Quanto custa uma recuperação de dados?

Quando uma pessoa ou empresa perde seus dados, uma das perguntas mais freqüentes é saber quanto custa para recuperar seus arquivos.

Recuperação de dados não é uma ciência exata. Não pode ser comparado a um produto fabricado em larga escala, que tem preços fixos estampados na prateleira de um supermercado.

Uma boa empresa de recuperação de dados investe somas consideráveis na aquisição de equipamentos dedicados para esta função, que podem custar mais do que o preço de um automóvel zero quilômetro. 

Além do custo de aquisição, uma empresa de recuperação de dados paga anualmente uma taxa para manter este tipo de hardware dedicado sempre atualizado.

A recuperação de dados não é uma matéria que se aprende lendo livros, assistindo vídeos do Youtube ou frequentando um curso rápido de uma semana. 

Na realidade, bons técnicos de recuperação de dados precisam de anos de prática para aprender todos os intricados detalhes deste trabalho. Somente com este know-how é possível executar o serviço com maestria.

É necessário também manter um grande estoque de milhares de peças sobressalentes de HDs doadores, quando há necessidade de reparar um disco defeituoso. 

Até mesmo os computadores utilizados para recuperação de dados não são comuns. Muitos deles precisam ser montados sob medida para que possam ser funcionais.

Um computador que seja utilizado para recuperação de máquinas virtuais ou RAID precisa estar configurado para conectar simultaneamente 24 HDs ou mais. 

Para processar este tipo de serviço são necessários muitos GB de memória RAM, bastante espaço de armazenamento e uma alta capacidade de processamento.

Além disto, há os custos fixos como aluguel, salários, marketing, entre outras despesas comuns à qualquer empresa. Você já viu por que não é possível recuperar 300 reais para um HD danificado, não? 🙂

Para saber o custo de recuperação de dados do seu dispositivo, primeiro será necessário fazer uma avaliação técnica dele. Somente após este diagnóstico, será possível informar o preço do serviço.

Desconfie de empresas que passam um preço fixo sem analisar o dispositivo. Você confiaria em um mecânico ou dentista que faz o orçamento sem ver o carro ou os seus dentes?

Após fazer a avaliação, a empresa informará o valor exato do serviço, o prazo estimado e a probabilidade de sucesso em casos semelhantes. Normalmente, esta avaliação é gratuita.

Pode ser cobrado uma taxa fixa a título de avaliação emergencial, quando o seu caso for urgente e você precisar de um diagnóstico em poucas horas.

O serviço executado no sistema emergencial também será mais alto, pois a empresa trabalhará 24 horas por dia, 7 dias por semana, até a finalização do processo.

A maioria das empresas não cobrará nenhum valor ou taxa se a recuperação for negativa. Sim, em muitos casos a recuperação não será possível. Entretanto, a taxa de diagnóstico emergencial será tarifada.

Muitos fatores podem dificultar e aumentar o valor do serviço, tais como:

  • Abrir o HD tentando “destravar a agulha”, seguindo falsos tutoriais encontrados no Youtube.
  • Tentativa de recuperação onde o usuário gravou os dados recuperados no próprio disco.
  • Soldar ou manusear indevidamente componentes eletrônicos da placa lógica do HD.
  • Reinicialização de discos em um array RAID.

Como você pode ver, uma empresa séria e capacitada investiu uma soma considerável em equipamentos, gastou milhares de horas em aprendizado antes de poder recuperar seus dados.

Consulte várias empresas para saber a média de valores cobrada. Nem sempre o menor preço será a sua melhor escolha. Preços muitos baratos podem indicar que a empresa não possui a qualificação necessária.
 
Verifique o histórico de atendimentos da empresa na forma de depoimentos ou indicação de clientes que já foram atendidos por ela. Se esta empresa possui um preço razoável, por que arriscar perder seus dados?
 
Abaixo, informamos valores aproximados praticados por diversas empresas conceituadas de recuperação de dados:
 
  • Cartão de memória ou pen drive com danos lógicos = a partir de 200,00
  • Cartão de memória ou pen drive com danos físicos = a partir de 800,00
  • HD ou SSD com danos lógicos = a partir de 800,00
  • HD ou SSD com danos físicos = a partir de 1.800,00
  • Sistemas RAID = a partir de 1.000,00 por HD
 

A E-RECOVERY pode informar o valor estimado para o serviço sem a necessidade de você enviar o dispositivo. Entretanto, o valor final dependerá de avaliação a ser feita no nosso laboratório. 

Consulte-nos se você quiser ter uma idéia de quanto custará para recuperar os dados do seu dispositivo!

 

WhatsApp chat