCAN e faça uma varredura em toda a superfície do seu HD. Ao final do escaneamento, o programa mostrará quadradinhos verdes nos setores que estão legíveis. Quadradinhos vermelhos indicam que estes setores estão defeituosos, ou seja, não podem ser acessado.

Se o seu HD ainda estiver acessível, copie tudo que for possível. Se o computador travar enquanto tenta copiar os arquivos, não há mais nada que você possa fazer em casa. Para HDs com bad blocks, somente uma empresa de recuperação de dados poderá ajudar você clonando o HD com ferramentas como o PC3000 e extraindo os dados a seguir.

6 – SEU HD ESTÁ COM DEFEITO

Se nenhuma dessas etapas resolver o seu problema, você pode estar enfrentando um problema de hardware. Isso será especialmente aparente se você de repente ouvir cliques altos ou ruídos de zumbido no HD. Neste ponto, os dados no disco rígido ainda podem ser recuperados se você agir com rapidez suficiente. 

Tente evitar mitos comuns de recuperação de dados sobre os quais seus amigos falam, ou que você viu fazendo uma pesquisa na Internet. Congelar o HD, abrir a tampa para “destravar” a cabeça e procedimentos semelhantes podem até mesmo impedir qualquer tentativa futura de recuperar os dados do seu disco rígido.

Se você tiver um segundo computador disponível, o ideal é remover o disco rígido e conectá-lo ao outro computador como um disco rígido secundário. Assim que estiver configurado, você pode usar um software de recuperação de dados eficaz para tentar criar um clone do disco rígido e recuperar seus dados.

Esteja avisado que ao ligar o dispositivo neste momento pode fazer com que ele falhe mais rápido. Portanto, se você tiver arquivos importantes no HD, a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda profissional. 

Alguém disse, profissional? A E-RECOVERY é uma das mais conceituadas empresas de recuperação de dados no Brasil. Nossos especialistas em recuperação de dados de HD tem a experiência e o equipamento de que você precisa para ter de volta os seus arquivos que estavam no HD com defeito. Consulte-nos hoje mesmo, e faça uma cotação sem compromisso!

Rolar para cima