COMO POSSO FAZER BACKUP DOS MEUS DADOS?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Ter uma estratégia de backup funcional é essencial no mundo do TI de hoje. 

Com tantas formas de perda de dados, entender como fazer backup de seus dados corretamente é fundamental para garantir que você não enfrente uma situação desconfortável. 

Então, como você pode fazer backup de seus dados de modo seguro?

Ataques de ransomwares, funcionários desonestos, desastres naturais, danos na mídia e erros humanos são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode perder seus dados. 

A perda de dados pode ser irritante para os indivíduos, mas para as empresas as repercussões podem ser catastróficas:

  • 94% das empresas que experimentam perda severa de dados não se recuperam totalmente.
  • 51% dessas empresas fecham dentro de dois anos após a perda de dados.
  • 43% dessas empresas não reabrem novamente.
  • 70% das pequenas empresas fecham as portas dentro de um ano após um grande incidente de perda de dados.

Cenário assustadores, concorda? Com um custo tão alto causado pela perda de dados, especialmente para organizações,  garantir que você tenha uma estratégia de backup adequada não deve ser uma opção, mas uma obrigação.

A preparação e implementação de estratégia de backup também são cruciais para garantir a segurança de seus dados. Não fazer seu backup por algum tempo pode ser tão ruim quanto não ter nenhum!

Como você cria uma estratégia de backup? 

A regra de backup 3-2-1 é uma estratégia de backup viável, prática e que garante a segurança dos dados. Funciona assim:

Seus dados devem ser armazenados 3 vezes. O primeiro são seus dados atuais / de produção. Os outros dois são backups para fornecer redundância.

Você deve usar duas tecnologias diferentes para seus backups. Existem muitos tipos de mídia disponíveis, dependendo de suas necessidades: NAS, HDs, memória flash, fitas magnéticas, armazenamento na nuvem, etc.

Sempre mantenha um desses backups fora de sua localização ou das instalações da empresa.

Por que isso funciona?

  • 3 – Armazenar os mesmos dados três vezes minimiza estatisticamente as chances de perda de dados. Suponha que você salve seus dados na unidade 1 e o backup na unidade 2. Se a probabilidade de falha da unidade 1 e da unidade 2 for 1/100, a probabilidade de falha simultânea de ambas as unidades será 1/100 x 1/100 = 1 / 10.000. Com três backups, a probabilidade diminui para um em um milhão.
  • 2 – O uso de duas tecnologias de armazenamento de dados diferentes reduz ainda mais a probabilidade de ocorrência de perda de dados. Não é incomum que dois dispositivos do mesmo tipo e lote de fabricação tenham uma vida útil semelhante. Por exemplo, lâmpadas em sua casa ou velas de ignição em um carro. Com sistemas RAID , também é comum que várias unidades falhem, uma após a outra, quando executadas em um estado degradado.
  • 1 – Manter um backup adicional em pelo menos um outro local é altamente recomendado. Dessa forma, se houver uma inundação, incêndio, roubo ou ataque cibernético, nem todos os backups serão perdidos. Manter um backup em um cofre seguro, na nuvem ou em outro escritório irá protegê-lo de danos e perdas totais, caso algo dê errado.

Seguindo uma estratégia de backup como a regra de backup 3-2-1 , você está dando um passo na direção certa. No entanto, é importante agir imediatamente, especialmente se você identificou quaisquer pontos fracos potenciais em seu método de backup atual. 

Até mesmo realizar um backup simples em um disco rígido externo fornecerá alguma segurança adicional enquanto você formula uma estratégia mais abrangente e confiável.

Se seu backup falhar, ou você não tiver um, e precisa recuperar dados de qualquer tipo de dispositivo, conte sempre com a ajuda da E-Recovery!