O que fazer quando o HD está lento?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Conectou seu disco rígido externo ao computador e ele está mais lento do que costumava ser? 

Você percebeu que o HD interno do seu computador está mais lento do que costumava ser? 

Se você usa a unidade regularmente, isso pode ser facilmente explicado. Talvez ela esteja desacelerando porque é antiga ou precisa ser desfragmentada. Mas se o HD for usado apenas ocasionalmente e você acabou de detectar o problema de velocidade, há uma chance de que ele possa estar relacionado a outra coisa. 

O seu PC pode ter um vírus? Existe alguma configuração no Windows 10 que está tornando as coisas mais lentas? Ou o problema poderia ser algo tão simples como trocar cabos? Neste artigo, vamos nos concentrar nos motivos mais comuns para o HD ficar lento e as possíveis soluções para o problema.

Se o desempenho da unidade de disco rígido externa diminuiu, várias etapas podem ser executadas para diagnosticar o problema ou repará-lo. O restante deste artigo mostrará exatamente como executar cada uma dessas etapas. No entanto, se nenhuma dessas correções funcionar, então provavelmente é um bom momento para considerar um novo HD externo .

Desfragmente sua unidade de disco

Sempre que você tiver problemas no disco rígido, uma das primeiras coisas que você deve fazer é desfragmentar a unidade. O Windows 10 possui a ferramenta Desfragmentar e Otimizar Unidades embutida no próprio sistema. Para usar o Desfragmentador siga os passos a seguir:

  • Clique em Iniciar
  • Digite “desfragmentar” ou “otimizar”
  • Clique em Desfragmentar e otimizar unidades
  • Selecione a unidade problemática
  • Selecione Analisar
  • Espere o processo terminar
  • Se uma ação for necessária, clique em Otimizar

Lembre-se de que essas instruções destinam-se principalmente a unidades de disco rígido tradicionais, em vez de unidades de estado sólido (SSDs). Em versões anteriores do Windows, os SSDs não devem ser usados com ferramentas de desfragmentação padrão. 

Como os SSDs são baseados em memórias flash, as ferramentas de desfragmentação mais antigas podem diminuir o tempo de vida útil de suas células. Felizmente, o Windows 10 não tem esse problema. A ferramenta Desfragmentar e otimizar unidades gerencia a otimização de SSDs e também de HDDs.

Execute uma verificação de disco com chkdsk

Se a desfragmentação for concluída com êxito, mas não houver melhoras no desempenho do seu HD. Tente a ferramenta de verificação der disco do Windows. 

O CHKDSK é uma ferramenta que data das primeiras versões do Windows. É capaz de detectar (e às vezes reparar) problemas existentes emuma unidade de disco rígido. Isso geralmente inclui setores danificados, o que pode levar a dados corrompidos.

Você tem duas opções para executar o CHKDSK:

Se não houver nenhum dano físico, a próxima coisa que você precisa verificar são setores do disco rígido danificados ou corrompidos. A ferramenta de verificação de disco embutida é muito útil em tais cenários, pois você pode simplesmente executar uma ferramenta de linha de comando para começar a verificar se há setores defeituosos no disco rígido.

Clique com o botão direito na letra da unidade no Windows Explorer e selecione Propriedades > Ferramentas. Em seguida, procure por “Verificação de erros”. Aqui, clique em Verificar e siga as instruções.

O Check Disk também pode ser executado no Windows PowerShell (Admin). Acesse-o clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar e digite:

chkdsk.exe /f [DRIVE_LETTER]

Certifique-se de inserir a letra correta da unidade de disco (ou partição) que está causando problemas.

O Check Disk freqüentemente requer que você reinicie o Windows, portanto, certifique-se de ter fechado todos os seus aplicativos com antecedência.

Procure por danos no case ou no HD

Se você chegou até aqui e seu HD continua lento, é possível que seu disco esteja danificado. Você deve reservar um tempo para verificar o disco cuidadosamente, prestando atenção especial ao seguinte:

  • A luz do LED pisca ou não?
  • O computador trava quando você tenta acessar os arquivos?
  • O Check Disk apresenta uma mensagem de erro?
  • O HD está fazendo algum ruído estranho?

Embora protegidos pelo gabinete plástico da unidade, os discos rígidos internos são delicados, independentemente da aparência volumosa. Não só os próprios discos magnéticos podem ser danificados por uma leve batida, como também as cabeças de leitura.

As placas de circuito impresso (PCB = Print Circuit Board) são delicadas e sensíveis ao contato. Mesmo aparafusar uma unidade de disco rígido em um gabinete, PC ou laptop com muita força pode resultar em problemas.

Se um desempenho mais lento for constato em HD danificado novo, você deve providenciar sua substituição o mais rápido possível. Como provavelmente você terá esse problema novamente no futuro, pode valer a pena comprar um HD mais resistente e durável .

Verifique os cabos, substitua se necessário

Outro problema que pode fazer com que o HD fique lento mal são os cabos SATA ou USB de má qualidade. Com o HD externo desconectado do computador e da energia elétrica, examine o cabo USB e o cabo de alimentação para unidades externar. Ou o cabo SATA e de energia para HDs internos.

Quaisquer rachaduras no isolamento plástico geralmente indicam um cabo danificado em seu interior. Cabos com conectores quebrados ou danificados devem ser descartados imediatamente. Mesmo que externamente os cabos aparentem estar OK, experimente trocá-los para ter certeza que o problema não é esse.

Se estes problemas ocorrerem com um cabo de alimentação ou com o cabo USB/SATA, e eles estiverem visivelmente danificados, pode ser por isso que o HD não está respondendo.

Cabos USB de reposição são baratos. Apenas certifique-se de comprar o tipo certo para o seu HD externo. Dispositivos modernos são quase todos USB 3.0, enquanto os mais antigos serão USB 2.0. 

Enquanto estamos discutindo as portas USB/SATA, também vale a pena verificar se o seu HD funciona quando conectado a uma porta diferente. Às vezes, uma porta funciona melhor do que outra. 

Como alternativa, você pode estar usando um dispositivo USB 3.0 em uma porta USB 2.0, que geralmente não funciona bem. Os dispositivos USB 3.0 são limitados à velocidade de uma porta USB 2.0, portanto, conecte os dispositivos USB 3.0 às portas correspondentes.

Fechar programas e serviços sem uso

O excesso de atividades está tornando o seu HD mais lento? Se você estiver copiando grandes quantidades de dados de ou para o seu computador, isso pode resultar em lentidão no acesso ao disco.

Por exemplo, você pode copiar arquivos de vídeo enormes do seu PC para o HD externo. Ou você pode estar usando-o como uma unidade de destino para arquivos torrent. 

De qualquer forma, se uma grande quantidade de dados estiver envolvida, um HD externo (ou interno) pode ficar consideravelmente lento. Para saber se este é o caso, use o Gerenciador de Tarefas.

Inicie o gerenciador de tarefas usando Ctrl + Shift + Esc, ou clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione Gerenciador de tarefas. Clique no cabeçalho da coluna Disco para classificar os aplicativos por utilização do disco.

Outra razão pela qual seus HDs podem ficar lentos é devido a muitos processos que estão sendo executados em segundo plano. Se muitos aplicativos ou serviços forem executados simultaneamente, eles monopolizarão os recursos do sistema necessários, e o Windows não terá um desempenho ideal.

Para verificar os processos em segundo plano, você pode usar o gerenciador de tarefas. Use as teclas de atalho do teclado Ctrl + Shift + Esc para iniciar o gerenciador de tarefas.

Na guia de processos, localize todos os aplicativos desnecessários, clicando com o botão direito neles um por um. Selecione Finalizar Tarefa no menu de contexto para fechar o processo e evitar que ele utilize recursos extras do sistema.

Percebeu muita atividade de disco, talvez até 100 por cento? Este é um bug conhecido do Windows 10 , que tem seu próprio conjunto de soluções.

HD lento causado por vírus / ransomware

Os vírus e malwares estão reduzindo a velocidade do HD? Se nenhuma das soluções anteriores ajudou você, existe a possibilidade de que seu dispositivo esteja infectado com um vírus ou malware, que está deliberadamente deixando seu computador lento. 

Você pode facilmente ser contaminado um vírus que pode ser baixado através de anexos de e-mail ou visita à páginas web infectadas. Rode um bom antivírus em seu computador para tentar eliminar estas ameaças.

 

Faça um escaneamento completo no seu HD e verifique se você encontra alguma vulnerabilidade no seu computador. Se algum vírus for encontrado, ele pode estar rodando um script não autorizado que está acessando sua unidade de disco rígido e tornando-a mais lenta. 

Pior ainda, o script (o que normalmente chamaríamos de malware) pode já estar em seu disco rígido externo. A desaceleração não vem do HD externo em si, mas do seu PC ou notebook. Literalmente, o disco rígido externo está deixando seu computador com Windows 10 mais lento.

Se o antivíus encontrar algo, remova o malware e você provavelmente terá um HD rápido novamente.

desative o windows search

A indexação do Windows 10 está deixando seu disco rígido externo mais lento? 

Frequentemente, quando você conecta seu HD ao PC, o Windows leva uma eternidade para exibir seu conteúdo no Explorer. O motivo é que o Windows 10 está ocupado demais indexando a unidade.

Por fim, você pode reanimar o seu lento HD externo desativando o serviço de indexação do Windows 10. Desativar a indexação interrompe isso e acelera as coisas. 

A desvantagem é que a pesquisa do Windows será limitada a nomes de arquivos, em vez de metadados. Isso reduzirá a velocidade de localização de arquivos em sua unidade se você não souber o nome do arquivo. 

Para desativar a indexação:

 
  • Aperte a tecla Windows + R .
  • Digite services.msc
  • Na janela Serviços, role para baixo até Windows Search .
  • Clique com o botão direito e selecione
  • Clique em Parar
  • Espere até que isso seja concluído
  • Clique em Tipo de inicialização > Desativado .

Seguir essas etapas do início ao fim deve ajudar a resolver os problemas de lentidão do seu HD. Se a lentidão chegou a tal ponto que está impossibilitando acessar seus arquivos, consulte uma boa empresa de recuperação de dados de HD.

Consulte a E-Recovery para obter um orçamento gratuito com o custo do serviço e para saber as chances de sucesso.

Rolar para cima