Recuperar Dados de SSD Formatado

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Se você apagar um arquivo sem querer do seu SSD, poderá pensar que é possível recuperar o arquivo excluído facilmente. Na verdade, as chances podem variar bastante com os tipos de SSDs existentes.

Apesar de melhorar dramaticamente o desempenho e a confiabilidade em relação a um HD tradicional, a perda de dados permanece bastante comum devido à uma variedade de problemas, incluindo falhas de software, infecção de vírus, quedas de energia causando corrupção de dados, bem como erros humanos. 

Por exemplo, é comum que você apague arquivos por engano. Quando se trata de exclusão de dados, você pode ter ouvido que os arquivos excluídos são quase sempre recuperável, desde que eles não tenham sido sobrescritos. Na verdade, essa ideia nem sempre é verdadeira e correta. Depende dos tipos de unidades de armazenamento, bem como dos sistemas de arquivos, etc. Agora, vamos expor aqui as diferentes chances de recuperação de arquivos excluídos em SSD e HDD.

SSD x HD: Diferentes chances de recuperação de arquivos deletados

1 – SSD INTERNO

Como todos sabemos, o SSD pode funcionar muito mais rápido do que o HDD mecânico. Além de utilizar memória flash, também é projetado com um protocolo chamado TRIM. Este recurso apagará automaticamente os arquivos designados para exclusão para deixar os setores vazios. Dessa forma, é muito rápido ler / gravar dados no SSD. 

Hoje em dia, a maioria dos sistemas operacionais têm suporte para o recurso TRIM. Portanto, se o SSD em que você excluiu um arquivo acidentalmente for do tipo interno, é muito provável que os dados tenham sido apagados pelo TRIM. Nesse caso, as chances de recuperação são consideravelmente baixas e até totalmente impossíveis.

2 – SSD EXTERNO (USB)

No entanto, se o seu SSD for externo, a questão será diferente. O SSD externo não fará uso total do protocolo TRIM. Consequentemente, isso significa que esse SSD é semelhante a unidades removíveis, como HD externo ou pen drive. Os registros dos arquivos excluídos ainda existirão na unidade até serem substituídos. Ou seja, os arquivos excluídos podem ser recuperados com facilidade.

3 – HD TRADICIONAL

HDs mecânicos são a mídia de armazenamento de dados mais comum utilizada em computadores hoje em dia. Como o SSD tem ciclos de gravação limitados, muitos usuários preferem combinar o uso de SSD para desempenho e HD para armazenamento de dados no mesmo computador. No HD, você não precisa se preocupar com os recursos do TRIM. Os arquivos armazenados e excluídos do HDD são recuperáveis até que as áreas de dados sejam gravadas por novos arquivos.

Rolar para cima