Cartão de memória MicroSD falsificado

Os cartões MicroSD são uma pequena maravilha da tecnologia. Com um tamanho menor do que uma unha, eles podem armazenar atualmente até 512 GB de dados no seu smartphone! Você sabia que uma boa parte desses cartões pede ser falsificada?

MICROSD FALSIFICADO SEM NENHUM CHIP DE MEMÓRIA

Se você foi vítima de uma falsificação, cuidado! Todos os dados que você gravar no MicroSD poderão ser corrompidos, ou pior, eles podem nem ter sido gravados no cartão. Veja este interessante relato do engenheiro Flávio Xandó, onde ele conta como foi vítima de um cartão muito bem falsificado em sua viagem para a China:

http://www.fxreview.com.br/2015/09/micro-sd-64-gb-sandisk-um-negocio-da.html

No caso citado, ao inserir o MicroSD no smartphone ele será reconhecido corretamente. Ao tirar fotos ou filmar vídeos, eles aparecerão na tela…. até o aparelho ser desligado!!! Este tipo de cartão falsificado utiliza a memória RAM do smartphone para armazenar temporariamente os arquivos e não grava nada no cartão de memória, fazendo que a pessoa pense que está tudo OK com o dispositivo.

MICROSD FALSIFICADO COM CAPACIDADE INFERIOR AO DA ETIQUETA

Geralmente os cartões falsificados são apresentados com uma capacidade muito grande de armazenamento (64, 128, 256 ou 512 GB). Se você encontrar um dispositivo destes a um preço irrisório, com certeza eles serão fake e sua capacidade real será bem menor. Um dispositivo de 512 GB na realidade pode ter apenas 2 GB de capacidade real. Até você completar os 2 GB reais tudo correrá bem e os dados estarão íntegros. Ao ultrapassar a capacidade real, todos os dados começarão a ficar corrompidos ou mesmo tudo pode ser apagado.

Quando há a perda de dados em dispositivos falsificados, normalmente não é possível recuperar nenhum dado. Em alguns casos, pode ser feita uma recuperação parcial até o limite da capacidade real de armazenamento do dispositivo.

Você poderá checar se o seu cartão apresenta este problema enchendo-o de vídeos até completar a sua capacidade de armazenamento.. Num cartão de 64 GB, grave 32 arquivos de 2 GB. Após a gravação, mova os arquivos para o seu computador e teste-os um por um. Se apenas uma parte abrir corretamente, o seu cartão é fake. Para descobrir qual a capacidade real, repita o procedimento com 32 GB, 16 GB, 8 GB ou menos até que todos os vídeos gravados e depois movidos estejam íntegros.

A qualidade na impressão é bem inferior a um original. Entretanto, torna-se difícil fazer este tipo de comparação se você não tiver uma embalagem com um MicroSD original lado a lado.

MICROSD COM ETIQUETA DE MARCAS FAMOSAS OU DE CLASSE INFERIOR

Fabricantes de MicroSDs genéricos podem colocar a etiqueta de uma marca famosa ou com desempenho inferior para ludibriar o comprador. Veja os tipos de cartões MicroSD e suas velocidades de gravação:

Classe 2: 2 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima
Classe 4: 4 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima
Classe 6: 6 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima
Classe 10: 10 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima
UHS 1 (U1): 10 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima
UHS 3 (U3): 30 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima
Um falsificador poderá etiquetar um cartão Classe 2 e vendê-lo como se fosse Classe 10, fazendo com que o comprador pense estar adquirindo um dispositivo com melhor desempenho.

Na Play Store existem diversos apps que medem a velocidade de gravação dos cartões de memória. Com estes aplicativos você poderá conferir se o seu cartão tem um desempenho compatível com a classe estampada na etiqueta.

APP PARA VERIFICAR O FABRICANTE, MODELO E CAPACIDADE DO SEU MICROSD

Procure no Play Store o app SD INSIGHT.

Com este app você poderá verificar facilmente o fabricante, capacidade e data de fabricação do dispositivo.

DICAS FINAIS

O que podemos recomendar é sempre adquirir o seu MicroSD de uma fonte confiável.

Evite comprar no Mercado Livre, E-Bay, Ali Express e OLX, onde uma boa parte dos produtos vendidos é falsificado. Se mesmo assim resolver arriscar, veja a qualificação do vendedor e verifique se ele aceita a devolução do cartão caso apresente problemas.

Comprar de camelôs é quase 100% de certeza de comprar um produto falsificado.

Mesmo pagando caro, é melhor adquirir o seu MicroSD de representantes oficiais que importaram o cartão pelas vias oficiais. Veja abaixo onde comprar o seu cartão com segurança:

Sandisk: https://www.sandisk.com.br/about/where-to-buy

Kingston: http://www.kingston.com/br/WhereToBuy/Country/Brazil

Samsung: http://www.samsung.com/pt/storelocator/

Leave a Comment

WhatsApp chat