Como recuperar fotos apagadas do celular / smartphone?

Como recuperar fotos excluídas no Android

Você deletou acidentalmente uma foto ou vídeo do seu smartphone? Você está se perguntando se existe uma maneira de recuperar fotos excluídas do seu dispositivo? Os arquivos podem não estar definitivamente perdidos. Felizmente, quando se trata de tecnologia, há sempre uma maneira de recuperar itens perdidos. Se você estiver usando um celular Android, este guia ajudará a recuperar fotos excluída dos seus dispositivo.

Uma dica importante é ter em mente que depois de excluir as imagens, não é seguro usar o dispositivo até que os dados sejam recuperados. Quando uma imagem é deletada, ela não é excluída permanentemente, mas apenas abre espaço para mais dados. Qualquer operação no dispositivo, incluindo tirar fotos, pode acabar sobrescrevendo este espaço, o que tornaria os dados perdidos irrecuperáveis.

Existem muitos softwares para PC, Mac ou apps para Android que podem ajudá-lo a recuperar fotos excluídas de memória interna ou cartão MIcroSD. Você deve usar uma ferramenta de recuperação de dados adequada para o meio de armazenamento que está usando. Portanto, ao escolher uma ferramenta de recuperação de fotos, certifique-se de que ela deve ser específico para o meio de armazenamento utilizado.

Para obter a melhor chance de uma recuperação de fotos bem-sucedida, basta escolher a ferramenta certa para o trabalho. Este artigo ajudará você a escolher algumas das ferramentas ou softwares disponíveis on-line e explicará como essas ferramentas ou software funcionam e ajudará a recuperar suas fotos perdidas ou excluídas do seu dispositivo. Por favor, note que nós não podemos garantir 100 por cento que essas ferramentas ou software funcionarão.

Recuperando o backup do Google Fotos

Ao comprar um novo smartphone Android, será necessário informar a conta do Google para ativar o aparelho.  Muitos não irão ler e simplesmente confirmarão todas as opções apresentadas, como autorizar  a gravação do histórico de locais procurados no Google Maps ou o backup automático de fotos e vídeos na conta gratuita do Google Drive.

O Google Fotos permite armazenar atualmente até 10.000 arquivos gratuitamente. Este valor pode ser aumentado bastando você fazer um upgrade no seu Google Drive. Quando você tira uma foto ou grava um vídeo e está conectado via wi-fi, o smartphone irá automaticamente fazer um backup nas nuvens.

Ao abrir o app do Google Fotos, você poderá visualizar todas as fotos e vídeos que estão armazenados no Google Drive. Se você apagar um arquivo do Google Foto, ele também será deletado do Google Drive. A sincronização é automática, mesmo se você estiver acessando a partir de um computador.

Quando você deletar uma imagem no Google Fotos, ele será movido para a lixeira do aplicativo, onde ficará armazenado por 60 dias antes de ser definitivamente eliminado. Então, se você acidentalmente apagar uma foto, ainda poderá resgatá-lo se não tiver limpado a lixeira (do Google Fotos, não do computador).

Agora, o truque que muitos não sabem! A maior parte dos smartphones grava as fotos tiradas pela câmera em uma pasta do aparelho, normalmente denominada “DCIM” que pode estar na memória interna ou no cartão MicroSD. Se você apagar um arquivo da pasta DCIM, ele será fisicamente apagado do aparelho. Entretanto, ele ainda continuará no Google Fotos!

Isto acontece porque as imagens do Google Fotos não estão armazenadas na memória do seu smartphone. Você apenas consulta o conteúdo que está online nas nuvens. Entretanto, a pasta DCIM é onde o celular grava fisicamente todas as fotos e vídeos que você tira.

Apps para recuperar fotos no Android

Se você não encontrou as imagens perdidas no Google Fotos, então ainda pode existir uma chance de recuperar suas imagens. Quando os dados são excluídos de um celular, sejam fotos, músicas ou documentos, eles não são realmente excluídos até que algo seja gravado no espaço que estava ocupado. 

Desative todos os seus aplicativos de limpeza do telefone imediatamente, pois eles podem excluir permanentemente os arquivos excluídos acidentalmente, tornando-os impossíveis de recuperar. Não grave nenhum arquivo ou navegue na Internet, pois isto poderá sobrescrever os dados perdidos.

Instale o aplicativo DiskDigger Photo Recovery na Play Store. Ele é gratuito para recuperação de fotos e vídeos; você só precisa pagar se quiser recuperar outros tipos de arquivos. Agora você verá as opções Varredura Básica e Varredura Integral. 

A varredura básica faz um escanamento em busca de versões antigas, miniaturas ou em cache de suas fotos. Geralmente ele recupera versões em baixa resolução de suas fotos excluídas. Para recuperar as fotos em tamanho original e ter acesso à memória interna, bem como outros tipos de arquivos como vídeos, isto somente será possível para dispositivos executando o “rooting” em seu dispositivo.

Por padrão, os smartphones Android possuem um nível de acesso ao sistema propositalmente limitado. Isso acontece por motivos de segurança, com a intenção de dificultar a violação do sistema Android por softwares maliciosos, mas também permite que o nível de personalização do aparelho seja relativamente menor. 

No jargão da informática, root é o nome dado a uma conta de usuário especial – também chamado de Super Usuário ou Administrador – que possui controle sobre todas as funções desse sistema. Entretanto, há riscos a serem considerados caso se deseje habilitar o acesso root em um celular Android. 

Os arquivos principais do sistema operacional – que antes possuíam acesso restrito por serviços do sistema – agora ficam totalmente expostos, podendo ser alterados ou até mesmo apagados pelo dono do aparelho acidentalmente, danificando o sistema de forma permanente. Caso esteja em garantia, ele será perdida.

Se o seu dispositivo estiver com acesso root, o aplicativo deve permitir que você selecione a partição de memória a ser verificada. A memória interna do seu dispositivo geralmente aparece como “/ data”, e o cartão SD do dispositivo geralmente aparece como “/ mnt / sdcard” ou algo semelhante.

O DiskDigger oferece três maneiras diferentes para você salvar os arquivos recuperáveis: Salvar em um Aplicativo , Salvar no Dispositivo e  Uload de FTP. Para recuperar um ou mais arquivos, toque na marca de seleção ao lado dos arquivos recuperáveis que você deseja recuperar e, em seguida, toque no botão “Recuperar” na barra de ferramentas superior.

NOTA: Uma observação muito importante e que não é muito divulgada, é que o simples fato de instalar qualquer app no smartphone e salvar os dados recuperados na memória interna ou externa poderão sobrescrever as fotos e vídeos perdidos.

Existem muitos outros apps para Android que podem recuperar fotos excluídas como: DigDeep, GT File Recovery, entre outros. Todos eles funcionam basicamente usando o mesmo princípio, mas não espere milagres, pois a recuperação de fotos e imagens deletados da memória interna de celulares é muito complicado.

Recuperar dados de cartão MicroSD

Se o seu smartphone usa memória externa removível e as fotos e vídeos estão armazenadas no cartão MicroSD, as chances de recuperação são muito melhores! Existem muitos programas disponíveis que podem ser utilizados (Easeus, Recuva, GetDataBack, R-Studio, etc).

Todos eles fazem uma varredura no cartão de memória em busca de todos os arquivos recuperáveis. O que diferencia um de outro é a quantidade de recursos e tipos de escaneamentos que podem ser realizados. Uma varredura em modo avançado RAW poderá recuperar muito mais arquivos.

O passo-a-passo de todos eles é muito semelhante e seguem alguns procedimentos básicos:

Conecte o cartão MicroSD no PC ou Mac através de um leitor de cartão de memoria.
Instale e execute o software de recuperação de fotos (grátis ou pago).
Faça o escaneamento no cartão de memória MicroSD.
Verifique os arquivos encontrados pelo programa.
Recupera as imagens ou vídeos, salvando-os em outra mídia (jamais no próprio cartão).

E se nada disso funcionar?

A chance de recuperação de dados de dispositivos móveis não é uma das mais promissoras pela própria natureza deste tipo de aparelho. A restauração dados de memória interna realmente é bem complicadas e com chances reduzidas.

Entretanto, a probabilidade de recuperar imagens apagadas no Android que estavam gravados em MicroSD é muito mais promissora. Mesmo que você não tenha tido sucesso, ou até mesmo quando o cartão estiver queimado, traga-o para a E-Recovery para uma avaliação sem compromisso.

Se você precisa recuperar fotos ou vídeos apagados do celular Android procure uma empresa especializada em recuperação de dados. Possuímos muito mais recursos e ferramentas, algumas de uso exclusivo, que podem recuperar arquivos mesmo em casos considerados impossíveis!

Leave a Comment

WhatsApp chat