O que é RAID 6 e como funciona?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O que é RAID 6? RAID 6, também conhecido como RAID de paridade dupla (matriz redundante de discos independentes), é um dos vários esquemas de RAID que funcionam colocando dados em vários discos e permitindo que operações de entrada/saída (I/O) se sobreponham de forma equilibrada, melhorando a performance.  

O RAID 6, que requer pelo menos quatro unidades, é muito semelhante ao RAID 5, pois os dados e as informações de paridade são distribuídas em todos os discos da matriz. No entanto, o RAID 6 distribui mais paridade com dois blocos para cada bloco de dados, ao contrário do RAID 5. 

O RAID 6 pode suportar a perda de duas unidades e continuar funcionando, enquanto o RAID 5 pode tolerar apenas a falha de uma única unidade. A capacidade total do array aumenta com cada disco adicional, embora você perca o equivalente a duas unidades devido às informações de paridade. 16 TB * 5 discos – 2 discos = 48 TB

Cada novo HD aumenta o número de caminhos de dados disponíveis. Vários caminhos simultâneos resultam em tempos de acesso aleatório ligeiramente mais lentos, mas aumentam a velocidade de leitura e gravação sustentada. A velocidade só aumenta com novos acréscimos de discos até o limite do equipamento. 

Entretanto, adicionar novas unidades apenas aumenta a capacidade e não a segurança. Se você perder duas unidades, faça backup imediatamente, se necessário, e considere colocar a configuração off-line.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO RAID 6?

  • Oferece bom desempenho e segurança de dados muito boa.
  • Os dados perdidos são reconstruídos automaticamente  após uma falha de disco.
  • O sistema continua a funcionar após a falha de dois discos.

O RAID 6 oferece tolerância muito alta a falhas em discos e pode ser usado em ambientes que precisam de longos períodos de retenção de dados, como arquivamento . O RAID 6 usa menos armazenamento do que, por exemplo, um array RAID 10, que pode armazenar apenas metade de sua capacidade total de armazenamento em dados, já que a outra metade é usada para espelhamento.

Se um array RAID 6 contém o número mínimo de 4 discos, então a capacidade de armazenamento de ambos os arranjos são idênticos. Ele contém apenas metade do espaço total do discos, porque o RAID 6 reserva duas unidades para manter a paridade. A diferença surge à medida que os discos são adicionados, e é onde o RAID-6 se mostra superior ao RAID-10.

A porcentagem de capacidade utilizável aumenta conforme os discos são adicionados a uma matriz RAID 6. Se oito discos são usados em RAID 6, por exemplo, a paridade consome apenas 25 por cento da capacidade de todos os discos. Um array RAID 10 dedica metade de sua capacidade à proteção, independentemente de quantos discos são usados.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DO RAID 6?

  • O RAID 6 é mais seguro do que o RAID 5, mas não é à prova de falhas.
  • Velocidade reduzida de leitura/gravação em modo degradado com a perda de dois discos.
  • A matriz RAID-6 falhará se um terceiro discos ficar inacessível.

O cálculo da paridade dupla diminui o desempenho de gravação . O RAID 6 também é mais caro por causa dos dois discos extras necessários para a paridade. Os coprocessadores do controlador RAID são frequentemente empregados para lidar com cálculos complexos de paridade e melhorar a velocidade de gravação do RAID 6.

Leva muito tempo para reconstruir a matriz após uma falha de disco devido aos tempos de gravação lentos do RAID 6. Mesmo com uma matriz de tamanho moderado, o tempo de reconstrução pode chegar a 24 horas. O RAID 6 requer hardware especial e é importante usar um controlador projetado especificamente para suportá-lo. 

Uma terceira falha na matriz RAID-6 antes que o array possa ser reconstruído é extremamente raro. No entanto, lembre-se da Lei de Murphy… Tudo que puder dar errado, dará! Como acontece com todos os dados importantes, deve haver três cópias de segurança: a original, uma cópia e uma cópia da cópia. E uma das cópias deverá estar em local diferente de onde está o equipamento RAID-6.

APLICAÇÕES PARA O RAID 6

A capacidade do RAID 6 de tolerar falhas simultâneas sem perda de dados do usuário torna o RAID 6 uma escolha muito mais segura do que o RAID 5. 

Quando duas unidades falham com RAID 5, o usuário sofre perda de dados. Um sistema RAID 6, entretanto, protege os dados do usuário quando duas unidades falham simultaneamente antes que qualquer dado seja perdido. 

Essa configuração oferece tolerância muito alta a falhas e é frequentemente usada para ambientes que precisam de longos períodos de retenção de dados, como arquivamento e para aplicativos de missão crítica, como nos setores de saúde, bancos e defesa

RECUPERAÇÃO DE DADOS RAID 6

O RAID 6 é semelhante ao RAID 5, mas os dados de paridade são gravados em duas unidades ao invés de uma. Isso significa que ele requer pelo menos 4 unidades e pode suportar 2 unidades morrendo simultaneamente, adicionando outra camada de redundância e confiabilidade.

Como o RAID 6 requer que cada conjunto de paridades seja calculado separadamente, isso diminui o desempenho de gravação e também é mais caro por causa dos dois discos extras necessários para a paridade. 

Como no RAID 5, se outro disco falhar ou uma controladora RAID apresentar mau funcionamento, a recuperação de dados é a única opção para evitar a perda permanente de dados. Uma vez que o RAID-6 falhou, os dados precisam ser recuperados imediatamente. 

Embora a configuração RAID 6 possa fornecer melhor proteção na recuperação de defeitos de hardware, setores defeituosos, erros de leitura ou erros no hardware, ela não oferece nenhuma proteção contra perda de dados devido a falhas catastróficas (fogo, água), falhas de múltiplos discos, erros do usuário, mau funcionamento do software ou infecção por malwares. 

Para dados valiosos, o RAID é apenas uma etapa na construção de um esquema maior de prevenção e recuperação de perda de dados e ele não pode substituir um plano de backup. Quando a sua empresa perder dados de RAID-6, conte com a ajuda profissional da E-RECOVERY para recuperar seus arquivos.

A E-Recovery é especialista em sistemas de armazenamento corporativo, e somos uma das empresas mais competentes em recuperação de RAID do Brasil. Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso agora mesmo!

Rolar para cima