fbpx

É possível recuperar arquivos de HD formatado?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Sim, é possível recuperar arquivos excluídos de um HD que foi formatado. Na maioria dos casos, quando você acha que seus dados desapareceram, profissionais experientes em recuperação de dados podem recuperar seus arquivos perdidos.

Quando a unidade for formatada, ou foi feita a instalação de um novo sistema operacional, ainda há esperança de recuperar os arquivos excluídos. Saber alguns detalhes do processo ajudará a aumentar as chances de recuperar os seus arquivos perdidos:

A primeira coisa a fazer é desligar o computador ou dispositivo imediatamente. A razão pela qual isso é tão importante é que os dados estão sendo gravados e movimentados constantemente na unidade enquanto o sistema operacional está em execução.

PROBABILIDADE DE RECUPERAR DADOS APAGADOS

Para recuperar arquivos excluídos da lixeira, ou de HD ou SSD que foram formatados, os dados antigos não devem ter sido sobrescritos. Para recuperar um arquivo excluído, cada setor que era ocupado por esse arquivo deve estar em sua condição original. A substituição de qualquer parte deste arquivo por novos dados causará corrupção.

As imagens são as mais tolerantes quando isso acontece. As imagens excluídas podem ter alguns setores ausentes, mas ainda podem ser abertos. Nessas situações, parte da imagem pode ter sido perdida, mas ainda pode ser visualizada. A imagem pode acabar com barras coloridas, ou uma parte dela pode estar distorcida (veja figura abaixo).

Nossos especialistas em recuperação de dados geralmente tem alto índice de sucesso na recuperação de arquivos, documentos e partições excluídos acidentalmente de HDs ou SSDs. A recuperação dos arquivos é possível desde que os dados não tenham sido substituídos ou sobrescritos.

Depois de formatar um HD ou SSD, é comum reinstalar o sistema operacional. Isso irá sobrescrever automaticamente todo o espaço ocupado pelos arquivos da nova instalação do Windows ou Mac OS. A recuperação dos dados ainda pode ser possível nestas situações. No entanto, a probabilidade diminuirá a cada vez que novos arquivos forem gravados no disco, seja navegando na Internet ou restaurando um backup de arquivos do seu HD externo ou por nuvem.

100% de sucesso na recuperação de dados de um HD formatado, ou onde foi feita uma restauração de fábrica (factory mode) geralmente é raro. Infelizmente, não há como des-formatar um disco rígido depois do processo ter sido concluído. No entanto, ainda pode ser possível encontrar arquivos excluídos e recuperá-los. Quando você exclui um arquivo, ele não apaga necessariamente os dados da unidade, portanto, ele não é perdido permanentemente.

Em vez disso, ele o exclui da entrada do MFT ( Master File Table), e os setores que contêm os dados referentes ao arquivo excluído agora ficam disponíveis para gravação novamente. Se novos dados forem gravados em qualquer um dos setores, isso resultará em um arquivo corrompido.

Você verá algo como o erro abaixo:

Os arquivos que simplesmente foram apagados de um HD ou SSD são muito complicados de serem recuperados. A recuperação de arquivos excluídos às vezes pode ser comparada a encontrar uma agulha no palheiro. Requer que um especialista gaste muito tempo pesquisando os cabeçalhos de assinaturas de arquivos específicos, e os classifique nas respectivas pastas.

É o mesmo tipo de dificuldade encontrado quando arquivos precisam ser recuperados após uma formatação do disco. Às vezes, pode ser muito mais fácil recuperar arquivos excluídos de um HD externo USB do que um HD interno SATA. Os discos externos não incluem um sistema operacional, e geralmente não terão dados gravados na unidade posteriormente.

Não existe um processo fácil de como recuperar arquivos deletados de um HD ou SSD. Geralmente é um processo longo e cansativo. Isso ocorre porque muitas horas de pesquisa, e confirmação da integridade dos dados são necessárias para determinar os arquivos que podem ser recuperados.

COMO RECUPERAR ARQUIVOS APAGADOS DO HD?

Quando você perde dados ao deletar arquivos de HD ou SSD, ou reformatando o dispositivo de armazenamento, há vários caminhos que a maioria das pessoas percorre tentando recuperar os seus arquivos perdidos. Se os seus dados são importantes e valiosos, há apenas uma opção segura que produzirá os resultados que você procura. 

Os métodos do tipo “faça-você-mesmo” são muito arriscados, e só devem ser tentados quando os dados não forem importantes. A E-Recovery têm especialistas cujo único trabalho é recuperar dados de arquivos que foram excluídos, ou recuperar dados de unidades que foram formatadas.

Nossos profissionais de recuperação de dados têm anos de experiência no uso de ferramentas avançadas que são capazes de garantir os melhores resultados ao recuperar arquivos excluídos.

USANDO PROGRAMAS DE RECUPERAÇÃO DE DADOS

Esta é a opção que a maioria tenta inicialmente, e geralmente é a pior delas. Muitos procuram esses programas baixando-os da Internet, ou em sites de compartilhamento de arquivos (torrent), na esperança de economizar no custo do serviço de uma empresa especializada.

Se você for inexperiente, poderá perder permanentemente seus dados. Em nossa experiência, muitos tentam instalar e executar estes softwares no próprio disco onde os dados foram excluídos. Isso significa que novos dados sobrescreverão o espaço que era ocupado pelos arquivos perdidos, substituindo os dados que eles desejavam recuperar.

Isso faz com que o programa sobrescreva setores do HD ou SSD onde os dados estão armazenados e os destrua permanentemente. Isso sem falar na grande movimentação de dados ao carregar o sistema operacional, navegar na Internet e usando software. Com isso, mais e mais setores serão sobrescritos, diminuindo cada vez mais a chance de sucesso.

Pior que isso é gravar os dados que estes programas encontrarão no próprio HD ou SSD! Este é o pior cenário existente, e quase sempre impossibilitará a recuperação futura dos dados que poderiam ser perfeitamente restaurados. Ao fazer isto, é quase certeza que os arquivos “recuperados” estarão todos corrompidos. Mesmo em casos assim, uma empresa especializada ainda poderá, em muitos casos, recuperar uma parte dos arquivos (mas com perda dos nomes originais).

POLÍTICA DE CUSTOS NA RECUPERAÇÃO DE DADOS FORMATADOS E EXCLUÍDOS 

A garantia padrão “SEM DADOS, SEM CUSTOS” da E-Recovery não se aplica TOTALMENTE a estes tipos de casos. As recuperações de dados excluídos ou de discos formatados exigem muitas horas de trabalho focadas para determinar se existem arquivos bons que podem ser recuperados. 

Um especialista da E-Recovery precisa realizar várias tentativas de recuperação, consolidar os dados encontrados e, em seguida, inspecionar cuidadosamente muitos destes arquivos para determinar se estão funcionando ou corrompidos. Os resultados nestes casos variam dependendo de quantos setores do arquivo foram sobrescritos. 

Muitos casos geram uma alta probabilidade de que partes, ou todos os setores, dos arquivos que você espera recuperar tenham sido sobrescritos. Isso resulta em arquivos corrompidos ou incompletos, que não serão abertos ou estarão corrompidos. 

No entanto, a E-Recovery ainda precisa concentrar muito tempo nas tentativas de recuperação dos dados de HDs que foram sobrescritos. Devido a este fato, haverá uma taxa fixa caso o resultado seja negativo.

Rolar para cima