EVITANDO PERDA DE DADOS EM UM RAID 5

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Muitos dos nossos clientes acreditam erroneamente que seus arrays RAID5 são à prova de erros. Na realidade, não existe um servidor ou sistema de armazenamento perfeitamente confiável. 

Um array RAID 5 é uma solução de negócios popular para proteger os dados do dia a dia, no entanto, eles não são soluções infalíveis. 

Embora os sistemas RAID 5 ofereçam velocidade e confiabilidade excelentes, eles não são um substituto adequado para uma boa estratégia de backup. 

4 CAUSAS PARA UM ARRAY RAID 5 PERDER DADOS

FALHAS SIMULTÂNEAS DE DISCOS RÍGIDOS

Um dos recursos que definem o RAID 5 é A sua tolerância a falhas. Quando um HD componente do RAID 5 é fisicamente danificado, eles ainda continuará funcionando  em modo degradado. 

Uma falha adicional em disco rígido tornará a matriz ilegível. Falhas simultâneas em HDs não são necessariamente uma ocorrência rara, principalmente para unidades do mesmo modelo, e fabricada em datas próximas. 

A reconstrução de um RAID 5 coloca um estresse tremendo nos discos restantes, aumentando as chances de danos em outros discos rígidos. Algumas empresas tentam evitar isso criando um backup antes do rebuild. 

Mas essa prática também sobrecarrega os outros discos rígidos. A melhor maneira de substituir com segurança uma unidade RAID 5 danificada é ter um backup disponível, caso o array exija várias substituições simultâneas. 

PROBLEMAS DA PLACA CONTROLADORA

Problemas com a placa controladora RAID 5 podem causar perda de paridade, principalmente durante rebuilds. Seu array também pode parar de funcionar repentinamente, mas uma placa controladora com falha não necessariamente o impedirá de acessar seus arquivos, dependendo da extensão do dano. 

Normalmente, você notará uma queda no desempenho imediatamente. E se o array apresentar problemas de paridade, não será possível reconstruir o sistema com êxito após uma falha no disco rígido. Acessar seu RAID 5 com um controlador diferente pode ser difícil dependendo do modelo de sua placa e da complexidade de sua configuração. 

Para corrigir os problemas da placa controladora, os especialistas de recuperação de dados precisam usar uma abordagem específica para o caso.

REBUILDS COM FALHA

Embora a maioria dos sistemas RAID 5 tenham salvaguardas para proteger os dados enquanto novos HDs são adicionados durante um rebuilds, os arrays são inerentemente sensíveis durante as reconstruções. 

Se uma queda repentina de energia, ou outro evento fizer com que a reconstrução falhe, a matriz pode perder informações de paridade extremamente importantes. Isso impedirá as reconstruções subsequentes de serem concluídas com êxito. 

Nunca tente uma segunda reconstrução quando uma tentativa inicial falhar. Mantenha o sistema desligado até obter uma avaliação profissional de um provedor de recuperação de dados.

ERROS DO USUÁRIO

Exclusão acidental de arquivos ou formatação do volume, infecção por vírus e outras causas evitáveis de danos lógicos compreendem uma grande porcentagem dos cenários de perda de dados. 

Milhares de sistemas RAID 5 são acidentalmente reinicializados ou formatados a cada ano, e as empresas raramente têm um backup completo.

EVITANDO PERDA DE DADOS EM UM RAID 5

A melhor maneira de evitar a perda de dados é fazer backup do RAID 5 regularmente. Lembre-se de que qualquer dispositivo de armazenamento ou array pode falhar, e vários backups são a única maneira de proteger completamente o sistema importante. RAID oferece redundância nos dados, e não é um backup.

Embora a maioria dos arrays RAID 5 seja completamente recuperável com as ferramentas e conhecimentos adequados, você aumentará drasticamente suas chances de uma recuperação bem-sucedida desligando o sistema o mais rápido possível após a falha. 

Não tente reconstruir ou reinicializar sua matriz. Embora as falhas de RAID 5 sejam bastante incomuns, normalmente os dados são recuperáveis quando o array é desligado rapidamente. 

Se o seu RAID 5 falhar e você não conseguir reconstruir a matriz por qualquer motivo, conte com a E-Recovery para recuperar seus dados perdidos.