fbpx

O que é uma sala limpa para recuperação de dados?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Normalmente usada na fabricação ou na pesquisa científica, uma sala limpa é um ambiente controlado com baixo nível de poluentes, como poeira, micróbios transportados pelo ar, partículas de aerossol e vapores químicos. Elas são usadas em praticamente todos os setores em que pequenas partículas podem afetar o processo de fabricação ou manutenção. 

Eles variam em tamanho e complexidade, e são usados extensivamente em indústrias como manufatura de semicondutores, farmacêutica, biotecnologia, dispositivos médicos e ciências da vida, bem como processos críticos de manufatura comuns na indústria aeroespacial, óptica e militar.

As empresas de recuperação de dados costumam usar ambientes limpos para alguns dos trabalhos de recuperação de dados de discos rígidos, mas não é necessário uma sala limpa como a da foto acima, que é projetada para a indústria de semicondutores.

Os HDs são dispositivos frágeis e ficam mais sensíveis à medida que as tecnologias avançam e ele ficam mais rápidos e espaçosos com o aumento da densidade nos dados gravados. E caso seja necessário abrir um HD para trocar uma peça, os contaminantes existentes no ar podem destruí-lo fisicamente.

Na verdade, a distância entre os cabeçotes de leitura e as placas magnéticas (pratos) de uma unidade de disco rígido é tão pequena que um único grão de poeira é suficiente para danificar permanentemente o mecanismo e fazer com que os cabeçotes de leitura toquem a superfície do prato, causando danos permanentes e perda de dados.

Portanto, é necessário trabalhar em um ambiente quase hermético à poeira durante um projeto de recuperação de dados de HDs. A realização de trabalhos de recuperação de dados em um laboratório ou sala limpa é particularmente necessária quando um dispositivo está fisicamente danificado.

Você deve saber que, durante uma operação de recuperação de dados em HD, os técnicos às vezes precisam abrir / retirar o lacre da unidade e expor os pratos magnéticos, onde os dados são armazenados. Um maior nível de segurança é, portanto, necessário em todas as circunstâncias. 

Uma sala limpa está livre de qualquer sujeira, o que elimina o risco de danificar seu disco rígido no processo. Em última análise, permite que uma recuperação de dados seja realizada em condições ideais para obter a melhor chance de uma recuperação completa.

Abrir um HD em um ambiente normal e não controlado é simplesmente muito perigoso para os seus dados, um fato que muitas pessoas descobrem por si mesmas quando descobrem que as tentativas do tipo faça-você-mesmo tornaram seus dados irrecuperáveis.

SALAS LIMPAS PORTÁTEIS

Tradicionalmente, as empresas de recuperação de dados que desejavam um espaço de trabalho esterilizado e limpo teriam que converter uma sala inteira em uma área de pressão positiva com filtro HEPA e acabariam muito dinheiro e ocupando espaço em excesso. 

No entanto, é possível usar apenas uma bancada limpa portátil que é  projetadas para economizar custos, oferecendo uma solução compacta que requer muito pouco espaço e tanta mobilidade quanto necessário. E este é o tipo de ambiente limpo que a maioria das empresas utiliza para seus serviços de recuperação de dados de HD.

A Sala Limpa Portátil é um sistema compacto de pressão positiva projetado para fornecer fluxo de ar laminar excepcionalmente limpo dentro do capô. Este sistema utiliza um processo de filtração de estágio duplo que consiste em um pré-filtro MERV8 e um filtro HEPA com uma classificação de eficiência de até 99,97% de eficiência em partículas 0,3 micrômetros e maiores. 

QUANDO NÃO É PRECISO UMA SALA LIMPA PARA RECUPERAR DADOS

Entretanto, é importante frisar que a maioria dos serviços de recuperação de dados não necessita de uma limpa, somente quando o HD precisa ser aberto. Por exemplo:

A verdade é que salas limpas só são necessárias quando a tampa do disco rígido precisa ser removida, e seus pratos magnéticos estão expostas a partículas de poeira. Se uma partícula de poeira, por menor que seja, cair no prato quando o disco rígido for ligado, o cabeçote (que lê os dados do prato) pode colidir colidir com a impureza do ar, podendo fazer com que os pratos fiquem arranhados e/ou danificar as cabeças.

Mas é importante observar que apenas um técnico de recuperação de dados experiente pode diagnosticar com precisão um HD para determinar se há a necessidade abrir um HD em sala limpa. Mesmo o usuário mais experiente de computador suspeitaria que um disco rígido com “cliques” tem cabeçotes ruins, e pode não ser o caso. Os sons de \”cliques\” podem ser ocasionados por problemas no firmware do dispositivo.

Somente usando ferramentas especializadas de recuperação de dados, juntamente com anos de pesquisa e experiência prática, é possível um diagnóstico preciso. Em nossa experiência, cerca de 70% de todos os discos rígidos com defeito podem ser recuperados com sucesso sem a necessidade de serem abertos em sala limpa.

Quando o seu HD parar de funcionar e você precisar recuperar seus dados, conte com a ajuda da E-RECOVERY. Contate-nos e faça um pré-orçamento sem compromisso!

Rolar para cima