SSD não aparece no gerenciamento de disco? Soluções para Windows 10 e 11

Quer você tenha acabado de comprar um novo SSD para seu PC ou notebook com Windows, ou apenas tentou reconectar seu SSD existente, você pode enfrentar este problema. Ao ligar o dispositivo, você percebe que o SSD não aparece no Gerenciamento de Disco e nem no Gerenciador de Dispositivos.

Felizmente, existem algumas maneiras de consertar isso e fazer com que o Gerenciamento de Disco detecte seu novo SSD. Mas, primeiro, existem algumas regras para instalar um novo SSD em seu computador Windows sem danificar seu computador.

Lista de verificação para instalação de SSD no Windows

Instalar um SSD é um processo relativamente simples, mas é importante tomar as medidas adequadas para garantir que tudo corra bem. 

1. Verifique se você está comprando um SSD compatível com seu laptop ou PC ( SATA , PCIe, M2, NVMe).

2. Antes de instalar seu novo SSD, certifique-se de ter todo o equipamento:

  • Chave de fenda Phillips (verifique o tamanho, pois geralmente é uma chave de fenda nº 00 ou nº 0)
  • Luvas (para proteger os componentes do computador da eletricidade estática). 
  • Alguns laptops requerem ferramentas extras para abrir sua base. Por exemplo, uma palheta plástica.

3. Faça backup de todos os dados do seu disco atual, caso algo dê errado durante o processo de instalação.

4 . Não toque na placa-mãe do seu computador.

5. Desconecte a bateria para evitar danos por curto-circuito em outras partes do notebook enquanto aparafusa o novo SSD. 

Como reparar o SSD que não aparece no gerenciamento de disco (Windows 10 e 11)

Se você seguiu as etapas anteriores para instalar seu novo SSD, e ele ainda não foi detectado no Gerenciamento de Disco, você tem algumas soluções que pode tentar para fazer seu SSD funcionar.

Antes de passar para as correções de software, confirme se o próprio SSD não está danificado.

  1. Abra o gabinete do computador e verifique se o SSD está firmemente conectado e no lugar certo.
  2. Verifique se o conector e os cabos estão conectados. Procure danos visíveis no SSD ou nos cabos.
  3. Certifique-se de que sua placa-mãe seja compatível com a interface do SSD.

Se você notar que o SSD está danificado, entre em contato com o fornecedor ou fabricante para solicitar uma nova unidade. Porém, se tudo estiver certo com o hardware, passe para as soluções de software.

Solução 1 - SSD não inicializado

Esta solução funciona para corrigir o SSD interno que não aparece no gerenciamento de disco.

Você deve inicializar um novo SSD interno para que ele apareça no Gerenciamento de Disco. No entanto, um SSD antigo que não aparece no Gerenciamento de disco também pode ser porque ainda não foi inicializado.

  • Para inicializar um disco, abra o Explorador de Arquivos e clique com o botão direito em Este Computador. Em seguida, clique em Gerenciar.
  • No Windows 11, clique em Mais opções e selecione Gerenciar.
  • Encontre Gerenciamento de Disco na barra lateral esquerda e clique com o botão direito no disco que deseja inicializar.
  • Uma caixa de diálogo será aberta. Selecione o SSD para inicializar, e siga as etapas na tela para atribuir uma letra ao dispositivo e configurar seu novo SSD.

Solução 2 - Altere a letra da unidade do SSD

Esta solução funciona para corrigir SSDs internos e externos que não aparecem no gerenciamento de disco.

  • Uma letra de unidade conflitante, ou mesmo inexistente, pode impedir que o Gerenciamento de disco do Windows encontre seu SSD.
  • Para alterar a letra da unidade SSD, vá para Gerenciamento de disco seguindo o mesmo caminho da solução 1.
  • Clique com o botão direito no volume do disco para escolher Alterar letra e caminhos da unidade.

Solução 3 - Tente encontrar o SSD novamente

Esta solução funciona para corrigir o SSD interno que não aparece no gerenciamento de disco.

Às vezes, você pode precisar de ajuda do Gerenciamento de disco para encontrar seu SSD:

  • Pressione as teclas Windows + R para abrir Executar e digite diskmgmt.msc.
  • Uma vez no gerenciamento de disco, vá para Ação > Verificar novamente discos. Aguarde a conclusão da verificação. Seu SSD deve aparecer agora.

Solução 4 - Reinstale o driver do SSD

Esta solução funciona para corrigir SSDs internos e externos que não aparecem no gerenciamento de disco.

Se o seu SSD não aparecer no gerenciamento de disco foi detectado, você pode ter um problema com o driver SSD. Para consertar, abra o Explorador de Arquivos e clique com o botão direito em Este PC. 

  • Clique em Gerenciar e vá para Ferramentas do Sistema. 
  • Clique em Gerenciador de dispositivos e expanda Unidades de disco.
  • Selecione o SSD que não está aparecendo e clique com o botão direito nele. 
  • Em seguida, clique em Desinstalar dispositivo.
  • Se o problema for com um SSD externo, remova-o e reinicie o computador. 
  • Se for um SSD interno que não aparece, basta reiniciar o sistema. 
  • O Windows instalará automaticamente uma nova unidade durante a reinicialização.
  • Assim que o sistema inicializar, conecte novamente o SSD externo e verifique se ele está aparecendo

 

Solução 5 - Reinicie os serviços do Windows

Esta solução funciona para corrigir o SSD interno que não aparece no gerenciamento de disco.

Serviços de armazenamento é uma ferramenta que permite ao Windows encontrar hardware em seu laptop ou PC. Se estiver desativado, o sistema não poderá detectar dispositivos recém-instalados e seu SSD não aparecerá no Gerenciamento de disco.

  • Para habilitá-lo, pressione as teclas Windows + R e digite services.msc na caixa de pesquisa.
  • Depois disso, role a lista para encontrar Plug and Play na lista e clique com o botão direito para selecionar Iniciar, se o serviço estiver desabilitado, ou Reiniciar, se o serviço estiver funcionando.
  • Role a lista novamente e encontre Serviços de armazenamento. Clique com o botão direito e selecione Iniciar ou Reiniciar para habilitá-lo.
  • Agora vá para Gerenciamento de disco e veja se o seu SSD está aparecendo.

Solução 6 - Altere o sistema de arquivos do SSD

Esta solução funciona para corrigir SSDs internos e externos que não aparecem no gerenciamento de disco.

Problemas no sistema de arquivos, como incompatibilidade ou corrupção, impedirão que você encontre o SSD. A formatação do SSD permitirá alterar o sistema de arquivos e corrigir o problema. No entanto, você perderá todos os dados contidos nele.

Para formatar um SSD que não aparece no Gerenciamento de disco, você precisará de software de terceiros. Escolha o melhor sistema de arquivos para o seu sistema operacional:

  • NTFS é o formato de arquivo padrão do Windows .
  • FAT32 é um formato de arquivo mais antigo compatível com Windows e macOS .
  • exFAT é um formato de arquivo mais recente compatível com Windows e macOS .
  • APFS (Apple File System) é o formato padrão para Mac .
  • O macOS Extended criptografa seus arquivos e exige uma senha.

Se você precisar restaurar seus dados após ter formatado seu SSD, entre em contato com nossos especialistas em recuperação de dados de HD e SSD!

SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO

Rolar para cima